Alemanha

Thomas Müller, o craque da interpretação de espaços, renova com o Bayern até 2024

Um dos jogadores mais eficientes do futebol, Müller renovou seu contrato até 2024 e continuará uma história que começou quando ele era apenas uma criança torcedora do clube

Poucos jogadores são tão eficientes e jogam um futebol tão simples quanto Thomas Müller. Jogador criado nas categorias de base do Bayern, bávaro de nascimento e de torcida, ele continuará a sua história pelo clube ao assinar o contrato de renovação com o clube até 2024. Para anunciar a renovação, o jogador refez uma foto de criança com a camisa do Bayern.

Aos 32 anos, Müller se tornou um símbolo do Bayern. Cria da casa, o seu futebol simboliza em muitos aspectos o que o clube valoriza: simplicidade, eficiência e alta identificação com os torcedores. Não é por acaso: além de nativo da região, ele está no clube desde os 10 anos de idade.

Esteve em todos os 10 títulos consecutivos da Bundesliga pelo Bayern e, na verdade, até antes: ele conquistou o título também na temporada 2009/10. São 11 títulos da liga nacional no currículo, algo que nenhum outro jogador conseguiu fazer na história da Bundesliga.

Basicamente, Müller inventou uma função dentro do futebol: “raumdeuter” ou “intérprete do espaço”, em tradução livre. É uma palavra que define Müller: um jogador que ataca o espaço, que precisa entender e ver o jogo de forma antecipada para ocupar os espaços que precisam ser ocupados, seja para criar chances para si, seja para abrir espaço para os companheiros. Poucos leem os espaços no campo como Müller, capaz de jogar em qualquer posição no ataque ou mesmo como meia ofensivo, sempre ocupando os espaços deixados pelo adversário.

“Thomas Müller é um ícone que veste o escudo do clube no seu coração. O Bayern sempre foi caracterizado pela continuidade e por isso estamos satisfeitos que conseguimos estender o contrato deste importante jogador. Ele é algum que assume a liderança no vestiário com a sua personalidade”, afirmou Oliver Kahn, CEO do Bayern.

“Você não consegue imaginar Thomar Müller sem o Bayern, nem o Bayern sem Thomas Müller. É por isso que estamos felizes que Thomas renovou seu contrato até 2024. Thomas é um líder que tem fome por sucesso e um exemplo dentro e fora de campo que encarna o Bayern melhor que ninguém”, declarou Hasan Salihamidzic, diretor esportivo do Bayern.

“Estou muito feliz em ter renovado meu contrato com o Bayern de Munique de 2024 até hoje. A jornada que estamos desde que cheguei nas categorias de base do Bayern em 2000 foi uma fantástica história de sucesso até agora. Me dá um prazer imenso em continuar com as cores vermelhas ano após ano, dentro e fora de campo, mesmo que o vento bata na nossa cara de tempos em tempos. Então, vamos continuar juntos”, disse Thomas Müller sobre a sua renovação.

A sua capacidade de ocupar os espaços foi fundamental para o seu sucesso. Müller não é um craque que se destaca pelo drible, ou que tenha particularmente um aspecto muito melhor que outro. Ele é ótimo passador, ótimo finalizador, sabe driblar, sabe cabecear, embora não seja o melhor em nenhum desses quesitos nem no próprio time.

Contudo, quando se trata de posicionamento, ninguém é melhor que ele. Sua capacidade de ler o jogo, o adversário e o próprio time é única e, por isso, consegue estar sempre bem colocado para causar problemas aos adversários.

Embora já tenha vivido momentos de baixa, Müller segue como um jogador importante, titular em quase todos os jogos do Bayern e o melhor parceiro para Robert Lewandowski na chegada ao ataque. Assim, ele continuará marcando o seu nome ainda mais forte na história do Bayern e da Bundesliga. Isso sem falar da seleção alemã, porque ele voltou a ser chamado e é um nome bastante provável na Copa 2022.

É bem provável que vejamos ele conquistar mais taças para a sua já recheada galeria nesses próximos dois anos. Müller tem tudo para terminar a carreira como o maior vencedor da história do Bayern, o que é certamente um feito imenso.

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo