A Universidad de Chile fez dois gols nos acréscimos para vencer de virada e escapar do rebaixamento na última rodada
La U perdia do Unión La Calera por 2 a 0 até os 39 minutos do segundo tempo, resultado que a estava rebaixando diretamente à segunda divisão, sem direito a playoffs
A última rodada do Campeonato Chileno estava chegando ao fim. Faltavam seis minutos, e a Universidad de Chile, segunda maior campeã do país com 18 títulos, estava sendo rebaixada diretamente à segunda divisão, sem nem pegar playoffs, porque perdia para o Unión La Calera por 2 a 0. E de alguma maneira, conseguiu a virada para vencer por 3 a 2 e completar uma incrível escapada.
A Universidad de Chile entrou na última rodada em 15º lugar, na zona da repescagem, contra o vencedor da liguilla da segunda divisão. Tinha dois pontos a mais que o Huachipato, que fez a sua parte e derrotou o Deportes Melipilla por 3 a 1. Logo, em caso de derrota, La U seria ultrapassada e ficaria em uma das últimas duas posições, com rebaixamento direto.
A vitória sempre seria suficiente para escapar até dos playoffs porque o O’Higgins, com 38 pontos, dois a mais que a Universidad de Chile, já havia completado as 32 rodadas da primeira divisão com 17 integrantes e folgava no fim de semana derradeiro.
Nahuel Luján exigiu uma linda defesa do goleiro Alexis Arias, e no outro lado Sebastian Saéz perdeu a chance de abrir o placar para o La Calera com uma bomba no travessão. Um pênalti chegou a ser marcado para La U, por toque de mão dentro da área, mas o árbitro mudou de ideia com o auxílio do VAR.
No começo do segundo tempo, Pedro Sánchez abriu o placar para o La Calera com um chute no ângulo pela direita da grande área, e depois Sáez ampliou para 2 a 0, placar que perdurou até os 39 minutos, quando Ramón Arias descontou para La U pegando o rebote da sua própria finalização na entrada da pequena área.
O milagre aconteceu nos acréscimos. Primeiro, aos 47, Arias apareceu livre pela esquerda da grande área para completar o passe rasteiro de Sebastián Galani. Depois, aos 49, Junior Fernandes dominou outro passe de Galani, deixou a bola escapar, mas conseguiu chegar antes do goleiro para tocar às redes. O jogo iria até 51.
No fim das contas, a Universidad de Chile terminou o Campeonato Chileno na 11ª posição, com 39 pontos. Santiago Wanderers e Huachipato foram rebaixados. O Curicó Unido ficou na zona da repescagem, após empatar com o Audax Italiano por 1 a 1, e enfrentará Deportivo Copiapó ou Deportivo Temuco. O Unión La Calera foi o quarto colocado, classificado à Copa Sul-Americana.
.
.