Argentina

Ex-braço direito de Simeone, Germán Burgos iniciará sua carreira solo à frente do Newell’s Old Boys

Durante quase toda a sua carreira, desde os tempos de Racing e Catania, Diego Simeone teve ao seu lado o ex-goleiro Germán “Mono” Burgos, mas a dupla se separou na metade do ano passado quando Burgos anunciou o desejo de seguir carreira solo. Demorou para encontrar a oportunidade certa. Nesta segunda-feira, o primeiro passo da sua próxima aventura profissional começou. Ele será o próximo treinador do Newell’s Old Boys.

Sem experiência como o comandante principal de um time, fica difícil saber exatamente qual será o estilo de Burgos. No Atlético de Madrid, era responsável por destrinchar os adversários e organizar muitas jogadas ensaiadas, inclusive de bola parada, uma das principais armas dos colchoneros. Ele também era quem estabelecia uma relação mais próxima com os jogadores, o que não necessariamente será mantido agora que ele é o treinador principal.

Como goleiro, militou na Argentina principalmente pelo River Plate. Chegou mais veterano ao Atlético de Madrid, ainda na segunda divisão, e foi parceiro de Simeone também na seleção argentina. Retornou ao clube da capital quando Simeone foi contratado, em 2011, e foi peça essencial em toda a reconstrução do clube desde então, campeão espanhol em 2013/14 e duas vezes finalista da Champions League. Sua única passagem como técnico foi curta, pelo Carabanchel, então na quinta divisão da Espanha.

Esta será a primeira tentativa de verdade. E terá trabalho para reverter uma temporada que começou mal. Frank Kudelka assumiu o Newell’s Old Boys em maio de 2019, após uma passagem pela Universidad de Chile, e conseguiu vaga na Copa Sul-Americana. A sua saída, em comum acordo, havia sido anunciada mesmo antes da derrota por 4 a 0 para o Defensa Y Justicia, a quarta em cinco rodadas da Copa da Superliga da Argentina. O Newell’s é o vice-lanterna do Grupo B, com apenas um ponto.

“O Newell’s Old Boys anuncia a contratação de Germán Burgos como novo treinador da equipe principal, com vínculo até dezembro 2021 e opção para renovar por mais uma temporada”, afirmou o clube, em uma nota oficial. “Desde o início das conversas, o famoso ex-goleiro da seleção argentina se mostrou interessado no projeto esportivo da nossa instituição. Mono começará seu ciclo no treinamento desta terça-feira e, na sexta-feira, sentará pela primeira vez no banco rojinegro, contra o Union de Santa Fé, no estádio Marcelo Bielsa”.

Falando em Marcelo Bielsa, sem querer traçar comparações, foi também pelo Newell’s Old Boys que o genial treinador do Leeds deu seus primeiros passos com a prancheta na mão. Um histórico que certamente passará pela cabeça de Burgos, agora que ele embarca em um novo desafio.

.

Mostrar mais

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo