Alemanha

Schalke e Bayern disputam chance de “reação”

Bayern Munique e Schalke 04 vivem situações relativamente parecidas. Afinal de contas, ambos já estão classificados para as oitavas de final da Liga dos Campeões, mas ainda sofrem com a irregularidade de seus desempenhos no Campeonato Alemão: enquanto os bávaros começou a subir apenas agora, chegando ao quinto lugar, os Azuis Reais penam na 15ª posição, ainda sob ameaça de rebaixamento. E é sob a necessidade de prosseguir com a reação que ambas as equipes se enfrentam, neste sábado, pela 15ª rodada do Campeonato Alemão.

E, no Bayern, sabe-se que a partida na Veltins Arena de Gelsenkirchen será dura. Primeiro, pela baixa temperatura, com a qual os jogadores do time de Louis van Gaal já começaram a sofrer. O único a ter certa tranquilidade foi o meio-campista ucraniano Anatoliy Tymoshchuk, que lembrou dos tempos em que defendia o Zenit: “Nós jogávamos com 23 graus abaixo de zero em São Petesburgo.” A outra razão foi a necessidade de subida do adversário, ainda de acordo com Tymoshchuk: “O Schalke é um bom time. A tabela não quer dizer nada para nós.”

E o atacante Franck Ribéry continuou reconhecendo que o time de Felix Magath será duro rival: “O Schalke está numa situação difícil, especialmente após perder por 5 a 0 para o Kaiserslautern. Será um jogo difícil, e eles virão com muita vontade, pois precisam dos pontos tanto quanto nós.” Falando sobre sua recuperação de uma lesão no tornozelo, Ribéry explicou: “Está melhorando. Estou retornando à forma, e me sinto melhor para driblar. A chave, agora, é jogar, redescobrir meu ritmo, e recuperar toda a confiança.”

No Schalke, para tentar a vitória, o clima é de apoio ao técnico Felix Magath. Ameaçado de demissão – a imprensa alemã já fala em discussões sobre o sucessor -, o treinador teve de se encontrar com a diretoria, na última quarta. E recebeu apoio do presidente do time, Clemens Toennies: “É besteira [falar em demissão. Magath nos disse como ele planeja melhorar a situação com o time, e estamos convencidos de que ele conseguirá. Eu tinha, e ainda tenho, mais expectativas com Magath do que, simplesmente, evitar o rebaixamento.”

Após adotar algumas duras medidas (por exemplo, diminuir as férias de Natal em cinco dias e treinar sem luvas ou toucas na neve), Magath mostrou mais confiança no time: “Apesar das condições adversas, a equipe tem treinado muito bem. Acho que os jogadores estão demonstrando caráter, e mostrando força para os torcedores.” O técnico ainda comemorou o fato de enfrentar o Bayern: “O time tem na ofensividade seu ponto forte, e joga para a frente. Para nós, é melhor do que enfrentar um time que seja forte e combativo.”

Líder da Bundesliga, o Borussia Dortmund fechará a rodada no domingo, enfrentando o Nürnberg. Além do bom desempenho na Alemanha, o time de Jürgen Klopp recuperou esperanças na Europa: com a vitória sobre o Karpaty, pela Liga Europa, o Dortmund manteve a chance de classificação para os 16-avos de final da competição. Falando sobre o jogo, o defensor Mats Hummels, autor de um dos gols contra o Karpaty, disse: “Sabemos que é muito difícil. Mas é claro que nos esforçaremos para levar três pontos de Nuremberg.”

Vice-líder, o Mainz enfrenta o Eintracht Frankfurt, fora de casa. E o técnico Thomas Tuchel disse esperar por um jogo empolgante: “O barulho no estádio será muito alto, e os torcedores vão tentar empurrar suas equipes até o limite.”

Confira os jogos da 15ª rodada do Campeonato Alemão:

Sexta-feira, 3/dezembro
St. Pauli x Kaiserslautern

Sábado, 4/dezembro
Stuttgart x Hoffenheim
Wolfsburg x Werder Bremen
Eintracht Frankfurt x Mainz
Mönchengladbach x Hannover 96
Freiburg x Hamburg
Schalke 04 x Bayern Munique

Domingo, 5/dezembro
Bayer Leverkusen x Köln
Nürnberg x Borussia Dortmund

Clique aqui para conferir a tabela e a classificação do Campeonato Alemão

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo