Alemanha

Na volta da Bundesliga, Bayern faz mistério

Na 5ª rodada da Bundesliga, que se inicia neste sábado, com sete jogos, o Bayern de Munique ainda guarda segredos sobre a dupla dos principais jogadores da equipe. Ainda não é certo que Arjen Robben e Franck Ribéry serão escalados pelo técnico Louis van Gaal para o jogo que abre a rodada, contra o Borussia Dortmund, fora de casa.

Com ambos voltando de compromissos por suas seleções, nas Eliminatórias para a Copa de 2010, Van Gaal declinou de confirmar que ambos jogarão contra o time de Dortmund: “Tudo é possível. Esperarei até o último treino antes do jogo para decidir.” A probabilidade maior é de que Ribéry fique no banco de reservas, por não ter conseguido ritmo de jogo pela seleção da França, entrando apenas no decorrer dos jogos. Já Robben deve estar entre os titulares.

Com relação aos desfalques, dois atacantes chamam a atenção. Enquanto Miroslav Klose ficará de fora por uma semana, para recuperar a forma, Luca Toni voltou apenas nesta semana aos treinos com o elenco, depois de sofrer com dores no calcanhar. Segundo Van Gaal, “Toni parece bem”.

Do lado dos aurinegros, o técnico Jürgen Klopp só terá como desfalque o zagueiro Sebastian Kehl, que pode passar por cirurgia na virilha, o que o faria desfalcar o Borussia até 2010. Klopp anunciou estilo destemido para a equipe, contra os bávaros: “Não vamos ficar em nosso próprio campo.” Já o defensor Patrick Owomoyela anunciou que o BVB deverá pressionar bastante os visitantes em casa: “O Bayern gosta de tudo, menos de enfrentar um jogo decisivo.”

Líderes têm desafio

Mantendo a primeira posição, por ter mais gols marcados do que o Bayer Leverkusen (12 contra 10), o Hamburg tem um grande desafio para tentar manter-se entre os líderes do Alemão. A equipe treinada por Bruno Labbadia recebe, em casa, o Stuttgart, que venceu cinco dos sete últimos jogos contra os hanseáticos.

Para piorar os problemas dos Rothosen, Labbadia perderá por um longo tempo o atacante Jose Paolo Guerrero. O jogador peruano voltou dos compromissos com sua seleção, pelas Eliminatórias da Copa, com rompimento dos ligamentos cruzados do joelho, o que o deixará de fora do elenco. Já sem o namibiano Collin Benjamin, também com uma recuperação longa após lesão no joelho, Labbadia lamentou: “É um grande abatimento para mim e o time. É o segundo jogador que perdemos num espaço de alguns dias.”

Os visitantes podem ter a estreia de Zdravko Kuzmanovic, já apresentado ao time. Porém, o treinador Markus Babbel afirmou não saber se o sérvio será relacionado: “Há algumas escolhas duras a fazer, todos os jogadores estão à disposição. O Hamburg joga um futebol sólido e ofensivo. Teremos de dar tudo, se quisermos tirar pontos dos líderes do campeonato. O jogo tem uma dimensão semelhante à da Liga dos Campeões.”

O Bayer Leverkusen, por sua vez, tem um desafio ainda mais árduo. A equipe das Aspirinas enfrenta o atual campeão Wolfsburg, na Wolkswagen Arena. O técnico Jupp Heynckes ainda não tem a certeza da presença de Michal Kadlec, que está se recuperando de problemas no tornozelo, após jogar pela República Tcheca. O defensor Stefan Reinartz está fora do jogo, com lesão na coxa.

Os Lobos entram numa dura semana. Em busca da recuperação, após os 3 a 0 sofridos contra o Bayern de Munique, o time também estreará na Liga dos Campeões, na próxima quarta, contra o CSKA Moscou. O técnico Armin Veh alertou para a capacidade do Bayer: “O Leverkusen é um time muito forte, e são particularmente perigosos no ataque. Foram a mesma coisa na última temporada, e não houve razão para não deslancharem na tabela, no primeiro turno. Tenho o time entre aqueles que estarão disputando alguma coisa, a longo prazo.”

Confira os jogos da 5ª rodada do Campeonato Alemão

Sábado, 12/setembro
Borussia Dortmund x Bayern de Munique
Hoffenheim x Bochum
Freiburg x Eintracht Frankfurt
Mainz x Hertha Berlim
Wolfsburg x Bayer Leverkusen
Nürnberg x Mönchengladbach
Hamburg x Stuttgart

Domingo, 13/setembro
Werder Bremen x Hannover 96
Colônia x Schalke 04

Clique aqui e confira a tabela e a classificação do Campeonato Alemão

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo