Alemanha

Prestígio recuperado

Na temporada passada, o Bayern Munique investiu pesado na contratação de reforços para conquistar novamente a Bundesliga, que havia sido perdida para o Wolfsburg em 2008/09. Entre os novos jogadores do clube, no entanto, apenas Arjen Robben deu retorno imediato, se consagrando como o melhor jogador da Bundesliga e o mais decisivo do clube na Liga dos Campeões, competição na qual Ivica Olic, contratado junto ao Hamburg, também brilhou, sobretudo nos jogos contra Manchester United e Lyon.

No início de 2010/11, porém, ambos se machucaram, assim como Frank Ribéry e Miroslav Klose, o que complicou a situação do time na Bundesliga. Não havia outra saída para Louis van Gaal a não ser confiar nos reservas, e dois jogadores em especial aproveitaram a oportunidade para mostrar que o dinheiro gasto com eles há um ano não foi jogado fora: o centroavante Mario Gómez, que já foi tema de uma coluna anterior, e o volante Anatoly Tymoshchuk, que se tornou um dos pilares de sustentação do meio-campo bávaro nas últimas partidas.

Tymoshchuk, que em 2009/10 só entrava na metade do segundo tempo das partidas para “reforçar a marcação” ou “segurar o jogo”, chegou a ser aconselhado por Van Gaal a sair do clube antes do início da temporada. O argumento do holandês é que, como o volante já tem 31 anos e estava na reserva, seria melhor para ele mudar de ares e buscar uma equipe onde tivesse mais perspectivas de atuar, já que os volantes bávaros, Van Bommel e Schweinsteiger, eram titulares indiscutíveis naquele momento haviam feito – especialmente o segundo – uma excelente Copa do Mundo.

Com o tempo, porém, as lesões esfacelaram o meio-campo bávaro. O primeiro foi Robben, que chegou da Copa do Mundo contundido e é o motivo de uma briga do Bayern com a Federação Holandesa. Logo depois foi a vez de Ribéry, que machucou o tornozelo e passou dois meses parado. Olic, que não disputou o Mundial, rompeu os ligamentos do joelho e, na melhor das hipóteses, voltará no fim da temporada. Klose, Van Bommel e Schweinsteiger também desfalcaram a equipe, por contusão, mas somente o primeiro continua no departamento médico.

Com tantos problemas, Tymoshchuk teve a sua chance e não desperdiçou. Jogando às vezes de zagueiro, como nesta quarta-feira contra o Basel em que marcou um gol na vitória por 3 a 0, ele cobriu um espaço aberto pela má fase – permanente? – de Van Buyten e Demichelis. Outra prova de que Van Gaal não está satisfeito com a dupla da temporada passada é que o brasileiro Breno, outrora descartado no clube, é titular no momento, embora tenha entregado a rapadura na derrota por 2 a 0 contra o Schalke 04, no último sábado.

O ucraniano também teve chances como volante na equipe junto com Andreas Ottl, outro ressuscitado por Van Gaal. As supracitadas lesões e a má fase técnica de Thomas Müller, que chegou a ser barrado, empurraram Schweinsteiger para a posição de meia central, com Hamit Altintop pela direita e Toni Kroos pela esquerda. A mudança motivou a reação do clube, que chegou a ocupar a 13ª posição no campeonato, mas agora está em sétimo com 23 pontos. E Tymoshchuk passou de reserva obscuro a candidato a uma vaga de titular, marcando três gols nas oito partidas que disputou na Bundesliga e se tornando o melhor jogador da equipe na competição.

Borussia Dortmund é campeão de inverno

Monstruosa. Talvez seja esse o adjetivo mais adequado para definir a campanha do Borussia Dortmund no primeiro turno da Bundesliga. O clube assegurou o título de campeão de inverno com duas rodadas de antecipação e lidera a competição com 40 pontos, dez a mais do que o segundo colocado Mainz 05, que foi derrotado por 2 a 1 pelo Eintracht Frankfurt e agora já é incomodado por Bayer Leverkusen e Hannover.

Quem parece ter se recuperado de vez foi o Schalke 04, que se classificou em primeiro lugar no Grupo B da Liga dos Campeões ao derrotar o Benfica por 2 a 1 fora de casa nesta terça-feira. De quebra, os azuis reais se afastaram da zona de rebaixamento da Bundesliga ao terem vencido o Bayern Munique por 2 a 0 no último sábado.
 

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo