À la Brasileirão
/https%3A%2F%2Ftrivela.com.br%2Fapp%2Fuploads%2Fhttps%3A%2F%2Ftrivela.com.br%2Fapp%2Fuploads%2F2010%2F11%2Fimg_12327_universidad-catolica-ainda-esta-na-briga-pelo-titulo-chileno.jpg)
Duas rodadas para o final do campeonato. Dois times disputando o título ponto a ponto e um terceiro com chances remotas. Parece familiar? É, mas não estamos falando aqui de Fluminense, Corinthians e Cruzeiro, mas sim de Colo-Colo, Universidad Católica e Audax Italiano. Neste sábado será realizada a penúltima rodada do Campeonato Chileno e a situação está ainda mais indefinida do que em terras brasileiras.
A Católica, que chegou a estar seis pontos atrás do Colo-Colo, agora lidera no saldo de gols. Os dois times têm 68 pontos e 32 gols de saldo, mas La U vence no critério de gols marcados, 69 ante 62. Contudo, se as duas equipes terminarem com o mesmo número de pontos, uma partida extra, a ser jogada em campo neutro, é que definirá o campeão chileno. Correndo por fora está o Audax, que tem 62 pontos e precisaria vencer seus dois jogos e torcer por derrotas dos dois adversários nas próximas rodadas para colocar as mãos na taça. Bastante improvável, ainda mais levando em conta os adversários do Cacique e da Católica.
Pela 33ª rodada do campeonato, a Universidad Católica vai enfrentar o calor da cidade de Calama, os torcedores e o time do Cobresal, 9º colocado. Para ter êxito na tentativa de matar o campeonato sem a necessidade de uma partida extra, o técnico Juan Antonio Pizzi espera manter a ótima forma do time, que garantiu cinco vitórias nas últimas cinco rodadas. O único desfalque deve ser o volante Botinelli, machucado. Os destaques da equipe, como o jovem goleiro Toselli, o meia Mirosevic, artilheiro do campeonato, com 18 gols, e o atacante Roberto Gutiérrez, que já foi às redes outras 14 vezes, estão confirmados.
Já o Colo-Colo viaja para Rancagua, onde enfrenta o O'Higgins, 12º colocado no campeonato. O Cacique não vem de uma sequência tão boa quanto a Católica. Nas últimas quatro rodadas foram dois empates, uma derrota e apenas uma vitória, justamente na última data – 1 a 0 diante do Cobresal. A esperança do treinador argentino Diego Cagna é a volta do meia Jorquera, que foi essencial na arrancada do Colo-Colo nos 3/4 de campeonato, mas que ficou de fora das últimas rodadas por contusão. Além de Jorquera, Cagna também espera que os atacantes Paredes e Miralles voltem a balançar as redes.
Na semana seguinte, no dia 4 de dezembro, o Colo-Colo recebe o Universidad Concepción, enquanto a Católica enfrenta o Everton, também em casa. Ambos os adversários estão no final da tabela e não devem representar grandes dificuldades, o que aumenta ainda mais a importância da rodada deste sábado. Na bola jogada a Católica é favorita, mas o Colo-Colo tem camisa e, mesmo com um futebol medíocre ao longo da temporada, conseguiu chegar com consistência na briga pelo título. A graça dos pontos corridos está aí novamente e a sorte definitivamente foi lançada.
Fim da linha para a LDU
Custou caro, muito caro a dormida da LDU e os consequentes dois gols tomados em Quito na primeira partida da semifinal da Copa Sul-Americana. No segundo jogo contra o Independiente, La Liga teve novo desempenho pífio e perdeu por 2 a 1 em Avellaneda, sendo eliminada pelo critério de gols marcados fora de casa.
Os dois tentos argentinos vieram em falhas individuais, a primeira do sempre inseguro Cevallos, que quase não pulou na cabeçada de Parra, e a segunda de Urrutia, que foi desarmado no campo defensivo e abriu caminho para Fredes marcar e decretar a volta do time argentino a uma final continental após 14 anos. Ironicamente, La U perdeu a vaga na tão falada altitude de Quito e não no campo adversário.
Sorteio da Libertadores 2011
Nessa quinta-feira foram sorteados os grupos da Taça Libertadores 2011. Porém, para saber na prática o que teremos na principal competição da América do Sul no ano que vem precisaremos de mais tempo. Afinal de contas, o sorteio foi feito com apenas 11 dos 32 times definidos. Um verdadeiro absurdo. Quem também achou e fez uma análise da bagunça da Conmebol foi o colega Gustavo Hofman. Vale dar uma lida (clique aqui).
De toda a maneira as, além de tudo desequilibradas, chaves ficaram assim:
Grupo 1: Peru 1, Paraguai 1, Colômbia 2 e San Luis-MEX;
Grupo 2: Junior-COL, Bolívia 2, Peru 2 e vencedor do jogo 6;
Grupo 3: Argentino Juniors, Nacional-URU, Brasil 3 e América do México;
Grupo 4: Caracas-VEN, Chile 1, Argentina 3 e vencedor do jogo 4;
Grupo 5: Santos, Chile 2, Deportivo Táchira-VEN e vencedor do jogo 3;
Grupo 6: Internacional, Jorge Wilstermann-BOL, Equador 2 e vencedor do jogo 2;
Grupo 7: Argentina 2, Paraguai 2, Brasil 4 e vencedor do jogo 1;
Grupo 8: Equador 1, Peñarol-URU, Argentina 4 e vencedor do jogo 5.
Fase Preliminar
Jogo 1: Brasil 5 x Colômbia 3
Jogo 2: Jaguares-MEX x Peru 3
Jogo 3: Paraguai 3 x Deportivo Petare-VEN
Jogo 4: Chile 3 x Bolívia 3
Jogo 5: Argentina 5 x Equador 3
Jogo 6: Brasil 6 x Liverpool-URU