Argentina

Criando asas

A campanha do Lanús na Libertadores é preocupante: um ponto conquistado em dois compromissos. No Clausura, em compensação, o Granate vai muito bem e se tornou o primeiro líder isolado da competição, com cinco rodadas disputadas. Diante do Newell’s, em casa, o Lanús venceu por 2 x 1, de virada. Logo aos oito minutos do primeiro tempo, a partida já estava 1 x 1. O segundo gol dos anfitriões foi marcado pelo atacante Sand, que chegou aos 50 no clube. Agora o Lanús tem 12 pontos, um a mais que os dois vice-líderes.

Vélez e Colón são os times que estão mais próximos do Lanús na classificação. Com um gol de Ocampo, o Fortín ganhou do Estudiantes, em La Plata. O atleta começou o jogo no banco e substituiu o volante Cabrera, machucado, logo aos 24 minutos da etapa inicial. A equipe local atuou com dez homens desde os 30 minutos da primeiro tempo, quando o volante Sánchez recebeu o cartão vermelho. Esta foi a única partida da rodada em que o visitante conseguiu um triunfo. Mas não pense que o Vélez se destacou somente por esse feito. Em torneios nacionais, o Estudiantes não perdia como mandante havia 37 jogos (23 vitórias e 14 empates). Portanto, o Vélez ficará marcado na memória do torcedor do Pincha. Já o Colón recebeu o Banfield e venceu por 2 x 0. Um dos mais animados do rubro-negro era o volante Capurro, que completou 200 apresentações com a camisa do clube de Santa Fe.

Na próxima rodada, teremos simplesmente Lanús x Colón no sábado. Antes, porém, o Granate terá um compromisso válido pela Libertadores no dia 11: contra o Everton-CHI, em Viña del Mar. O Vélez, grande concorrente de Lanús e Colón, receberá o River no domingo.

O mago Merlo

Gustavo Alfaro chegou ao Rosario Central em outubro passado, menos de um ano após ter conquistado a Copa Sul-Americana como técnico do Arsenal. A boa passagem que teve por Sarandí, porém, não se repetiu na nova casa. O comandante foi demitido depois que os Canallas perderam para o Banfield na quarta rodada e completaram oito partidas sem triunfo em torneios nacionais (dois empates e seis derrotas). ‘Lechuga’ deixa o clube com duas vitórias, dois empates e dez derrotas, considerando o Apertura 2008 e o Clausura atual.

O substituto de Alfaro já foi escolhido e já estreou. Trata-se do experiente Reinaldo Merlo, que rapidamente se tornou um ídolo em Rosario. Não é para menos. Logo em seu primeiro jogo, o Central ganhou em casa do San Lorenzo, de virada, por 3 x 1. Foi um ótimo passo para um time que disputaria a repescagem contra um time da segunda divisão se a temporada acabasse hoje. Obviamente, o triunfo teve um significado especial para todo o elenco e para Merlo. E para o meio-campo Borzani? Este ainda teve mais um motivo para comemorar, pois a partida representou sua estréia na competição. Não bastasse isso, ainda foi capitão. Enquanto Alfaro foi o treinador no Clausura, Borzani foi reserva em uma rodada e sequer foi relacionado para o banco em outras três.

A semana só não foi perfeita para o Central porque faleceu Víctor José Vesco, ex-presidente do clube, aos 85 anos. Vesco dirigiu a entidade em dois períodos: de 1970 a 1992 e de 1994 a 2003. Com ele no comando, a equipe foi quatro vezes campeã argentina (Nacional de 71, 73 e 80; Campeonato 86/87) e uma vez da Copa Conmebol (95). Ninguém, até hoje, foi presidente do Central durante tanto tempo. Em homenagem a Vesco, os jogadores e o técnico Merlo usaram uma faixa preta no braço durante a partida.

Aldosivi não desiste

Foi difícil, mas o Chacarita voltou a ganhar na segunda divisão, depois de dois empates seguidos. Atuando contra o All Boys, na casa do adversário, o líder do campeonato venceu por 3 x 2. Alustiza, atacante responsável pelos dois primeiros gols do Chacarita, foi expulso aos 23 minutos da etapa final.

O Aldosivi segue na cola do Chacarita. Sua sexta vitória consecutiva na competição foi obtida em San Juan, diante do San Martín: 2 x 1. O atacante Gigli marcou dois gols. A desvantagem do Aldosivi em relação ao primeiro colocado é de três pontos. Vale lembrar que os dois primeiros, ao término da temporada, irão para a divisão principal, e os dois seguintes vão para os play-offs. Hoje, além de Chacarita e Aldosivi, estariam na repescagem Instituto e Belgrano. Ambos são de Córdoba e têm 37 pontos.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo