AlemanhaBundesliga

Te cuida, Dortmund! Bayern encerra jejum e leva Supercopa

O Bayern Munique provou neste domingo que está pronto para encerrar a hegemonia do Borussia Dortmund. Depois de cinco derrotas consecutivas, os bávaros finalmente conseguiram desbancar os rivais e, com triunfo por 2 a 1 na Allianz Arena, se sagraram campeões da Supercopa da Alemanha. Este foi o quinto título do clube na competição.

Em início arrasador, o Bayern aproveitou a desatenção da defesa adversária para abrir dois gols de vantagem, com Mandzukic e Thomas Müller. O Dortmund partiu para cima tentando diminuir a diferença, mas tinha sérias dificuldades para se aproximar do gol de Manuel Neuer. Enquanto isso, os bávaros exploravam os contra-ataques e abusavam da velocidade, criando novas oportunidades para marcar.

A bronca no intervalo de Jürgen Klopp deu resultado. O Dortmund voltou mais incisivo no ataque, criando boas chances principalmente com Lewandowski e Reus. Do outro lado, quem mais ameaçava era Robben, que exigiu boas defesas de Weidenfeller. Os visitantes ainda conseguiram encostar no placar com Lewandowski, mas não conseguiram espaços suficientes nos 15 minutos restantes para empatar.

Destaque do jogo

Os novatos do Bayern Munique. Mandzukic foi fundamental nos gols do Bayern Munique, demonstrando o poder de finalização no primeiro e excelente visão de jogo no segundo. Já Dante teve grande atuação na zaga, especialmente no primeiro tempo. E mesmo Emre Can, atuando fora de posição na lateral esquerda, fez bem o seu papel.

Momento-chave

Os primeiros 11 minutos de jogo. Os dois gols marcados em sequência foram fundamentais para o Bayern manter a partida sobre o seu controle no restante do tempo. Por mais que o Dortmund tenha pressionado, a defesa funcionou bem, assim como os contragolpes.

Os gols

6’/1T – GOL DO BAYERN MUNIQUE! Cruzamento de Ribéry pela direita. A bola passa de Hummels, que não corta, e sobra livre para Mandzukic, que tocou na saída de Weidenfeller.

11’/1T – GOL DO BAYERN MUNIQUE! Excelente enfiada de bola de Mandzukic para Robben, que toca por cima de Weidenfeller. A bola bate na trave e Thomas Müller não desperdiça o rebote.

30’/2T – GOL DO BORUSSIA DORTMUND! Schieber avança pelo meio e toca para Lewandowski na entrada da área. O artilheiro ajeita a bola e chuta no canto, longe do alcance de Neuer.

Ficha técnica

Bayern Munique 2×1 Borussia Dortmund

Local: Allianz Arena, em Munique (ALE)
Data: 12/ago
Árbitro: Michael Weiner (ALE)
Gols: Mario Mandzukic, aos 6’/1T; Thomas Müller, aos 11’/1T; Robert Lewandowski, aos 30’/2T.
Cartões amarelos: Luiz Gustavo, Mario Mandzukic, Arjen Robben e Emre Can (Bayern Munique); Marcel Schmelzer (Borussia Dortmund)

Bayern Munique
Manuel Neuer, Philipp Lahm, Jérôme Boateng, Dante e Emre Can (Holger Badstuber, aos 25’/2T); Luiz Gustavo e Toni Kroos; Arjen Robben (Xherdan Shaqiri, aos 41’/2T), Thomas Müller e Franck Ribéry (Anatoliy Tymoshchuk, aos 36’/2T); Mario Mandzukic. Técnico: Jupp Heynckes.

Borussia Dortmund
Roman Weidenfeller, Lukasz Piszczek, Mats Hummels, Neven Subotic e Marcel Schmelzer; Ilkay Gündogan e Moritz Leitner (Mario Götze, aos 19’/2T); Jakub Blaszczykowski (Julien Schieber, aos 26’/2T), Marco Reus e Kevin Grosskreutz (Ivan Perisic, aos 19’/2T); Robert Lewandowski. Técnico: Jürgen Klopp.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo