Sempre arrasadora: Alemanha goleia e vive sua melhor campanha na história das Eliminatórias

A Alemanha pode não encantar tanto quanto em outros tempos mais recentes. Contudo, a eficiência continua enorme. E o time de Joachim Löw faz campanha irrepreensível nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018. Neste domingo, o Nationalelf atropelou o Azerbaijão. Encontrou suas dificuldades para abrir espaços na defesa adversária e tomou o empate numa sucessão de erros. Ainda assim, protagonizada por André Schürrle, a equipe goleou por 4 a 1 e manteve os 100% de aproveitamento na competição. Até o momento, é a melhor campanha dos alemães na história dos qualificatórios ao Mundial.
O jogo aconteceu em Baku, no Estádio Tofiq Bahramov, personagem de péssimas lembranças aos germânicos. O ex-árbitro atuou como auxiliar na decisão da Copa do Mundo de 1966 e validou o polêmico gol de Geoff Hurst. Curiosidade, mas que em nada influenciou a “vingança” da Alemanha. Uma das novidades no time titular, após Mesut Özil sentir lesão, André Schürrle abriu a contagem. O ponta aproveitou o passe de Jonas Hector, aos 19 minutos. O Nationalelf, entretanto, cederia o empate aos 31. Em uma bola perdida no campo de ataque, o Azerbaijão armou o contragolpe com velocidade e aproveitou os rombos, balançando as redes com Dima Nazarov.
O gol ao menos acordou a Alemanha. Cinco minutos depois, Thomas Müller já retomaria a vantagem, desta vez sem perdoar uma falha dos adversários, em lance iniciado por um desarme de Schürrle. Pouco depois, foi a vez de Mario Gómez desviar o cruzamento de Joshua Kimmich para as redes. O Azerbaijão atuava de maneira aplicada, enquanto os alemães diminuíram o ritmo na volta do intervalo. Mesmo assim, criaram mais chances, para que Schürrle fechasse a conta, em novo passe de Hector.
Ao lado da Suíça, a Alemanha é um dos únicos países europeus a vencerem seus cinco primeiros jogos nas Eliminatórias. Tamanha sequência não acontecia com o Nationalelf desde a década de 1980, com cinco triunfos em cinco rodadas também nas campanhas rumo aos Mundiais de 1982 e 1986. Ainda assim, o saldo dos germânicos é melhor desta vez do que nas ocasiões anteriores: o ataque anotou 20 gols, enquanto a defesa foi vazada só uma vez. A seleção acumula 28 partidas de invencibilidade nas Eliminatórias da Copa, desde a fatídica derrota para a Inglaterra por 5 a 1 em Munique, em 2001. Supremacia que torna a viagem à Rússia cada vez mais uma certeza para os comandados de Joachim Löw.