O que explica a transferência recorde de Quansah, que trocou o Liverpool pela Bundesliga
Time alemão pagou 35 milhões de euros para tirar o jovem zagueiro inglês dos Reds

Agora é oficial: Jarell Quansah é o novo jogador do Bayer Leverkusen. Anunciado na quarta-feira (2), o zagueiro de 22 anos deixa o Liverpool para assumir a camisa 4 do time alemão, que pagou 35 milhões de libras (R$ 262,3 milhões na cotação atual) pela transferência.
Transferência histórica, diga-se. Afinal, o Leverkusen nunca pagou valor igual ou maior por nenhum outro jogador. Abaixo, destacamos alguns fatores que ajudam a entender tal movimento de mercado. E, afinal, por que os Reds liberaram o promissor defensor?
— Consegui ter uma boa impressão da equipe e do clube quando enfrentaram o Liverpool na Champions League na temporada passada. Uma ótima equipe. É uma grande tarefa e um grande desafio para mim fazer parte da atual fase de crescimento do Leverkusen — disse Quansah na chegada ao novo clube.
Aus LIV nach LEV – Herzlichen willkommen bei #Bayer04, Jarell! 👋😍#Quansah2030 | #Werkself pic.twitter.com/W4cNfBiV6O
— Bayer 04 Leverkusen (@bayer04fussball) July 2, 2025
Saída de Tah e boa relação entre Liverpool e Leverkusen
Com a saída de Jonathan Tah rumo ao Bayern de Munique, a contratação de um zagueiro era prioridade para o Leverkusen nessa janela. Ídolo da torcida, o experiente defensor alemão fez parte da mágica temporada 2023/24 (títulos de Bundesliga e Copa da Alemanha) e estava no clube desde 2015.
Pilar da histórica equipe de Xabi Alonso, Tah fornecia experiência, força física, leitura de jogo precisa e boa saída de bola ao sistema defensivo do Leverkusen. Substituí-lo à altura não será tarefa fácil, mas tudo indica que Quansah é uma boa escolha dos Leões.
Principais virtudes de Jarell Quansah
- Presença física e competitividade aérea
- Defesa agressiva e bom senso posicional
- Qualidade no passe e elegância na condução
- Versatilidade defensiva — chegou a ser improvisado na lateral-direita em alguns jogos
- Aprendizagem e evolução — disciplinado e aberto ao aprendizado, beneficiou-se, por exemplo, de orientações de Virgil van Dijk
Para fechar com o jovem zagueiro, o time alemão se utilizou da boa relação que tem com o Liverpool. Quansah é a terceira transferência entre Reds e Leverkusen nos últimos meses. Antes de vendê-lo, o atual campeão da Premier League comprou Florian Wirtz (150 milhões de euros) e Jeremie Frimpong (35 milhões de euros) junto aos Leões.

- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Quansah não era a primeira opção de Slot e sua venda ajuda o Liverpool
Quansah jogou 25 jogos na temporada 2024/25, sendo 13 como titular, números inferiores aos de Van Dijk e Ibrahima Konaté, primeiras opções de Arne Slot no miolo de zaga do Liverpool.
Este segundo (Konaté) ainda não renovou o contrato e segue com futuro incerto nos Reds, mas Quansah não quis esperar e/ou “pagar para ver”.
Apesar de ter recebido elogios de Slot na última temporada, o jovem inglês optou por, no seu entendimento, dar o chamado salto na carreira. Na prática: sair da reserva do Liverpool para assumir a titularidade do “novo” Leverkusen, agora sem Xabi Alonso.
A diretoria dos Reds não se opôs. Pelo contrário. A negociação de jogadores formados nas categorias de base, caso de Quansah, gera “lucro líquido”, o que acaba contribuindo positivamente para o equilíbrio financeiro do clube e o cumprimento das Regras de Lucro e Sustentabilidade (PSR) da Premier League.
Os valores obtidos com essas transferências ajudam a compensar déficits e a manter as finanças dentro dos parâmetros regulamentares.