Argentina

Com direito a um golaço de Fabra, o Boca Juniors domina o Tigre e ergue mais um troféu na Copa da Liga

Boca Juniors enfiou 3 a 0 sobre o Tigre na final em Córdoba e já se confirmou na Libertadores de 2023

O Boca Juniors pode não viver seu melhor momento, mas o copeirismo dos xeneizes se reafirma mais uma vez. A Copa da Liga Argentina segue ocupando o calendário do futebol local como complemento ao Campeonato Argentino e, assim como tinha feito em 2020, o Boca se sagra campeão. A final neste domingo, em Córdoba, tinha o Tigre como desafiante dos boquenses. O time de Sebastián Battaglia não deu margem às dúvidas e construiu uma confortável vitória por 3 a 0 para levar a taça. O grande momento foi proporcionado por Frank Fabra, com um golaço que marca o triunfo.

Segundo colocado em seu grupo na fase de classificação, o Boca Juniors eliminou o Defensa y Justicia nas quartas de final e conseguiu seu grande feito ao bater o embalado Racing nos pênaltis durante a semifinal. O Tigre, por sua vez, merecia respeito. Tirou o River Plate nas quartas e tinha vencido os xeneizes na última final entre ambos, pela Copa da Superliga de 2019 – que, apesar das similaridades nos nomes, não é a Copa da Liga.

O Boca Juniors teve um gol anulado com Darío Benedetto e conseguiu abrir a contagem nos acréscimos do primeiro tempo. Após escanteio, Marcos Rojo cabeceou e o goleiro Gonzalo Marinelli engoliu um frangaço. Os xeneizes seguiam mais perigosos no segundo tempo, mas o goleiro Agustín Rossi também precisou salvar a equipe. Quando o Tigre achou que tinha empatado, o tento foi anulado por impedimento, aos 18.

A tranquilidade do Boca Juniors veio mesmo depois dos 23, quando a equipe conseguiu ampliar. E foi um senhor gol de Fabra. O lateral carregou com liberdade e, da intermediária, disparou um petardo. A pancada seguiu direto para o ângulo, resvalando na trave antes de entrar. Por fim, o placar se concluiu aos 41, numa falta batida para a área que Luis Vázquez concluiu de cabeça.

O título garante um pouco mais de tranquilidade ao trabalho de Sebastián Battaglia e ao processo de renovação do Boca Juniors. O Campeonato Argentino, de qualquer forma, permanece como o principal objetivo da temporada doméstica. Mesmo que a Copa da Liga seja uma competição menor, ela amplia a sala de troféus dos xeneizes, e isso torcedor nenhum questiona. A competição, de quebra, já garante a presença do clube na edição da Libertadores de 2023.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo