Argentina

Colón impede o clássico, desbanca o Independiente e fará a final da Copa da Liga contra o Racing

Enquanto o Racing superou o Boca Juniors nos pênaltis, a classificação do Colón veio com bola rolando diante do Independiente

A Argentina não realizará a Copa América por conta da pandemia, mas, dentro de uma bolha na cidade de San Juan, decidiu retomar seu futebol doméstico nesta semana e encerrar a Copa da Liga. Duas partidas aconteceram pelas semifinais, em jogo único. Melhor para Racing e Colón, que serão os adversários na final. Os racinguistas ganharam do Boca Juniors apenas nos pênaltis, depois do empate por 0 a 0 com bola rolando. Até existia a expectativa de que ocorresse um Clássico de Avellaneda na decisão, mas o Colón encerrou essas chances. Com uma das melhores campanhas do torneio, os santafesinos bateram o Independiente por 2 a 0 e desafiarão a Academia por um título inédito na elite nacional.

Abrindo as semifinais, Racing e Boca Juniors fizeram uma partida morna. Os racinguistas foram melhores no primeiro tempo, enquanto os boquenses responderam na segunda etapa – mas com poucas chances reais de gol. A melhor veio somente nos acréscimos finais, quando Carlos Tevez cobrou uma falta e o goleiro Gastón Gómez rebateu. Na disputa por pênaltis, o próprio Gómez seria herói. Ele viu Tevez carimbar o travessão e pegou o chute de Diego González, antes de Agustín Rossi defender o tiro de Fabricio Domínguez. De qualquer maneira, a Academia seguia em vantagem e garantiu a vitória por 4 a 2, depois que Enzo Copetti converteu a última batida.

Na outra semifinal, o Independiente teria a chance de superar o Colón e pegar os rivais na decisão. Porém, faltou combinar com os sabaleros. O clube de Santa Fe abriu o placar aos 21 minutos, com um pênalti cobrado com muita categoria pelo maestro Pulga Rodríguez. O Rojo chegou a carimbar o travessão no segundo tempo com Lucas Rodríguez, enquanto o goleiro Leonardo Burián também operou seus milagres. De qualquer maneira, o Colón responderia. Pulga acertou a trave numa batida de falta, antes que Santiago Pierotti definisse o placar num contra-ataque aos 22. Méritos à excelente campanha dos santafesinos nesta Copa da Liga.

O Colón não possui títulos de primeira divisão em sua história. No máximo, foi vice-campeão do Clausura em 1997 e da Copa Sul-Americana em 2019. A Copa da Liga oferece uma chance inédita. A decisão contra o Racing está marcada para a próxima sexta-feira, no Estádio San Juan del Bicentenário – onde ocorreram também as semifinais, numa bolha para tentar atenuar os riscos do futebol dentro da situação grave da pandemia na Argentina.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo