Dois times da quarta divisão, Excursionistas e Claypole, tiraram Gimnasia e Newell’s da Copa Argentina
O Excursionistas não disputa a primeira divisão há nove décadas, mas teve um gosto especial ao despachar o Gimnasia nos pênaltis; já o Claypole conseguiu se impor nos 90 minutos contra o Newell's, dirigido por Gabriel Heinze

A Copa Argentina mal começou em 2023 e já proporciona uma série de zebraças. A primeira veio com o Centro Español, da quinta divisão, responsável por eliminar o Tigre. Já nesta quarta-feira, outros pequeninos aprontaram contra adversários da elite. O primeiro foi o Excursionistas, time que já passou pela primeira divisão nove décadas atrás, mas atualmente milita na quarta divisão. Foi uma passagem heroica dos alviverdes para os 64-avos de final: mesmo com um jogador expulso no primeiro tempo, os villeros foram capazes de despachar o tradicional Gimnasia de La Plata. Com bola rolando, prevaleceu o empate por 1 a 1. Já nos pênaltis, o Excursio ganhou por 6 a 5. Depois, outro time da quarta divisão aprontou contra uma camisa pesada. Pior para o Newell's Old Boys, vítima no 1 a 0 do Claypole. E isso porque o San Martín de Formosa, da terceirona, deixou escapar a classificação com a virada do Racing no fim por 3 a 1.
Localizado na região metropolitana de Buenos Aires, o Excursionistas tem sua dose de tradição. O clube fundado em 1910 disputou inclusive a primeira divisão do Campeonato Argentino. Foram dez temporadas na elite, de 1925 a 1934. Os alviverdes também passaram décadas na segundona, onde figuraram até 1972. Entretanto, no último meio século, a equipe se limitou entre o terceiro e o quarto nível da liga nacional. Seu grande orgulho no período foi contar em suas fileiras com o craque René Houseman, campeão mundial em 1978 e torcedor ilustre, que resolveu encerrar a carreira no Excursio em 1985. Houseman, inclusive, continuou frequentando as arquibancadas em Bajo Belgrano até o fim da vida.
Já nesta quarta, o duelo contra o Gimnasia na Copa Argentina oferecia um mínimo de visibilidade ao Excursionistas. O adversário era inclusive uma potência local quando os alviverdes disputavam a primeira divisão – e desde então o clube de La Plata permanece em jejum na liga. E não será dessa vez que conquistará um troféu de primeira grandeza. O Excursio tentou dificultar desde o primeiro tempo ao Lobo, mas a expulsão do capitão Francisco Abre com o segundo amarelo dificultava as coisas. Logo aos oito minutos do segundo tempo, Alan Lescano abriu o placar para o Gimnasia. Entretanto, o Excursio empatou aos 30, com Leonel Barrios, e os dez homens da equipe seguraram o resultado até os pênaltis.
Na marca da cal, foram necessárias 16 cobranças para decidir a parada. Cada time desperdiçou duas cobranças cada na série normal, com o último erro do Excursionistas no quinto tiro, que poderia definir a vitória. Já nas alternadas, o drama se estendeu por três séries. No oitavo chute do Gimnasia, Benjamín Domínguez mandou no travessão e o Excursio fechou o triunfo logo depois em 6 a 5. Os alviverdes poderiam sentir o gosto de bater um time da primeira, como acontecia há quase 90 anos.
O Claypole, mais um da província de Buenos Aires a aprontar nesta quarta-feira, surgiu em 1923. Porém, sua história se resume aos níveis inferiores. A equipe disputa o Campeonato Argentino desde 1978. São 26 temporadas na quinta divisão e 21 na quarta divisão. Nessa gangorra, o acesso mais recente para o quarto nível aconteceu em 2020, depois de mais de duas décadas limitado à quinta divisão. Apesar disso, o Tambero tinha aprontado na Copa Argentina ao longo da última década. Em 2012, deixou o Atlanta pelo caminho, antes de parar no Chacarita Juniors. Já em 2021, os alvinegros venderam caro a derrota por 2 a 1 para o Boca Juniors.
Por esse histórico, o Newell's deveria tomar cuidado com o Claypole. O primeiro tempo já foi perigoso aos rosarinos, com uma grande chance desperdiçada pelo Tambero. E os nanicos abriram o placar aos três minutos da segunda etapa. Leonel Llodrá acertou a trave e ainda ficou com o rebote para marcar. Depois disso, seria uma pressão intensa dos leprosos. O Newell's tentou de tudo: teve bola salva em cima da linha, defesaças do goleiro, até cobrança de falta no travessão aos 52 minutos. Apesar do sufoco, o Claypole sobreviveu e avançou. É um golpe e tanto para o NOB, atualmente dirigido por Gabriel Heinze.
Por fim, o San Martín de Formosa sonhou com a classificação diante do Racing, mas deixou a vitória escapar com a virada dos albicelestes no apagar das luzes por 3 a 1. O time sediado na fronteira com o Paraguai existe desde 1941 e figura atualmente na terceira divisão. Os azarões abriram o placar logo no primeiro minuto, com Óscar Chiquichano aproveitando uma lambança do goleiro Gabriel Arias. O empate do Racing saiu aos 42 do primeiro tempo, com Óscar Opazo. Somente no fim é que o triunfo se abriu, com o tento de Gabriel Rojas aos 40 do segundo tempo e de Paolo Guerrero (ele mesmo) aos 44.
Com os feitos de Excursionistas e Claypole, sete times da quarta divisão para baixo já eliminaram um adversário da elite na Copa Argentina. São quatro da quarta divisão: além dos dois do dia, também o Pacífico contra o Estudiantes em 2017 e o Dock Sud contra o Unión Santa Fe em 2020. Já os times da quinta divisão que registraram a façanha são o Lamadrid contra o Banfield em 2018, o Real Pilar contra o Vélez em 2019 e o Centro Español contra o Tigre em 2023. As zebras estão mais frequentes nesta temporada, e isso porque a competição apenas se inicia.