Banega negou Boca Juniors para voltar ao Newell’s Old Boys após 10 anos
Após quatro temporadas no futebol saudita, Banega retorna à Argentina e escolhe seu time do coração para encerrar a carreira

Éver Banega está de volta ao futebol argentino. Através de suas redes sociais, o Newell’s Old Boys anunciou a contratação do meio-campista de 35 anos, que assinou contrato até o fim de 2025 com o clube de Rosário. Revelado pelo Boca Juniors, o experiente jogador atuou no Newell's em 2014, por um empréstimo de seis meses, entre sua saída do Valencia e transferência para o Sevilla.
O retorno de Banega acontece justamente no ano em que se completa uma década da primeira passagem do atleta pelo Newell’s. Torcedor declarado do time rubro-negro, o meia disputou 20 partidas e marcou um gol com a camisa da equipe. Não à toa, ele tem o escudo do clube tatuado em sua panturrilha direita. Abaixo do emblema, a frase ‘Só Deus te entende’ vem acompanhada do número 19, o mesmo utilizado quando o meia defendeu as cores de seu time do coração.
Antes que nada, hincha de #Newells.
??⚫ pic.twitter.com/tLSa7L8VRQ
— Newell’s Old Boys (@Newells) January 21, 2024
Banega chegou com moral ao Newell's Old Boys e vestirá a lendária camisa 10 de Diego Armando Maradona. Antes de acertar o retorno ao clube de Rosário, o meia recusou uma proposta do Boca Juniors, time que, como citado, o projetou para o futebol. Durante sua coletiva de apresentação nesta segunda-feira (22), ele agradeceu o interesse xeneize, mas ressaltou a vontade de voltar a atuar pela equipe de Rosário.
– Sempre quis voltar aqui para o Newell's. Queria muito. Senti que era a hora. E seria bom poder encerrar minha fase de futebol aqui no clube. Agradeci ao Boca pelo interesse, disse a Román (Riquelme) que lhes desejo sorte, é um dos maiores clubes do mundo e desde então estou com a cabeça colocada aqui (…) São decisões complicadas de tomar, depois de muitos anos jogando fora. Mas também decidi regressar à minha casa, à minha cidade, com o meu povo. As decisões são sempre tomadas em família e queríamos regressar agora -, disse Banega.
Carreira de Éver Banega
Cria do Boca Juniors, Éver Banega fez sua estreia oficial em fevereiro de 2007, sob o comando do técnico Miguel Ángel Russo. Com a camisa xeneize, entrou em campo 44 vezes e ergueu a Copa Libertadores daquele ano. Logo após tal feito, o meia iniciou a construção de sua carreira no exterior. No futebol europeu, defendeu Atlético de Madrid, Valencia (onde viveu sua melhor fase e teve o maior grau de identificação), Sevilla e Internazionale.
Antes mesmo da onda de investimentos exorbitantes no futebol da Arábia Saudita, Banega rumou para o país em 2020, onde atuou pelo Al-Shabab. Em quatro temporadas no oriente médio, o argentino marcou 24 gols e concedeu 24 assistências em 115 partidas.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Confira outras respostas de Banega
A forte ligação com o Newell's
– Sempre fui um grande fã do Newell's. A tatuagem? Fiz durante o tempo que estive com Maxi Rodríguez no Atlético de Madrid. Falei com ele. Ele foi um dos primeiros a me ligar quando ele descobri essa possibilidade, além de me ajudar a vir em 2014. Agora quero completar um período mais longo aqui.
Falou com Messi?
– Não conversei com o Leo (Messi) sobre esse retorno. Será bom fazer um belo amistoso contra o time dele, o Inter Miami, mas também há duelos mais importantes por pontos no torneio local.
Está pronto para jogar?
– Meu último jogo foi no dia 30 de dezembro, tirei algumas férias e treinei sozinho para ficar sob o comando do Mauricio Larriera, assim que ele me contratasse (…) Estou pronto para jogar. Por isso voltei ao clube. Perguntei quais eram os números restantes e aproveitei para pegar o 10, como fiz em Sevilla e na Arábia Saudita.
Expectativa pelo retorno ao futebol argentino
– Sabemos que o torneio argentino é muito competitivo e espero que possamos começar bem, vencendo, porque isso sempre ajuda e dá confiança. Espero que possamos lutar também na Copa Argentina (…) Agora tenho mais experiência e vou tentar ajudar. São muitos jovens com muito potencial. Buscamos fazer com que o Newell's seja cada vez melhor. Essa responsabilidade é muito bacana.