Alemanha

Inverno quente

A vantagem do Bayern não é mais a mesma de outrora. Se antes o time caminhava a passos largos rumo ao título e tinha pelo menos cinco, seis pontos acima dos adversários, agora a distância para os dois vice-líderes – Werder Bremen e Hamburg – é de apenas um.

Muito por conta disso, o clima em Säbener Strasse anda cada vez mais quente. Depois da avassaladora derrota por 3 a 1 para o Stuttgart – ironicamente, a primeira do time na temporada – o tempo fechou para cima de Ottmar Hitzfeld.

O primeiro a soltar o verbo foi Karl-Heinz Rummenigge, mandatário dos bávaros. O cartola e ex-jogador reclamou do sistema de rotação promovido pelo treinador, apontado como principal motivo para a série negativa de três empates e uma derrota, entre jogos da Bundesliga e Copa Uefa. Rummenigge defende que Hitzfeld use um time-base, já que tem nomes capazes de fazer frente a qualquer grande equipe do continente.

Durante a semana em que a Bundesliga esteve parada, começaram os boatos de que Hitzfeld deixará o Bayern em janeiro, para a chegada de um treinador estrangeiro – falou-se em Rafa Benítez. O manager Uli Hoenness tratou de diminuir os boatos e jurar que o técnico cumprirá seu contrato até o junho de 2008, quando chega ao fim. O manager, entretanto, não escondeu que haverá uma longa reunião tão logo chegue ao fim o primeiro turno.

Outro problema vivido nos últimos dias foi um arranca-rabo entre Hoenness e um grupo de torcedores, que está revoltado com a passividade do time. O dirigente reclamou da falta de apoio dos fãs e teve aí uma longa e ríspida discussão, que vai resultar num encontro entre líderes das torcida e dos principais cartolas, para acertar as arestas.

No elenco, a crise toda é com relação à insatisfação de alguns jogadores que não têm atuado. Sobretudo o zagueiro Ismael, que se recuperou de uma contusão há alguns meses e ainda não foi aproveitado no time. O francês já declarou, inclusive, que quer sair em janeiro – o que fez a diretoria se mexer e vir ao Brasil para buscar Breno, revelação do São Paulo no Brasileirão, por € 10 milhões. O jovem defensor, ao que tudo indica, assinará contrato nos próximos dias e segue para a Alemanha já em janeiro.

Os quatro jogos que restam ao Bayern na Bundesliga – Wolfsburg (c), Arminia Bielefeld (f), Duisburg (c) e Hertha Berlim (f) – inspiram uma reação, o que deve, ao menos temporariamente, diminuir os ânimos pelos lados da Baviera. Em todo o caso, é bom o pessoal começar a jogar bola logo, para não terem mais trabalho que o normal na pausa de inverno, que promete ser quente.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo