Argentina

Alfio Basile deixa o comando da Argentina

Alfio Basile não é mais técnico da Argentina. Ele pediu demissão nesta quinta-feira, um dia após a derrota por 1 a 0 para o Chile pelas eliminatórias da Copa do Mundo. De acordo com o porta-voz da federação argentina (AFA), Ernesto Cherquis, Basile tomou a decisão alegando “razões pessoais”.

“O comitê de seleções tentou convencê-lo a adiar sua decisão, mas Basile estava decidido, determinado, e a demissão foi aceita”, declarou Cherquis aos jornalistas.

Basile estava sob pressão por causa dos maus resultados e das más atuações da Albiceleste nas últimas partidas. Ele iniciou em 2006 sua segunda passagem à frente da equipe, depois de ocupar o cargo entre 1991 e 1994. Na primeira competição oficial, a Copa América de 2007, a Argentina foi derrotada por 3 a 0 pelo Brasil na final.

O revés em Santiago foi o primeiro da Argentina contra os chilenos em 35 anos, e a superioridade dos donos da casa sugeria que um placar mais amplo não seria injusto. Basile sai com a seleção em terceiro lugar nas eliminatórias, com 16 pontos em dez jogos. O Paraguai lidera com 23, seguido pelo Brasil, com 17.

Os primeiros nomes apontados para a sucessão são Sergio Batista, técnico da seleção campeã olímpica, Miguel Angel Russo, campeão da Copa Libertadores de 2007 com o Boca Juniors e atualmente líder do Torneio Apertura com o San Lorenzo, e Diego Simeone, campeão nacional com Estudiantes e River Plate.

Foto de Equipe Trivela

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo