Alemanha

Quando títulos não bastam

Não dá para contestar que o Bayern é sim um time técnico, que joga bonito e de forma empolgante. No entanto, a eliminação da melhor equipe da Alemanha para o campeão russo Zenit mostrou mais que o fim da possibilidade de uma equipe do país encerrar a temporada com um título europeu. Esta derrota, considerada vergonhosa, fez com que uma discussão viesse (ou voltasse) à tona entre os alemães: em que nível está o futebol do país em relação aos outros campeonatos do continente?

Foi uma retumbante derrota. Por um placar até então impensável de um time milionário e cheio de valores individuais sendo superado por uma equipe com pouca tradição internacional e com nomes até então desconhecidos fez com que até mesmo o técnico da Nationalelf, Joachim Löw se pronunciasse: “Isso tem que forçar todo mundo a pensar sobre o que podemos fazer para melhorar. Nós temos sim, que desenvolver nosso futebol para permanecer entre os melhores do mundo”.

Ao Bayern München, que tentou acalmar sua torcida com contratações de respeito após o desastre na última temporada, restou comemorar mais um título caseiro, o vigésimo primeiro na história do clube. Para torcedores em geral, ficou a impressão de uma temporada, em parte, decepcionante.

Um dos principais problemas apontados como determinantes para esta “desconfiança”, diz respeito justamente ao banco de reservas, acredita-se que os treinadores alemães são conservadores e não se arriscam em formações táticas mais modernas em seus times.

Por tudo isso, muitos defendem a “importação” de treinadores estrangeiros, algo comum na dominante Premier League inglesa e rara na discutida Bundesliga. Na visão dos defensores de tal tese, isso poderia melhorar o futebol no país. Reflexos de uma temporada na qual o time hegemônico percebe que ser campeão (alemão) não é o bastante.

2.Bundesliga

Na reta final, a segunda divisão terá nas próximas rodadas, partidas decisivas e qualquer pontinho fará muita diferença na briga pelo acesso.

Com 63 pontos assegurados, o Borússia Mönchengladbach já pode comemorar a conquista de uma das vagas. Na disputa pelas duas restantes estão, teoricamente, cinco equipes: Köln, Freiburg, Mainz, Hoffenheim e Fürth. Na prática a disputa deve ficar mesmo entre Mainz 05, Köln e Hoffenheim.

Dinheiro em caixa, um bom elenco e um treinador considerado um dos melhores do país fizeram com que o Hoffenheim, em sua primeira temporada na segunda divisão ocupasse as primeiras colocações durante quase toda a competição, o que fez com que o time vislumbrasse a possibilidade real de chegar à Bundesliga. Porém, as coisas não foram muito bem no último domingo.

A derrota por 3 a 1 para o FC Köln na disputa direta pela vaga, em Colônia, afastou a equipe de Ralf Rangnick da disputa. Para piorar a situação, o brasileiro Carlos Eduardo foi expulso por atingir a cabeça do meia leonês Roda Antar com um chute. O árbitro não viu, mas as imagens confirmaram a agressão o que lhe rendeu uma suspensão de três partidas tirando o brasileiro do restante da temporada. Eduardo marcou cinco gols em 22 jogos.

Porém, a rodada deste meio de semana deixou a disputa ainda mais embolada, a vitória por 3 a 1 em cima do Koblenz e a derrota por 1 a 0 do Mainz para o Aachen deixou o Hoffenheim com a terceira posição na tabela.

Futuro próximo

Passada a ressaca da conquista do título da Bundesliga, as especulações sobre quem vai e quem fica já começaram no Bayern. Com a responsabilidade de fazer uma boa campanha na volta à Liga dos Campeões, alguns jogadores devem deixar o clube da Baviera e se a equipe mantiver o costume de desembolsar milhões a cada início de temporada, alguns reforços poderosos também devem chegar.

Além do treinador Ottmar Hitzfeld substituído por Jürgen Klinsmann e Oliver Kahn que se despede dos gramados, estão entre os que podem deixar o clube Phillip Lahm que ainda não aceitou as condições para sua renovação de contrato e o eterno insatisfeito Sagnol.

 

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo