Argentina

Deportivo Riestra, clube que estreará na elite da Argentina, tem a pré-temporada mais exótica que você já viu

Com direito à treinos durante a madrugada, equipe da Nueva Pompeya tenta fazer história na elite do futebol argentino

Nunca o ditado “Trabalhe enquanto os outros festejam” foi tão cumprido por um time de futebol, isso porque o Deportivo Riestra, equipe que vai disputar a elite do Campeonato Argentino literalmente treina e se prepara para o desafio de jogar a primeira divisão da Argentina, enquanto outras centenas de pessoas festejam. As sessões de treinamento do time nesta pré-temporada estão acontecendo na praia de Pinamar, local conhecido por ser ponto de visita de diversos turistas durantes as festas de fim de ano.

Uma das sessões de treinamento acontecem às 3h30 da madrugada, em frente a uma casa de festas. Enquanto os jogadores trabalham firme, escalando dunas, aprimorando sua força e agilidade na areia, tudo sob o olhar curioso de turistas que passam pelo local e registram as atividades dos jogadores nas redes sociais. Por conta da repercussão da árdua pré-temporada, a diretoria do clube decidiu divulgar o cronograma de treinos, que se inicia antes mesmo do sol nascer e vai até às 22h30.

Entre os diversos tipos de atividade realizada, o dia dos atletas tem quatro períodos de pausa para retomada da condição física. A forma de trabalhar da comissão técnica do Deportivo Riestra chama a atenção pela rigidez e organização, porém é criticada por muitos internautas, que consideram a jornada longa e também prejudicial à parte mental, já que enquanto muitos festejam na praia, os jogadores precisam se manter focados para o desafio de jogar na elite do futebol argentino.

História de superação do Deportivo Riestra teve Maradona como inspiração

Diego Maradona, entre 2013 e 2014 participou ativamente do projeto de transformação do Deportivo Riestra, que naquela época, estava na 4ª divisão do futebol argentino. Convidado pela diretoria do clube, o ex-treinador e campeão mundial com a Albiceleste em 1986, na Copa do Mundo do México, dava palestras aos jogadores antes das partidas e durante os treinamentos os ensinava cobranças de falta. A presença de El Pibe nos gramados da Villa Soldati, a poucos metros do Estádio do San Lorenzo, permitiu que o simpático clube pudesse elevar seu patamar.

O Deportivo Riestra passou por um período de ostracismo antes da fama com o acesso em 2024. Na temporada 1989/1990 acabou sendo desfiliado pela Federação Argentina de Futebol (AFA) por acumular a pior média da Primeira D (na época a última divisão nacional). Após um ano de inatividade, o clube retornou bem três anos depois o clube conquistou o acesso para a Primeira C, divisão a qual permaneceu por oito anos.

Em 2013, o Deportivo Riestra chegou à 2ª divisão da Argentina a Primeira B Nacional na temporada 2016/2017. Entre altos e baixos dentro do cenário, Los Blanquinegros finalmente conseguiram o seu “lugar ao Sol” dentro do futebol da Argentina, sendo o clube que mais demorou para conseguir o acesso entre todos os clubes filiados a AFA.

Acesso à elite teve muita emoção e luta

A trajetória do Deportivo Riestra para a primeira divisão foi marcada por muita luta e emoção. O time se classificou na 7ª colocação do Grupo B da Primeira Nacional (2ª divisão da Argentina), com uma campanha 12 vitórias, 14 empates e oito derrotas em 34 jogos na primeira fase. A classificação veio na última rodada, com uma vitória fora de casa diante do Gimnasia Jujuy por 1 x 0.

Em seguida, o Alvinegro encarou o San Martín de Tucumán, vencendo pelo placar mínimo e avançando à próxima fase. Na sequência nova vitória, dessa vez frente ao Almirante Brown, por 2 x 0 e classificação assegurada para a definição do acesso, que veio após mais uma vitória frente ao Deportivo Maipú por 1 x 0, fora de casa.

Depois de muita festa e comemoração após um acesso histórico, o Deportivo Riestra está desde o dia 28 de dezembro treinando para a sua estreia na elite do futebol argentino e se depender da sua disposição para literalmente treinar, enquanto outros festejam, pode fazer história em seu primeiro ano na primeira divisão.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo