Eliminatórias da CopaFutebol sul-americano

Anistia Internacional pede que chilenos não comemorem gol

Onze de setembro é uma data muito marcada pelos atentados terroristas em Nova York e Washington. Mas também é a data do golpe militar que derrubou Salvador Allende no Chile. Um golpe que completará 40 anos na próxima quarta. O futebol tem ligação direta com isso, pois o estádio Nacional de Santiago foi usado como prisão pelo governo de Pinochet.

Nesta sexta, a seleção chilena irá ao estádio Nacional. Enfrenta a Venezuela pelas Eliminatórias da Copa. Para lembrar as vítimas de assassinatos e torturas da ditadura militar, a Anistia Internacional lançou uma campanha. Pede a torcedores e jogadores chilenos não comemorem o primeiro gol que o Chile vier a marcar. Nos demais, é para a comemoração ser a mais efusiva possível, mas o primeiro é o gol do silêncio.

Confiram o vídeo da campanha:

Foto de Ubiratan Leal

Ubiratan Leal

Ubiratan Leal formou-se em jornalismo na PUC-SP. Está na Trivela desde 2005, passando por reportagem e edição em site e revista, pelas colunas de América Latina, Espanha, Brasil e Inglaterra. Atualmente, comenta futebol e beisebol na ESPN e é comandante-em-chefe do site Balipodo.com.br. Cria teorias complexas para tudo (até como ajeitar a feijoada no prato) é mais que lazer, é quase obsessão. Azar dos outros, que precisam aguentar e, agora, dos leitores da Trivela, que terão de lê-las.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo