Tributo a Enke reúne milhares em Hannover
/https%3A%2F%2Fmedia.trivela.com.br%2Fmain%2F2023%2F04%2FTrivela-Imagem-Padrao.jpg)
Uma homenagem ao goleiro Robert Enke reuniu dezenas de milhares de pessoas neste domingo em Hannover. Familiares, amigos, colegas e torcedores se juntaram para um tributo a Enke, que cometeu suicídio na última terça-feira, aos 32 anos.
Cerca de 45 mil pessoas foram ao estádio do Hannover 96, onde o caixão do goleiro foi colocado no meio do campo. Ele sofria de depressão e se atirou diante de um trem para tirar a própria vida.
“Robert Enke nunca retorará a este estádio onde conquistou nossos corações”, declarou o presidente Martin Kind. “Você foi um número um no melhor sentido da palavra. É por isso que hoje temos os corações tão pesados”.
Enke sofreu um duro golpe há três anos, quando sua filha, então com dois anos de idade, morreu com um problema cardíaco. O goleiro e sua esposa Teresa haviam adotado uma menina em maio deste ano.
Durante a semana, a viúva admitiu os problemas de depressão de Enke, que começaram em 2003. Depois de passagens por Borussia Mönchengladbach, Benfica, Barcelona, Fenerbahçe e Tenerife, ele chegou em 2007 ao Hannover, onde viveu seus melhores momentos.
Enke disputou oito partidas pela seleção alemã, e depois da aposentadoria de Jens Lehmann do Nationalelf, em 2008, era o mais cotado para a vaga de titular na Copa do Mundo de 2010.
Em setembro, Enke foi diagnosticado com uma infecção intestinal que o afastou dos campos por quase dois meses, mas já havia voltado a jogar pelo Hannover quando cometeu suicídio.
O corpo de Enke será enterrado próximo ao de sua filha em um cemitério na região de Hannover.