Alemanha

Schalke 04 com a cabeça no lugar

Os próprios Azuis Reais já sabem que estão no lucro na atual Liga dos Campeões. O time de Mirko Slomka não foi montado com esse objetivo e chegou entre os oito melhores da Europa por acaso. Claro, teve também competência para isso, mas não parecia algo nada palpável. Nesse estágio da competição, porém, isso pode ser positivo.

Tal eliminação para uma equipe como o Bayern de Munique, por exemplo, acarretaria um período de desânimo e uma conseqüente queda de produção. O Schalke, especialmente após ser batido pelo Barcelona na Veltins Arena, não pode perder o foco principal para as próximas semanas.

Manter-se entre os três primeiros que vão para a Champions League é o mais importante. Pela segunda rodada consecutiva, os Azuis Reais terminaram nessa faixa da tabela, algo que não ocorria desde o fim de setembro, na longínqua oitava rodada. A evolução do Schalke 04 desde a virada do ano é razoavelmente consistente para lhe colocar em igualdade de condições com Werder Bremen, Hamburgo e Leverkusen, também aspirantes às principais vagas européias.

Dois duelos diretos, aliás, devem ter efeito decisivo para essa definição. Em 12 de abril, o Schalke viaja para enfrentar o Werder Bremen, algo que se repete duas semanas depois, em Hamburgo. O retrospecto dos Azuis Reais nos jogos importantes recentes, porém, é desanimador. Bayer Leverkusen e Bayern de Munique, há poucas semanas atrás, venceram os Azuis Reais pelo placar mínimo.

Caso o desempenho europeu sirva de estímulo, mesmo que caia diante do Barcelona, o Schalke 04 cria um fato novo e importante incentivo para partir pra cima dos oponentes aos primeiros lugares. Elenco por elenco, os Azuis Reais têm também um grupo forte, ainda que Hamburgo e Werder Bremen possuam jogadores decisivos do quilate de Diego e Rafael van der Vaart.

Os últimos anos fizeram com que o Schalke 04 se acostumasse novamente com os primeiros lugares. Ainda que isso tenha se diluído em boa parte da temporada, Mirko Slomka conseguiu recolocar a jovem equipe de Gelsenkirchen na briga por um objetivo claro. Mantê-la neste patamar pelas próximas oito rodadas é um objetivo mais que claro.

Rodada maluca

Ninguém seria capaz de prever o que ocorreu no último fim-de-semana nos gramados alemães. Nada menos que os seis primeiros colocados não venceram seus jogos, protagonizando algo absolutamente imprevisível. Nesse cenário, a grande mudança na tabela foi a do Energie Cottbus, que até pouco tempo era lanterna do campeonato, mas venceu o Bayern de Munique na rodada retrasada e voltou a surpreender, agora superando o Hertha Berlim.

Pílulas da rodada

Hansa Rostock 0 x 1 Wolfsburg

Jogando em casa, o Hansa Rostock perdeu a partida nos últimos instantes com gol do polonês Krzynowek. Foi o sétimo jogo sem vitória do Hansa, que teve o goleiro Wächter em boa atuação. Por sua vez, os Lobos de Grafite têm quatro pontos de distância para a Copa da Uefa.

Karlsruhe 0 x 0 Schalke 04

Partida bastante equilibrada em Karlsruhe e a equipe da casa, que já foi a sensação da Bundesliga, é apenas nona. Para os Azuis Reais, às vésperas de jogo importante da Liga dos Campeões, um resultado válido.

Nuremberg 1 x 1 Bayern

No clássico da Bavária, o Bayern de Munique teve bastante dificuldade diante do lanterna Nuremberg. O líder precisou de um gol do insatisfeito Podolski, que havia pedido oportunidades durante a semana. Misimovic, maior destaque dos anfitriões, fez um golaço.

Bochum 3 x 3 Borussia Dortmund

Jogo naturalmente muito movimentado, com cinco gols no primeiro tempo. Quarto empate consecutivo do Bochum, que segue com uma campanha acima de suas possibilidades. Petric e especialmente Tinga foram mais uma vez muito bem no Dortmund.

Hamburg 1 x 1 Arminia Bielefeld

Resultado muito ruim para o Hamburgo, que jogou em casa e tinha o domínio da partida até a expulsão do tcheco Jarolim, em lance bizarro e pornográfico. O empate a poucos minutos do fim ainda deixou a sensação de sucesso para os perseguidores do Bayern. Nono jogo sem vitória do Arminia.

Bayer Leverkusen 0 x 2 Eintracht Frankfurt

Duelo marcado pelo inesperado gol contra de Kießling, responsável por derrubar o jovem time do Leverkusen. Foi a sétima vitória em dez jogos do ascendente time do Frankfurt. Caio, ex-Palmeiras, entrou no segundo tempo.

Werder Bremen 1 x 2 Duisburg

Novamente ficaram expostas as sensíveis fragilidades defensivas do Bremen. Ainda que com Frings em campo, o Werder foi inofensivo diante da vibrante equipe do Duisburg.

Hannover 0 x 0 Stuttgart

Quarto jogo sem vitória do Hannover, em boa partida do francês Ismael. Por sua vez, os Schwaben perdem a oportunidade de recuperar pontos perdidos no início da temporada, dificultando a aproximação das vagas européias.

Energie Cottbus 2 x 1 Hertha Berlim

Mineiro voltou a ser titular, fez gol e meteu bola na trave, mas o Hertha perdeu outra e se manteve em baixa. Ótimo resultado para o Cottbus.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo