Alemanha

Sem perder o ritmo

Oito jogos, seis vitórias, a liderança no saldo de gols, melhor começo desde 1979. A manutenção do futebol envolvente e de velocidade proposto na temporada passada pelo técnico Bruno Labbadia unida à maturidade e à experiência e inteligência tática de Jupp Heynckes no banco de reservas conduzem o Bayer À perspectiva de estar na briga pelas vagas nas competições europeias ou até pelo titulo.

Além da experiência adquirida depois de uma queda livre na reta final da temporada passada, quando Bruno Labbadia trouxe novamente um futebol bonito e competitivo a Leverkusen, a qualidade do elenco também melhorou em relação ao time do ex-treinador. Daniel Schwaab e Eren Derdiyok chegaram e mostraram-se bons reforços e Toni Kroos não está deixando passar a chance que tanto queria de desenvolver seu futebol. Esteve entre os titulares em duas partidas e entrou no decorrer de cinco. Mesmo sem a referência de Renato Augusto, ausente no ultimo sábado, Kroos assumiu o lado esquerdo e marcou um dos gols da goleada por 4 a 0 diante do Nürnberg.

A vantagem na ponta garantida pelo saldo de gols tem responsável. O atacante Stefan Kiessling não perdeu o ritmo desde a ultima temporada. É um dos melhores jogadores da competição até agora e o clamor pela convocação para a seleção alemã continua. Kiessling, que chegou ao clube em 2006, vindo do Nürnberg, e foi conquistando seu espaço no time após a saída do atacante brasileiro França, pertence a uma lista de recorde formada por jogadores que marcaram gols em jogos consecutivos. E se também balançar as redes contra o Werder Bremen, neste fim de semana, será o único a fazer gols em seis jogos consecutivos do começo da temporada.

Atuando sempre em velocidade pelos lados, a partida do final de semana passado mostrou como é difícil conter a ação do ataque do Leverkusen, sem uma defesa muito bem postada. Nos primeiros 45 minutos do jogo, a vantagem no placar já era de 3 a 0.

Mas para que este esquema funcione, a segurança defensiva necessária para que o Leverkusen não se torne alvo fácil vem do capitão Simon Rolfes, volante que vive o melhor de sua carreira. Contra o Nürnberg, o Bayer completou cinco jogos sem levar gols.

O sucesso pode durar desta vez? Em duas semanas, em Hamburgo, a liderança da Bundesliga provavelmente estará em disputa. Na temporada passada, o futebol empolgante do Leverkusen só garantiu o time na final da Copa da Alemanha, onde a equipe saiu derrotada pelo Werder Bremen. Até onde vai o time a partir de agora?

Vale vaga

Para Alemanha e Rússia, é o jogo do ano. As seleções se enfrentam no estádio de Luzhniki, em Moscou, para decidir a primeira colocação do grupo e garantir uma vaga na Copa do Mundo de 2010.

A tensão é natural, mas Joachim Low mostra-se seguro em suas entrevistas. E, por enquanto, o principal assunto é a adaptação dos jogadores alemães ao gramado artificial e o encontro de Ballack com Hiddink.

O treinador alemão não quis confirmar o esquema tático do time e garantiu que pode escalar um 4-4-2 ou um 4-5-1. O ataque também é um mistério. 

Arminia Bielefeld assume a ponta

A vitória em cima do Karlsruhe na segunda-feira deixou o Arminia Bielefeld na ponta da tabela da 2.Bundesliga, com a vantagem no saldo de gols para o Kaiserslautern e o técnico Thomas Gerstner comemorou sua quinta vitória no caminho para o acesso.

A liderança é importante, mas o ambiente interno tumultuado pode atrapalhar a campanha do time. Paul Metzger assumiu recentemente a presidência e a permanência do gerente de futebol Rolf Dohmen ainda é discutida e o retorno do ex-treinador Edmund Becker, que foi apenas afastado, ao clube pode retornar a ser discutido. 

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo