Hertha volta à Bundesliga. Desta vez é para ficar?

Berlim é uma das cidades mais importantes da Europa, mas não têm um time de futebol de alto nível. Aliás, não tem nem representante na Bundesliga nesta temporada. Mas voltará a ter. O Hertha Berlim garantiu o acesso neste domingo ao vencer o Sandhausen por 1 a 0 em casa. Assim, o time abriu 14 pontos de diferença para o terceiro colocado com apenas 12 em disputa.
A vitória que garantiu o acesso veio de maneira dramática. Só aos 40 minutos do segundo tempo que o placar foi mexido, com um gol de Pierre-Michel Lasogga, atacante de 21 anos. Só que tem se destacou por fazer muitos gols pelo time nesta temporada foi o brasileiro Ronny, 26 anos, ex-lateral do Corinthians, que passou pelo Sporting e União Leiria. Dá para dizer que ele é ex-lateral esquerdo também, porque o papel que ele assume é o de meia ofensivo. Até por isso, marcou 16 gols e é o vice-artilheiro da segunda divisão, atrás de Dominick Kumbela, congolês do Eintracht Braunschweig, que é o segundo colocado na tabela.
A volta do time é um bom sinal. O Hertha Berlim é um clube com tradição na Alemanha. Foi campeão alemão quando ainda se amarrava cachorro com linguiça (alô, Felipão!) em 1930 e 1931. A Copa da Alemanha o time ganhou mais recentemente, em 2001 e 2002. Em 2010, acabou rebaixado para a segunda divisão, mas acabou subindo no ano seguinte, 2011. Caiu em 2012. E sobe, novamente, em 2013. Berlim torce para que seja para ficar.