Argentina

Descanso? Apenas para a elite

Devido às Eliminatórias da Copa do Mundo, a divisão principal argentina não teve uma nova rodada. A segunda divisão, porém, contou com muito futebol, pois foi realizada a quinta rodada. E o número de líderes continua variando. Agora, duas equipes ocupam a primeira posição. Para a surpresa de todos, o Belgrano não está entre elas, pois foi derrotado em casa pelo Chacarita Juniors. O time de Córdoba, que ainda não havia sofrido gol, perdeu por 1 x 0 e permanece com dez pontos, mesmo número alcançado pelo Chacarita. Atlético Rafaela e Aldosivi conseguiram vencer e se mantiveram na liderança. Cada um tem 13 pontos.

Em seu estádio, o Atlético Rafaela ganhou do Ferro Carril pela mesma contagem. Este adversário chama a atenção pelo seguinte aspecto: desde que a competição teve início, a equipe não obtém o mesmo desempenho em duas partidas seguidas. O Ferro empatou na primeira rodada, venceu na segunda, perdeu na terceira, voltou a vencer na quarta e agora foi superado pelo Atlético.

O Aldosivi teve pela frente o Almagro, fora de casa. Mais uma vez, apareceu o placar de 1 x 0. Este foi o quarto triunfo do Aldosivi no campeonato. Em todos eles, o adversário não conseguiu fazer gol. Assim como o Belgrano, o Aldosivi tem somente um gol sofrido. O responsável por isso foi o Platense, no empate por 1 x 1.

Além do Atlético Rafaela e do Aldosivi, o Belgrano também foi superado pelo Defensa y Justicia, que chegou aos 11 pontos após derrotar o Atlético Tucumán por…1 x 0. Foi uma partida incrível, realizada no estádio do Defensa y Justicia. Martos, atleta do time visitante, entrou em campo aos nove minutos da etapa final e marcou um gol contra aos 46.

Quem não vive uma situação nada agradável é o Independiente de Mendoza, onde joga Ortega. Depois de ter empatado nas quatro primeiras rodadas, a equipe do ‘Burrito’ perdeu em Córdoba para o Instituto. O jogo teve duas viradas. A primeira foi do Independiente, que estava sendo derrotado pela contagem mínima e fez 2 x 1. Um dos gols foi anotado por Ortega, através de uma cobrança de pênalti. Mais tarde, os anfitriões viraram para 3 x 2 e subiram para os dez pontos. Com esses três gols, o Instituto se tornou o primeiro time a chegar aos dez na segunda divisão.

Mais uma vez, Tevez?

E não é que a Argentina conseguiu seu quinto empate consecutivo? Só não podemos nos esquecer que a seleção ‘albiceleste’ enfrentou o líder das Eliminatórias e que Tevez foi expulso aos 30 minutos do primeiro tempo. Aliás, falando em Tevez, esta foi a segunda vez em que ele recebeu cartão vermelho nas últimas três partidas que disputou. A outra expulsão aconteceu contra a Colômbia, em 2007, na mesma competição. Naquela ocasião, o atacante também saiu de campo rapidamente: aos 24 minutos da etapa inicial. O placar foi de 2 x 1 para o adversário. De lá para cá, Tevez só participou dos jogos diante da Bielorrússia e do Paraguai.

Na próxima quarta-feira, em Lima, a Argentina terá pela frente o Peru. Apesar da seqüência de cinco empates, os comandados de Basile têm dois motivos para se animar. O primeiro é em relação ao retrospecto recente diante deste adversário: são sete vitórias nos últimos sete confrontos. E se analisarmos a classificação das Eliminatórias, vamos ver que o Peru não provoca tanto medo, pois é o dono da segunda pior campanha, com metade dos pontos conquistados pela Argentina (6 x 12).

Tevez não será o único desfalque na rodada que vem. Abbondanzieri e Mascherano também ficarão de fora. O goleiro sofreu um corte profundo no joelho direito, no lance que originou o gol do Paraguai. Em conseqüência disso, acabou sendo substituído por Carrizo e recebeu cinco pontos. Como não teria condições de enfrentar o Peru, foi cortado. Agustín Orión, goleiro do San Lorenzo, foi convocado para completar o elenco. Já Mascherano recebeu o segundo cartão amarelo e está suspenso. Gago, que cumpriu suspensão diante do Paraguai, deverá ser seu substituto. Outro que tem grandes chances de atuar é Agüero, autor do gol contra o Paraguai. Ele deve ocupar o lugar de Tevez.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo