Argentina

Da segundona para a sub-20

Quando terminou a temporada 2006/7, o Godoy Cruz teve que enfrentar o Huracán na repescagem, para saber se continuaria na elite do futebol argentino. Acabou sendo rebaixado, com uma derrota por 2 x 0 e outra por 3 x 2. Hoje, o time ocupa o 6° lugar na segunda divisão, junto com o Platense, o Aldosivi e o Ferro. Mas o Godoy Cruz não está sendo citado aqui em conseqüência do que produziu neste ano. Seu atual técnico, Sergio Batista, acertou sua ida para a seleção argentina sub-20, campeã em cinco das últimas sete edições do Mundial (1995, 1997, 2001, 2005 e 2007). A despedida de Batista, no entanto, só irá ocorrer em dezembro.

O contrato de Batista com o clube tinha uma cláusula que permitia a rescisão somente no caso de aparecer um convite de alguma seleção. Logo que foi contratado pela AFA, Batista declarou que irá observar atletas da primeira, da segunda e da terceira divisão. Tudo indica que seu trabalho na seleção sub-20 vai começar em janeiro de 2008. Todavia, existe a possibilidade de acontecer algum amistoso no dia 7 de novembro.

Na primeira partida em que comandou o Godoy Cruz depois desta novidade, Batista não ficou nada feliz. A equipe visitou o Almagro e foi derrotado por 3 x 2. Esta foi a primeira vitória do adversário desde que Roberto Trotta assumiu o cargo de técnico. Nos quatro compromisos anteriores, o Almagro havia obtido três derrotas e um empate. Em todos eles, não marcou um gol sequer.

Tudo em dia

O final de semana que passou foi outro que não teve rodada do Apertura. Desta vez, o motivo da falta de jogos foi a eleição para Presidente da Argentina. Na sexta-feira, porém, houve a realização da partida entre Gimnasia La Plata e Newell´s, que havia sido adiada na 12ª. rodada. O confronto não havia sido disputado naquela ocasião porque o COPROSEDE (Comité Provincial de Seguridad Deportiva) não tinha condições de garantir uma operação policial. Agora, sim, todas as equipes do torneio têm o mesmo número de jogos: 14.

Atuando em sua cidade, o Gimnasia venceu por 2 x 0. Esse resultado fez com que o Lobo deixasse a antepenúltima posição do Apertura e pulasse para a 12ª., onde também está o Racing. Além de ter ajudado bastante o Gimnasia na classificação, o triunfo animou ainda mais o elenco para o próximo compromisso, que será diante do maior rival, o Estudiantes. Já o time de Rosario permanece em fase difícil no ranking do rebaixamento: encontra-se na zona de repescagem. Na próxima rodada, o Newell´s terá um adversário que vive uma situação bem parecida. Trata-se do Colón. A equipe de Santa Fe é a primeira das que estão fora da zona da repescagem. Apenas o Rosario Central os separa no ranking do rebaixamento.

Rodada quente

Estudiantes x Gimnasia não será o único clássico da 15ª. rodada. Ela também terá Racing x Boca, River x Independiente e San Lorenzo x Huracán – estes dois times pertencem a bairros vizinhos. Como o leitor pode perceber, haverá dois jogos envolvendo Buenos Aires e Avellaneda. Destas duas partidas, uma merece ser destacada: River x Independiente. O Rojo é o segundo colocado, com 25 pontos, e o River é o sexto, com 22.

Mas nenhum dos confrontos da próxima rodada reunirá tantos pontos conquistados até o momento como Lanús x Tigre. Afinal, o Granate é o líder, com 27 pontos, e o Tigre está empatado na segunda posição com o Independiente.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo