Alemanha

O dilema de Neuer

Há cerca de dez dias, Oliver Kahn declarou que Manuel Neuer precisa sair do Schalke 04 para crescer, e ao mesmo tempo recomendou a contratação dele para o Bayer Munique. A notícia repercutiu um bocado na Alemanha, sobretudo por uma certa “rivalidade” entre as duas equipes e pela ligação de Neuer com os azuis reais, que pode ser classificada como fraternal. Ao analisarmos friamente a questão, porém, é possível concluir que Kahn tem uma boa dose de razão quando afirma que o atual goleiro titular da seleção alemã precisa mudar de ares para continuar crescendo.

O raciocínio é simples: se continuar no Schalke, Neuer terá chances reduzidas de conquistar títulos ou se consagrar como ídolo nacional. Uma conquista episódica da Bundesliga é algo que pode acontecer, mas uma sequência de taças levantadas parece impossível para o time de Gelsenkirchen, que teve um início de temporada pavoroso e só agora parece conseguir se recuperar na tabela. A equipe perdeu seus principais jogadores e o relacionamento de Felix Magath com o grupo – incluindo o goleiro – não é dos melhores.

Neuer, porém, está se salvando do desastre com classe. Com grandes defesas, ele tem demonstrado muita regularidade, acompanhada de uma segurança que não exibia antes da Copa do Mundo. Pode-se afirmar sem nenhum pudor que a titularidade na África do Sul, que só veio em função lesão de Rene Adler, fez muito bem a ele. Na Bundesliga, o goleiro exerce um papel similar ao que Júlio César exercia em 2004, quando era um dos melhores da posição do campeonato atuando pelo Flamengo, mas não era, em hipótese alguma, ajudado pela defesa.

No Bayern, Neuer seria titular absoluto, pois Hans-Jörg Butt parece estar numa fase descendente da carreira e Thomas Kraft, atual reserva, já mostrou talento, mas parece não ter cancha suficiente para atuar em um clube grande no momento e muito provavelmente será emprestado. Outra opção seria Tobias Sippel, excelente goleiro do Kaiserslautern que atua na seleção alemã sub-21 e já foi convocado para a profissional. Mas, nesse caso, também seria uma aposta, e os bávaros precisam de uma certeza.

Com a titularidade em uma grande equipe, ele poderia lutar por títulos e decolar de vez uma carreira que se desenha fantástica em seu início, mas que corre o risco de estagnar caso não haja uma motivação permanente. O próprio Kahn tem uma experiência para contar nesse sentido, pois evoluiu muito a partir do momento em que trocou o modesto Karlsruher, hoje na 2. Bundesliga, pelo próprio Bayern Munique em 1994.

Contra a transferência, pesa o fato de Neuer ter uma ligação quase que umbilical com o Schalke 04, clube em que atua desde os cinco anos de idade e no qual pretende ser campeão alemão um dia. Em transmissões televisivas da Bundesliga para o Brasil, sempre é repetida a história de que o goleiro chorou com o gol marcado pelo Bayern Munique nos acréscimos que tirou o título dos azuis reais na temporada 2000/01, e que por isso uma transferência para a Bavária seria muito difícil de acontecer. Resta saber o quanto esse amor irá pesar na hora de tomar uma decisão profissional.

No que depender de Bastian Schweinsteiger, porém, o negócio pode sair sem problemas. O meia declarou recentemente que o Bayern “não tem problemas no gol, mas trazer Neuer seria ter a oportunidade de contar com o melhor goleiro da Alemanha no momento, e eu quero que o Bayern sempre conte com os melhores jogadores”, disse ao site Sport1.

Outra possibilidade seria Neuer se mudar para o Manchester United, que perderá Van der Sar e já procura um grande goleiro para substituí-lo. Ele provavelmente sofreria para se adaptar no início, mas, se manter a forma que exibe no Schalke, conquistará com facilidade os torcedores dos Red Devils. A “concorrência”, neste caso, parece ser com David De Gea, de apenas 20 anos, que fez uma temporada de estreia espetacular com o Atlético de Madrid em 2009/10, mas, prejudicado por uma lesão nas costas, não repete o desempenho em 2010/11.

O goleiro, porém, se faz de desentendido e afirma que espera jogar a próxima temporada pelo Schalke 04. Mas desde que o futebol é futebol, “mudanças de ideia” são frequentes quando jogadores se deparam com esse tipo de situação, sobretudo quando se pode aliar um ganho financeiro substancial com a possibilidade de êxito esportivo, que nesse momento é reduzida em Gelsenkirchen, por mais que o clube tenha sobrevivido à primeira fase da Liga dos Campeões.

Borussia Dortmund eliminado da Liga Europa

Depois de um bom começo de jogo com um gol de Shinji Kagawa logo aos quatro minutos do primeiro tempo, o Borussia Dortmund permitiu a virada ao Sevilla e até chegou ao empate, mas o resultado de 2 a 2 não foi suficiente para que os aurinegros pudessem avançar na Liga Europa. E, se considerarmos os resultados anteriores obtidos pelo clube na competição, é perfeitamente possível concluir que a eliminação foi justa.

Entre os adversário de seu grupo, o Dortmund venceu apenas o Kaarpaty Lviv, nas duas partidas. Contra Sevilla e Paris Saint-Germain, os dois times que se classificaram, foram três empates e uma derrota em quatro partidas, o que ainda denota uma certa imaturidade da equipe quando cruza as fronteiras alemã. O excesso de juventude do time titular pode ser usado, por enquanto, para explicar o fracasso, mas nas próximas temporadas as análises certamente não serão tão benevolentes assim, sobretudo porque o clube provavelmente disputará a Liga dos Campeões.

Além da eliminação, as especulações sobre a saída de alguns jogadores da equipe certamente já preocupam o técnico Jürgen Klopp. O centroavante Lucas Barrios já foi especulado no Real Madrid e o zagueiro Mats Hummels, apontado como o melhor da Bundesliga até o momento, provavelmente voltará ao Bayern Munique em 2012, quando os bávaros pretendem comprá-lo de volta fazendo valer a cláusula no contrato de venda feito em 2009. O meia japonês Shinji Kagawa, que vem gastando a bola, interessa ao Atlético de Madrid.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo