AlemanhaBundesliga

O 11 da Bundesliga

Com apenas uma rodada para o final da Bundesliga, já não há mais quase nada para se disputar na Alemanha. As únicas disputas são por uma vaga direta na Liga Europa – Stuttgart e Bayer Leverkusen brigam pelo posto – e para saber quem é o último rebaixado – Hertha Berlim ou Köln lutam para sair dessa situação -. Assim, já podem ser feitas as tradicionais escolhas dos melhores da temporada, e a primeira delas é a seleção da Bundesliga. Confira abaixo os onze escolhidos da coluna.

Goleiro – Marc-André ter Stegen (Borussia Mönchengladbach)

Um goleiraço de 20 anos. Maduro, regular e com qualidade técnica acima da média, Ter Stegen foi o líder de uma defesa que se destacou pela solidez em grandes jogos, e brilhou em algumas partidas, como o confronto contra o Bayern Munique na primeira rodada. Se mantiver o nível, é nome para disputar posição com Manuel Neuer na seleção alemã nos próximos anos.

Lateral direito- Lukasz Piszczek (Borussia Dortmund)

Muito regular e decisivo em alguns momentos. Assim pode ser definido o desempenho de Lukasz Piszczek, lateral sempre firme na marcação e que contribuiu para a campanha do bicampeonato do Borussia Dortmund com um gol fundamental no clássico contra o Schalke 04. Inferior tecnicamente a Philipp Lahm, compensa com uma impressionante aplicação tática e é um dos principais nomes da seleção polonesa para a disputa da Eurocopa 2012.

Zagueiro – Mats Hummels (Borussia Dortmund)

Um pouco menos espetacular do que na temporada passada, Mats Hummels mostrou mais uma vez que é o melhor zagueiro alemão em atividade após falhar em momentos decisivos da Liga dos Campeões. Após a prematura eliminação do Dortmund na fase de grupos, ele voltou a crescer na Bundesliga e mostrou as já conhecidas qualidades nos lançamentos e no jogo aéreo. É cobiçado por vários clubes.

Zagueiro – Dante (Borussia Mönchengladbach)

Destaque em 2010/11 quando o Gladbach escapou por pouco do rebaixamento, Dante cresceu muito na temporada atual junto com o time inteiro. Seguro na marcação, foi batido poucas vezes e ainda por cima assumiu a postura de um dos líderes do elenco. A recompensa foi anunciada no fim da semana passada, com a confirmação da transferência para o Bayern Munique.

Lateral esquerdo – Christian Fuchs (Schalke 04)

Após boa temporada no Mainz 05 em 2010/11, Christian Fuchs mudou-se para o Schalke 04 e não decepcionou: com dois gols marcados e sete assistências, mostrou-se muito confiável e resolveu um problema que incomodou bastante os azuis reais nas últimas temporadas. Na marcação também mostra regularidade, e se não fosse austríaco, certamente seria titular na seleção alemã.

Volante – Sven Bender (Borussia Dortmund)

Ofuscado pelo grande desempenho de Nuri Sahin em 2010/11, Sven Bender passou a ter uma função mais ofensiva no Borussia Dortmund e provou que não é apenas um grande marcador. Alto, forte e rápido, chegou bem ao ataque em várias situações, marcou um gol, deu três assistências e muito equilíbrio ao time, sobretudo nas jogadas aéreas e na construção coletiva de jogadas.

Volante – Toni Kroos (Bayern Munique)

Durante boa parte da temporada, Toni Kroos teve a missão de substituir  Bastian Schweinsteiger, um dos melhores volantes do mundo. E não decepcionou em nenhum momento. Confiável com a bola nos pés, mostrou-se extremamente perigoso nas bolas paradas e conseguiu dar ritmo de jogo ao time em vários momentos. Garantiu vaga na Eurocopa e pode até tomar a posição de Sami Khedira no meio-campo, embora tenha atuado como meia no fim da temporada.

Meia esquerda – Frank Ribéry (Bayern Munique)

Genial em diversos momentos, Frank Ribéry carregou o Bayern Munique nas costas em algumas oportunidades na Bundesliga. Com 12 gols e impressionantes 18 assistências, foi o maior “garçom” do campeonato e, mais do que isso, dissipou as dúvidas que existiam sobre seu estado físico após sofrer com diversas lesões em 2010/11. Se a França for bem na Eurocopa, ele corre o risco de ir à final da disputa pelo prêmio de melhor do mundo.

Meia direita – Marco Reus (Borussia Mönchengladbach)

Individualmente, o craque do campeonato. Rápido, habilidoso e preciso com a bola nos pés, participou de 26 dos 46 gols da equipe até o momento, marcando 16 e dando dez assistências. O desempenho chamou a atenção de Bayern Munique e Borussia Dortmund, que travaram uma disputa feroz pela contratação do meia. O Dortmund venceu e pagou € 17,5 milhões pela negociação.

Meia central – Shinji Kagawa (Borussia Dortmund)

Depois de surpreender em 2010/11, Shinji Kagawa se machucou na metade do campeonato, perdeu todo o segundo turno e viu Mario Götze brilhar em campo, roubando a cena. Em 2011/12 foi o contrário: Götze se machucou e Kagawa teve de segurar as pontas. Não decepcionou: com 13 gols e nove assistências, foi destaque individual em um time que se sobressaiu pelo desempenho coletivo.

Centroavante – Klaas-Jan Huntelaar (Schalke 04)

Por enquanto, Huntelaar trava uma briga pesada pela artilharia com Mario Gómez (Vence por 27 a 26), mas a importância simbólica dele para o Schalke 04 é um pouco maior. O atacante holandês de 28 anos foi fundamental na campanha que marcou o retorno dos azuis reais à Liga dos Campeões após um ano de ausência e, mais do que isso, conquistou o coração da torcida.

Reservas: Em um time titular, só cabem 11 jogadores, mas a Bundesliga teve outros destaques que merecem ser contemplados. A seleção reserva da coluna fica com: Ron-Robert Zieler (Hannover 96), Philipp Lahm (Bayern Munique), Benedikt Höwedes (Schalke 04), Holger Badstuber (Bayern Munique) e Marcel Schmelzer (Borussia Dortmund); Luiz Gustavo (Bayern Munique), Bastian Schweinsteiger (Bayern Munique), Arjen Robben (Bayern Munique) e Lukas Podolski (Köln); Mario Gómez (Bayern Munique) e Claudio Pizarro (Werder Bremen).

Técnicos do ano: Jürgen Klopp (Borussia Dortmund) e Lucien Favre (Borussia Mönchengladbach).

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo