AlemanhaChampions LeagueEuropa

Schalke ignora caldeirão e arranca empate do Galatasaray

O retorno do Galatasaray aos mata-matas da Liga dos Campeões foi cercado de expectativas. Os Aslanlar contavam com a força da Türk Telecom Arena, bem como a experiência de Drogba e Sneijder a seu favor. Entretanto, acabaram decepcionando a torcida. Em alguns momentos, o Schalke 04 parecia mesmo jogar em casa, tamanho era sua tranquilidade, e sai de Istambul com empate por 1 a 1. Bom resultado para o jogo de volta pelas oitavas de final da LC, marcado para o dia 12 de maio, em Gelsenkirchen.

Ignorando a falta de entrosamento, Fatih Terim escalou o Galatasaray com força máxima para a partida. No tradicional 4-4-2, Wesley Sneijder iniciou a partida aberto pela esquerda, enquanto Didier Drogba e Burak Yilmaz compunham o ataque. Já o Schalke 04 veio com desfalques, especialmente na defesa, mas ao menos contou com o retorno de Klaas-Jan Huntelaar.

A partida em Istambul teve primeiro tempo bastante aberto, com chances de gol para os dois lados. Logo no primeiro minuto, Jermaine Jones exigiu grande defesa de Fernando Muslera. Porém, o Galatasaray logo daria sua resposta, mais consistente no ataque nos primeiros instantes. Sneijder puxava as melhores chances e iniciou a jogada que terminou com o golaço de Burak Yilmaz, aos 12 minutos.

Drogba e Yilmaz se combinavam bem no ataque e permaneciam criando perigo para o Cim Bom. A partir dos 20 minutos, no entanto, os turcos passaram a se retrair demais e sofriam com a pressão do Schalke. Os Azuis Reais encontravam muitos espaços nas laterais e ameaçavam bastante nas investidas de Jefferson Farfán e Michel Bastos. Pouco antes do intervalo, por fim, o empate saiu em um contragolpe arrematado por Jones.

Diante das deficiências do time pelos lados, Fatih Terim tirou Sneijder e promoveu a entrada de Nordin Amrabat. O problema é que o Schalke continuava no controle das ações na partida, com os Aslanlar ainda recuados em seu campo. As poucas chances de ataque do time da casa vinham em bolas longas, que dificilmente davam resultado.

Somente nos 15 minutos finais é que o Galatasaray passou a sair para o jogo e buscar a vitória. Burak Yilmaz teve nos pés a chance do segundo gol, mas finalizou a centímetros da trave, enquanto Hildebrand fez milagre para desviar chute de Sabri Sarioglu. Para os cinco minutos finais, Terim resolveu arriscar, dando ainda mais força ao ataque com a entrada de Umut Bulut. O centroavante, porém, mal pegou na bola, sem mudar o resultado da partida.

Formações iniciais

Galatasaray x Schalke - Istambul

Destaque do jogo

Burak Yilmaz. O artilheiro da Liga dos Campeões roubou a cena diante de Drogba e Sneijder. O camisa 17 foi quem mais levou perigo no ataque do Galatasaray, anotando uma pintura e não garantindo o triunfo por detalhe no fim do jogo. A movimentação ao lado de Drogba atordoou Schalke durante o primeiro tempo e o turco seguiu protagonizando as melhores chances do time na volta do intervalo.

Momento-chave

A bola na trave de Hamit Altintop, aos 18 minutos do primeiro tempo. Em sua primeira chance no jogo, Drogba soltou a bomba e Hildebrand conseguiu espalmar. Com a zaga do Schalke desarrumada, Altintop teve grande oportunidade de anotar na sobra, mas acertou o travessão. Se fizesse, abriria dois gols de diferença para os Aslanlar.

Os gols

12’/1T – GOL DO GALATASARAY! Sneijder roubou a bola na esquerda e conectou com Drogba. O centroavante passou para Selçuk Inan, que serviu Burak Yilmaz. O artilheiro aplicou um lindo chapéu em Höwedes, invadiu a área e fuzilou Hildebrand.

45’/1T – GOL DO SCHALKE 04! Contra-ataque para os alemães. Farfán avançou pela direita e puxou a marcação de dois defensores. O peruano passou para Jones, livre pela esquerda e o volante só teve o trabalho de tirar do alcance de Muslera.

Curiosidade

Wesley Sneijder e Didier Drogba disputaram 128 partidas pela Liga dos Campeões, mais do que as 116 de todos os outros nove titulares somados. Além disso, o marfinense iguala Esteban Cambiasso como o quinto jogador nascido fora da Europa com mais participações na LC – 76, ao todo.

Ficha técnica

GALATASARAY X SCHALKE 04

 Galatasaray_escudo Galatasaray
Fernando Muslera, Sabri Sarioglu (Umut Bulut, 39’/2T), Semih Kaya, Danny Nounkeu e Albert Riera; Hamit Altintop (Emmanuel Eboué, 21’/2T), Selçuk Inan, Felipe Melo e Wesley Sneijder (Nordin Amrabat, intervalo); Burak Yilmaz e Didier Drogba. Técnico: Fatih Terim.
 Schalke_escudo Schalke 04
Timo Hildebrand, Marco Höger, Benedikt Höwedes, Joel Matip e Sead Kolasinac; Jermaine Jones e Roman Neustadter; Jefferson Farfán, Julian Draxler (Tranquillo Barnetta, 39’/2T) e Michel Bastos; Klaas-Jan Huntelaar (Teemu Pukki, 30’/T). Técnico: Jens Keller.
Local: Türk Telecom Arena, em Istambul (TUR)
Árbitro: William Collum (ESC)
Gols: Burak Yilmaz, 12’/1T; Jermaine Jones, 45’/1T
Cartões amarelos: Fernando Muslera, Selçuk Inan, Dany Nounkeu e Nordin Amrabat (Galatasaray); Marco Höger, Sead Kolasinac e Jermaine Jones (Schalke 04)
Cartões vermelhos: Nenhum

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo