América do Sul

A brilhar

Grandes clubes endividados. Times médios e pequenos também sem recursos. Jogadores de qualidade deixando o país porque não recebem. Atletas de valor duvidoso sendo protagonistas. Tudo isso permeado por um sistema de competição ridículo, que não beneficia a regularidade dos clubes e nem promove atrativos para o crescimento da liga, seja no âmbito esportivo ou econômico. Esta é a situação do Campeonato Peruano 2012, uma competição que no último final de semana chegou ao episódio 26 de uma disputa insossa e que ainda tem pelo menos mais 16 jogos antes de ter um novo campeão.

Em condições normais não haveria nada para se falar de bom de um torneio destes e este colunista por muito tempo nada falou… Mas há um oásis nas terras peruanas. Trata-se de um time de tradição, dono de 15 títulos nacionais e um vice da Libertadores – em 1997 – mas que há um bom tempo não mostrava seu valor. Sem a concorrência do Alianza Lima e do Universitario, cheios de dívidas e com jogadores sem receber salário, da Universidad San Martín, que ameaçou fechar as portas, mas voltou atrás, e do Juan Aurich, que demorou a entrar na disputa por causa da Libertadores, quem apresenta um bom futebol e lidera o campeonato é o Sporting Cristal.

Com 48 pontos em 25 jogos, os celestes estão na ponta, mas ainda brigam com a Universidad César Vallejo e o Real Garcilaso, que têm 48 e 47 pontos, respectivamente. O trunfo do Sporting  é que ele tem um jogo a menos que as demais. Ou seja: ainda pode abrir uma diferença. Independentemente das próximas rodadas, o que a equipe de Lima já mostrou é uma pujança ofensiva invejável. Foram 51 gols nas já citadas 25 partidas, o que deixa os Cerveceros como melhor ataque da competição. A defesa, por sua vez, levou 26 gols, quarta melhor do torneio.

Méritos do técnico Roberto Mosquera, que armou um 4-3-3 bastante ofensivo, e da diretoria, que tem reforçado o time constantemente nas últimas temporadas. Por essa razão o Sporting Cristal conta com destaques em todos os setores; caso do goleiro Delgado, do lateral Yotún, integrante da seleção peruana, od meia Lobatón, também do selecionado bicolor, e do trio de frente Rengifo, Ávila e Junior Ross.

Com essa equipe o Sporting Cristal não sobra, mas apresenta, além de resultados, um futebol de bastante velocidade, passes rápidos e contra-ataques mortais. Sem sombra de dúvida é a equipe que melhor joga no Peru atualmente. O problema é que isso pouco adianta. Se conseguir manter a liderança pelas próximas cinco rodadas, o que os celestes terão de fato é apenas a vaga na Copa Libertadores 2013. Título? Nem pensar.

Graças ao regulamento do Descentralizado 2012, o vencedor desta fase de todos contra todos não leva vantagem alguma para a briga do título. Isso porque após as 30 rodadas as 16 equipes serão dividas em dois grupos de oito, onde estarão times de posições pares (2º, 4º, 6º…) e posições ímpares (1º, 3º, 5º…). Essas liguillas terão novamente todos contra todos em ida e volta, totalizando mais 14 jogos para cada time. Menos mal que os clubes mantém os pontos da primeira fase…

O problema é que, mesmo que o Sporting Cristal, ou de repente um concorrente mais qualificado, termine a sua liguilla na primeira posição, ainda vai ter que enfrentar o vencedor da outra liguilla em dois jogos decisivos. Ou seja… Duas atuações ruins podem custar outras 44 boas… Que se há de fazer?

Aos Cerveceros resta apenas continuar em frente e buscar o título independentemente das dificuldades e do extenso calendário. Afinal de contas, pode ser o retorno das taças ao clube após  sete anos de jejum. Em um cenário de reformulação dos gigantes do país, pode restar ao Sporting Cristal a retomada do protagonismo de outrora. O protagonismo do único time peruano a chegar entre os quatro melhores da Libertadores nos últimos 40 anos.

Copa Sul-Americana 2012

 

Tivemos neste meio de semana os primeiros jogos da Copa Sul-Americana 2012. Confira os resultados:

Danubio-URU 0x0 Olimpia-PAR
Guaraní-PAR 0x1 Oriente Petrolero-BOL
Liverpool-URU 3×0 Universitario de Sucre-BOL
Aurora-BOL 2×1 Cerro Largo-URU
Tacuary-PAR 0x1 Cobreloa-CHI
O'Higgins-CHI 3×3 Cerro Porteño-PAR
Deportivo Táchira-VEN 0x0 Barcelona-EQU

Mais peruanas

– O Sporting Cristal tem um jogo a menos que os demais pois houve o adiamento da partida entre a equipe celeste e o Alianza Lima. O motivo foi a falta de efetivo policial em meio a greves realizadas na cidade de Lima. O jogo vai acontecer no próximo dia 2.

– Para não passar batido, o Sporting Cristal jogou no final de semana e empatou por 2 a 2 com o Sport Huancayo. Os outros postulantes à primeira posição tiveram resultados semelhantes. No sábado a Universidad César Vallejo venceu o Cobresol por 2 a 0, mas empatou em 2 a 2 com o Sport Boys na terça. Já o Garcilaso perdeu para o Universitario por 2 a 1 e ganhou do León de Huánuco por 1 a 0.

Equatorianas

– No Equador a terceira rodada do Segunda Etapa colocou o Emelec no ponto mais alto da tabela. A equipe venceu a Liga de Loja por 3 a 1 e agora tem sete pontos em três jogos.

– O primeiro posto, no entanto, pode ser temporário, uma vez que o Barcelona folgou em razão da Sul-Americana e segue com seis pontos em dois jogos. A terceira posição é do Macará, que fez 2 a 0 no Deportivo Cuenca. A LDU ficou no 0 a 0 com o Deportivo Quito e está na quarta colocação.

Chilenas

– No Chile quem lidera o Clausura é o Cobresal, que venceu o Colo Colo por 2 a 1 fora de casa e que chegou a sete pontos em três jogos. O Palestino ocupa a segunda posição com os mesmos pontos, após vencer o Unión La Calera por 1 a 0. A Universidad Católica está em terceiro, com seis pontos em três jogos, após vitória por 1 a 0 sobre o Unión San Felipe.

– A Universidad de Chile empatou em 0 a 0 com o Iquique e ocupa a sexta posição, embora tenha um jogo a menos. O Colo Colo é o oitavo.

Bolivianas

– O início do Apertura 2012 estava marcado para o último fim de semana, mas uma greve dos jogadores impediu a realização da primeira rodada. O motivo era a dívida do Oriente Petrolero com o atacante Arce, hoje no Bolívar. Como o atleta não conseguia receber o que o clube lhe devia, os atletas se solidarizaram e decidiram não jogar. A pendenga já foi resolvida e tudo leva a crer que o campeonato vai rolar sem problemas neste final de semana.

Paraguaias

– O Clausura paraguaio começa neste sábado com os jogos: Independiente x Tacuary e Libertad x Nacional. No domingo jogam Cerro Presidente Franco x Sportivo Luqueño, Sportivo Carapeguá x Sol de América e Rubio Ñu x Olimpia. Cerro Porteño x Guaraní completam a rodada na segunda-feira.

– Enquanto a bola não rola, o Libertad vai se reforçando. O Gumarelo acertou nesta semana a contração do volante/meia uruguaio Sebastián Eguren, que estava no Sporting Gijón e que frequenta a seleção de Óscar Tabárez. 

Uruguaias

Falando nos uruguaios, o destaque é a Celeste Olímpica nos Jogos de Londres. Depois de sofrer no primeiro tempo, o Uruguai conseguiu reagir e venceu os Emirados Árabes Unidos por 2 a 1. Os gols foram marcados por Gaston Ramírez e Lodeiro. O jogo deixou bem claro que Tabárez não pode insistir com os três zagueiros. Enquanto atuou assim o time deixou espaços para a criação dos adversários e nada fez. 

Colombianas

– Na Colômbia o Finalización 2012 começa nesta sexta-feira com a partida entre Tolima x Patriotas. No sábado jogam Cúcuta x Envigado, Real Cartagena x Once Caldas, Deportivo Cali x Atlético Nacional e Independiente Medellín x Deportivo Pasto. Já no domingo teremos: Boyacá Chicó x Huila, Itagüí x La Equidad, Quindío x Junior e Millonarios x Santa Fe.

– Se decepcionou na sequência da Libertadores, o Atlético Nacional ao menos já comemorou um título em 2012. A equipe venceu o Junior de Barranquilla na Supercopa da Colômbia, que foi instituída neste ano e que reúne os campeões do Apertura e do Finalización do ano anterior. O Atlético Nacional venceu os dois jogos: 3 a 1 e 3 a 0.

Venezuelanas
O Apertura 2012 só começa no dia 12 de agosto.

Mais deste colunista no www.dynamodudziak.blogspot.com e no @gabrieldudziak

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo