AlemanhaChampions LeagueEuropaInglaterra

Soberano: Bayern reina no Emirates e demole o Arsenal

Desde o sorteio das oitavas de final o Bayern Munique já era apontado como favorito contra o Arsenal. Os bávaros vinham de um desempenho devastador na Bundesliga, contraste da irregularidade dos Gunners na Premier League. O que não se imaginava era uma vitória tão tranquila dos alemães dentro do Estádio Emirates. Superiores durante boa parte do tempo, o Bayern abriu dois gols de vantagem rapidamente, vencendo por 3 a 1 – resultado que dá excelente vantagem para o jogo de volta, em Munique.

Arsène Wenger inovou na escalação dos Gunners ao apostar em Theo Walcott centralizado no ataque. Além disso, sem poder escalar Nacho Monreal, o francês improvisou Thomas Vermaelen na lateral esquerda. Jupp Heynckes, por sua vez, preferiu não inventar moda no Bayern, promovendo o retorno de Javi Martínez, único ausente na rodada do fim de semana.

Durante os primeiros minutos de jogo, o Arsenal até demonstrou potencial para incomodar. Atacando principalmente pelo lado direito, os Gunners tinham velocidade na transição e conseguiam encontrar espaços na defesa do Bayern. Contudo, bastou o gol de Toni Kroos, logo aos sete minutos, para as pretensões dos londrinos ruírem.

A partir de então, o Bayern passou a pressionar a saída de bola e o Arsenal mal conseguia avançar pelo meio de campo. Trabalhando com calma a posse, os bávaros tinham liberdade principalmente pelo lado direito do ataque, onde Lukas Podolski e Aaron Ramsey pouco ajudavam Vermaelen na marcação. E o segundo gol foi apenas questão de tempo, anotado por Thomas Müller após cobrança de escanteio.

O Bayern diminuiu o ritmo após o segundo tempo, mas ainda assim continha as ações dos Gunners com tranquilidade. O Arsenal tinha problemas sérios na saída de bola e, dentro da área, Walcott era nulo. Tanto é que a equipe da casa finalizou apenas duas vezes ao longo do primeiro tempo, ambas bloqueadas pela defesa alemã.

Na volta para o segundo tempo, o Bayern parecia disposto a matar a partida, voltando a se impor no ataque. Todavia, uma sequência de erros defensivos dos bávaros valeu o gol dos londrinos aos dez minutos. E foi só. O Arsenal só passou a criar boas jogadas quando Wenger resolveu mexer no time, aos 25, colocando Thomas Rosicky e Olivier Giroud. O francês até teve uma chance logo de cara, mas parou em Neuer.

Quando o Arsenal parecia com mais ímpeto na busca pelo empate, veio o golpe fatal. Em um contra-ataque, o Bayern fez o terceiro gol, com Mandzukic. Entregues na partida, os Gunners se limitaram a um chute de longe de Sagna, enquanto correram o risco de tomar o quarto gol, em sequência de cruzamentos do Bayern. Se resta uma esperança aos ingleses, ela permanece acesa até o dia 13 de março, quando acontece o reencontro na Allianz Arena.

Formações iniciais

Arsenal x Bayern - Emirates

Destaque do jogo

O lado direito do Bayern Munique. Philipp Lahm e Thomas Müller se combinaram perfeitamente, tanto no ataque quanto na defesa. Os três gols dos bávaros nasceram em jogadas da dupla, responsável por quatro dos oito passes para finalização dados pelo time. Já na marcação, os alemães combinaram 16 roubadas de bola, neutralizando qualquer tentativa do Arsenal por aquele flanco.

Momento-chave

O primeiro gol do Bayern. Foi o suficiente para fazer com que a confiança do Arsenal desmoronasse, depois de um bom início. Os erros dos londrinos se tornaram mais comuns depois do tento, facilitando o sufoco exercido pelos alemães na metade inicial do primeiro tempo.

Os gols

7’/1T – GOL DO BAYERN! Boa trama dos bávaros pelo lado direito do ataque. Thomas Müller cruza para Toni Kroos, livre de marcação na entrada da área. O meia acerta belo chute de primeira, longe do alcance de Szczesny.

21’/1T – GOL DO BAYERN! Escanteio pela direita do ataque para o Bayern. Van Buyten desvia o cruzamento e Szczesny rebate no reflexo. No entanto, a bola sobra limpa para Thomas Müller completar na pequena área.

10’/2T – GOL DO ARSENAL! Equivocadamente, a arbitragem marca escanteio para os Gunners. Wilshere cobra, Neuer sai mal do gol e Podolski aparece sozinho para escorar de cabeça.

32’/2T – GOL DO BAYERN! Em contragolpe dos bávaros, Robben passa para Lahm e o lateral cruza rasteiro. Mandzukic aparece na segunda trave e, mesmo pressionado por Sagna, completa para as redes.

Curiosidade

O Bayern Munique marcou gols em todas as 33 partidas que disputou nesta temporada – são 87 tentos anotados, média de 2,63 por partida. E a defesa também garante os bons resultados, sendo vazada apenas 16 vezes – não tinha tomado gols nas cinco partidas anteriores em 2013.

Ficha técnica

ARSENAL 1X3 BAYERN MUNIQUE

 Arsenal_escudo Arsenal
Wojciech Szczesny, Bacary Sagna, Per Mertesacker, Laurent Koscielny e Thomas Vermaelen; Mikel Arteta e Aaron Ramsey (Thomas Rosicky, 26’/2T); Santi Cazorla, Jack Wilshere e Lukas Podolski (Olivier Giroud, 26’/2T); Theo Walcott. Técnico: Arsène Wenger.
 Bayern_escudo Bayern Munique
Manuel Neuer, Philipp Lahm, Daniel van Buyten, Dante e David Alaba; Javi Martínez e Bastian Schweinsteiger; Thomas Müller, Toni Kroos (Luiz Gustavo, 28’/2T) e Franck Ribéry (Arjen Robben, 18’/2T); Mario Mandzukic (Mario Gómez, 35’/2T). Técnico: Jupp Heynckes.
Local: Estádio Emirates, em Londres (ING)
Árbitro: Svein Oddvar Moen (NOR)
Gols: Toni Kroos, 7'/1T; Thomas Müller, 21'/1T; Lukas Podolski, 10'/2T; Mario Mandzukic, 32'/2T
Cartões amarelos: Thomas Vermaelen, Bacary Sagna, Lukas Podolski, Aaron Ramsey e Mikel Arteta (Arsenal); Bastian Schweinsteiger, Philipp Lahm e Thomas Müller (Bayern Munique)
Cartões vermelhos: Nenhum
Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo