Após volante do Atlético-MG, Boca Juniors fecha com meia ex-PSG e United, diz TV
Xeneizes se movimentam para 2025, ano marcado pelo retorno à Libertadores e a disputa do Super Mundial de Clubes
Com um ano agitado pela frente, o Boca Juniors, como seu rival River Plate, se movimenta no mercado de transferências. O clube já anunciou Carlos Palacios (ex-Vasco) e tem encaminhado acertos com Ayrton Costa, Alan Velasco, Williams Alarcón e Rodrigo Battaglia, volante que está de saída do Atlético Mineiro.
Ainda há um sexto reforço que está prestes a assinar com os xeneizes: Ander Herrerra, conhecido pelas passagens por Manchester United, PSG e Athletic Bilbao. Segundo a emissora “TyC Sports”, o espanhol assinará até o fim de 2026 e deve chegar na Argentina na próxima semana para exames médicos.
Ainda faltam detalhes a serem acertados com o clube basco, com o qual o atleta tem contrato até o meio deste ano, mas que deve ser rescindido em breve.
O Athletic fez jogo duro no início e elogios públicos do diretor esportivo Mikel González ao meio-campista nesta semana pareciam afastá-lo da Bombonera. No entanto, pesou a vontade do atleta de 35 anos em atuar pelo Boca, um desejo que, praticamente, parte desde que ele nasceu.
Ander Herrera ouviu desde criança histórias sobre o Boca Juniors
Pedro Herrera, pai de Ander, trabalhou por mais de 20 anos como coordenador nos clubes Celta de Vigo e Real Zaragoza. Nesse período, ele visitou a Argentina em diferentes oportunidades a trabalho e se apaixonou pela torcida do Boca.
Essa paixão foi passada também ao filho, que cresceu com o sonho de visitar a Bombonera, realizado em 2023, quando o meio-campista assistiu ao duelo contra o Colo-Colo no setor da La 12, a principal organizada xeneize.
— Gosto do Boca, adoro o Boca. […] Sou um admirador, alguém que viu muito o Boca na televisão. Meu pai vinha muito à Argentina e eu sempre perguntava a ele sobre o Boca. Tenho paixão além de jogar futebol. Como tive a oportunidade de vir aqui para La Bombonera, tive que encontrar o melhor contexto para aproveitar o dia. Nada melhor do que na popular La 12, que tantos vídeos já vi e imaginei tantas vezes — revelou ao “TyC”.
— Eu tinha as trombetas ao meu lado. Quando você está no setor popular você não percebe se o resto do estádio está cantando porque tem muito barulho. No começo você se sente sobrecarregado. A música que mais gosto é: ‘Boca, Boca de mi vida…' E a que não foi cantada e eu gosto é: ‘Senhores, sou do Boca desde o berço' — completou.
Meio-campista espanhol ainda espera retornar ao clube que o formou
Mesmo aos 35 e com contrato até o fim de 2026, Herrera ainda deve ter outro clube na carreira. Como relatou na mesma entrevista à “TyC” em 2023, ele quer ainda voltar a defender o Zaragoza, que o formou na base e o revelou ao profissional em 2009.
Depois do modesto time, ele passou entre 2011 e 2014 no Bilbao, onde brilhou sob comando de Marcelo Bielsa e Ernesto Valverde e chamou atenção do gigante United. Em Old Trafford, o meia teve 189 jogos e participou das conquistas da Liga Europa, da Copa da Inglaterra e Copa da Liga Inglesa.
Apesar de ter tido bons momentos e ter somado suas duas únicas convocações à Espanha, Ander não cumpriu as grandes expectativas que fizeram os Red Devils desembolsar 36 milhões de euros por ele. Após cinco anos na Inglaterra, o espanhol ficou três temporadas no Paris Saint-Germain, sem muito brilho.
Ele está no Athletic desde o meio de 2022, clube que mais defendeu na carreira e é considerado um ídolo para torcida.
Boca terá ano de volta à Libertadores e Mundial de Clubes
Apesar de um elenco ainda abaixo do River e de boa parte dos concorrentes brasileiros, o Boca espera fazer uma Libertadores competitiva após um ano fora do torneio. O time começou um trabalho novo no fim de 2024 com o técnico Fernando Gago e quase ficou fora da competição novamente, mas avançou para fase prévia.
Os xeneizes enfrentam Nacional ou Alianza Lima na segunda fase da pré-Libertadores e, se avançarem, pegam Deportes Iquique ou Independiente Santa Fe pelo último duelo antes da fase de grupos, que será sorteada apenas em março.
O ano de 2025 ainda marca a disputa do Mundial de Clubes, disputado entre junho e julho. O clube da Bombonera divide o grupo C com Bayern de Munique, Auckland City e Benfica.