Alemanha

Nos 25 anos da queda do Muro de Berlim, o passado e o presente do futebol na Alemanha dividida

A Alemanha virou sinônimo de futebol grandioso. O país que teve uma de suas piores gerações na virada do século se reorganizou, revelou talentos para todo lado, estruturou uma liga que serve de modelo no mundo, meteu 7 a 1 no Brasil numa semifinal de Copa no Mineirão e conquistou o tetra em cima da Argentina de Messi. Curiosamente, é a primeira vez que os alemães estão no topo desde a reunificação do país, oficalizada em outubro de 1990.

Só essa constatação já mostra como juntar Alemanha Ocidental e Oriental não foi uma coisa tão simples assim. Um processo que começou há 25 anos, com derrubada do Muro de Berlim em 9 de novembro de 1989. Desde então, a história futebolística de um país praticamente sumiu, e toda essa região até hoje tenta se estabelecer no cenário esportivo.

Por isso, os 25 anos da queda do “Muro da Vergonha” são o tema desta semana da Trivela. Confira as cinco matérias publicadas no Tema da Semana.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo