Alemanha

O pouco que mudou

A pausa de inverno aconteceu quando a disputa se acirrava na ponta da tabela, o que deixou um sentimento de que o duelo seria emocionante no segundo turno. Na volta da temporada, uma bela recepção ao Hoffenheim: o líder venceu sem muitos problemas o Energie Cottbus e viu a derrota de seu maior perseguidor, o Bayern de Munique para o Hamburgo.

Na partida realizada na Nordbank-Arena, a vitória por 1 a 0 – apesar da falta de oportunidades do time da casa- foi merecida. O Hamburg soube explorar mais as jogadas pelas laterais e teve um centroavante, Mladen Petric (mais inspirado que a dupla Toni e Klose), que mostrou que a boa fase deve continuar ao marcar o único gol da partida aos 44 minutos do primeiro tempo, de cabeça, aproveitando o cruzamento de Jarolim.

A partida mostrou que algumas intervenções feitas pelo técnico Martin Jol, como Pitroipa e Guerrero, que atuou no lugar de Olic, já como possibilidade para substituir o jogador que em janeiro de 2009, defenderá o adversário desta sexta. Ao Bayern coube em boa parte do jogo segurar o adversário. Até o momento que passou a pressionar, nos minutos finais. Mais do que a vitória, o Hamburg mostrou que está na briga pelo título.

A novíssima Rhein-Neckar-Arena estava lotada para ver, pela primeira vez, o Hoffenheim que não decepcionou e venceu o Energie Cottbus por 2 a 0. Sem Ibisevic, Sanogo iniciou a partida entre os titulares e para amenizar a desconfiança, esterou com um gol. Também sem o ala Obasi, Demba Ba foi o protagonista e autor do primeiro gol da equipe.

Para a apreensão dos torcedores, Hildebrand, após um choque em uma dividida, foi substituído por Haas. Lesionado, ele aumentou a lista do Hoffenheim de jogadores lesionados e ainda não tem previsão de volta aos gramados. Mesmo assim, o resultado final da rodada não foi nada mal para a equipe do técnico Ralf Rangnick.

E a janela?

Como já se podia esperar, o mercado de transferências na Alemanha não se movimentou além de suas possibilidades. Alguns jogadores saíram, muitos apenas trocaram de clubes (e de ares) dentro do próprio país e poucos reforços mais “expressivos” chegaram para a continuação da temporada.

Algumas contratações, claro, merecem menção, como a ida do atacante há tempos improdutivo Boubacar Sanogo para o Hoffenheim, assim como a chegada de Timo Hildebrand ao líder da Bundesliga, a contratação de Marko Babic pelo Hertha Berlim e finalmente, o desejo realizado do Borussia Dortmund: trazer Kevin Prince Boateng, atacante que estava na reserva do Tottenham, a saída de De Jong para o Manchester City.

Mas apesar do mercado não ter sido muito agitado, algumas transações merecem destaque. A aposta do Bayern de Munique no ucraniano Anatoliy Tymoschuk tem grandes possibilidades de dar certo. Líder (e capitão) do Zenit Saint Petersburgo, foi campeão nacional em 2007 e da Copa Uefa no ano passado. Forte na marcação, costuma jogar à frente dos zagueiros, como um primeiro volante, tem um bom passe e costuma chegar no ataque (marcou 8 gosl na temporada passada). Uma boa opção para o técnico Klinsmann para substituir van Bommel, ou mesmo para atuar ao seu lado em um meio campo com mais força de marcação.

No último dia para as transferências, um surpreendente, mas bom negócio: o empréstimo (até junho de 2010) de Toni Kroos, jovem meia do Bayern de Munique ao rival Bayer Leverkusen. A revelação, com ótimas passagens também pelas seleções de base, teve seu desejo atendido, após reclamar das poucas oportunidades entre os titulares. Com a preocupação de não desenvolver seu futebol (sentimento que também era da equipe de Munique), Kroos defenderá uma equipe com espaço para atuar com liberdade. O “problema” agora é do técnico Bruno Labbadia que terá que encontrar um espaço para o garoto em um meio campo que funcionou bem, apesar da juventude, na primeira metade do campeonato.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo