Alemanha

‘Faz temporada fantástica’: Flop do Liverpool é cotado por ídolo alemão a estar na Copa do Mundo

Goleiro dá a volta por cima na carreira ao defender o Schalke 04 e pode sonhar em estar na lista de Julian Nagelsmann por vaga em aberto

Quase sete anos se passaram desde que Loris Karius ficou marcado por falhas importantes na final da Champion League 2017/18 em Real Madrid x Liverpool. O goleiro mostrou nesta temporada que conseguiu dar a volta por cima depois do destaque negativo. Agora, um dos maiores ídolos da Alemanha diz que ele deve ser cotado a estar na Copa do Mundo 2026.

“Vale a pena ser considerado. Faz uma temporada fantástica, é um fator muito importante”, disse ninguém menos que Oliver Kahn, multicampeão com o Bayern de Munique e vice-campeão do mundo em 2002. A declaração ocorreu durante o programa alemão “Triple”.

— Karius tem muita bagagem e experiência internacional — complementou.

Caminhos de Karius e Schalke se cruzam e formam parceria sólida

A virada de Karius ocorreu de modo bem gradual. Saiu do Liverpool pouco depois da decisão da Champions de 2018 rumo ao Besiktas. Ele ficou no futebol turco até 2020, quando voltou à terra natal para defender o Union Berlin.

As duas mudanças foram por empréstimo e não surtiram o efeito desejado para nenhum dos envolvidos. O goleiro voltou aos Reds em junho de 2021 e lá permaneceu por uma temporada, sem sequer entrar em campo.

O contrato terminou e o jogador se viu sem clube por dois meses. Logo após, acertou com o Newcastle. Foram somente dois jogos em dois anos nos Magpies, e novamente a mudança não teve impacto significativo.

Karius ficou sem clube entre julho de 2024 e janeiro de 2025, quando aceitou a proposta do Schalke 04. A tradicional equipe alemã, assim como o jogador, pleiteava recomeço e reconstrução.

Karius em jogo do Schalke 04 na Bundesliga 2
Karius em jogo do Schalke 04 na Bundesliga 2 (Foto: Imago)

O Schalke foi rebaixado à Bundesliga 2 em 2022/23, apenas um ano depois de retornar à primeira divisão. O clube ainda não conseguiu acesso à elite após isso, porém, a campanha atual indica ser questão de tempo para atingir o objetivo.

O time comandado por Miron Muslic é líder da segunda divisão com 38 pontos em 18 jogos. Elversberg e Darmstadt, segundo e terceiro colocado, respectivamente, têm quatro pontos a menos.

Uma das fortalezas dos Azuis Reais em relação aos demais 17 clubes da liga é a defesa sólida. Karius sofreu somente 10 gols e regista 10 partidas de clean sheets. “Sem ele, o Schalke provavelmente não estaria onde está”, afirmou Kahn.

Roman Weidenfeller, ex-goleiro do Borussia Dortmund e um dos suplentes de Manuel Neuer na Copa do Mundo de 2014, concordou com o compatriota e considerou que Karius deveria estar entre as opções de Julian Nagelsmann na Copa.

Oliver Baumann, do Hoffenheim, é o número um da posição na Alemanha, e Dahmen (Augsburg) e Nübel (Stuttgart) têm sido figuras recorrentes nas últimas convocações. Ter Stegen ficou em desvantagem na disputa devido a problemas físicos.

No entanto, o ex-Barcelona acertou com o Girona também pelos planos de estar no Mundial.

Kahn afirmou que, em condições ideais, Ter Stegen deve ser convocado, assim como Baumann, e ponderou que a terceira vaga está em aberto e poderia ser de Karius.

Weidenfeller endossou: “Loris (Karius) tem absolutamente tudo o que é preciso. Ele está fazendo uma temporada excepcional, o desempenho é impecável”.

Foto de Milena Tomaz

Milena TomazRedatora de esportes

Jornalista entusiasta de esportes. Se formou em Comunicação Social em 2019.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo