Alemanha

Grimaldo, destaque do Leverkusen, revela inspiração em Juninho Pernambucano

Ala autor de 10 gols pelo Bayer Leverkusen, o espanhol Alejandro Grimaldo detalhou sua forma de bater faltas e detalhou a semelhança com Juninho

Há muito o que se destacar no mágico Bayer Leverkusen treinado por Xabi Alonso. Além dos evidentes méritos coletivos, os Aspirinas têm vários e vários destaques individuais – muito pela estrutura tática montada pelo técnico. Florian Wirtz como meia, Victor Boniface de centroavante (quando tinha condições físicas) e, principalmente, os alas. Jeremie Frimpong (direita) e Alejandro Grimaldo (esquerda) são os mais potencializados no esquema 3-4-2-1 do time e participam de muitos gols. No caso do canhoto espanhol, já são incríveis 10 gols (além de 11 assistências) e chama atenção a qualidade nas batidas de fora da área, em especial as cobranças de falta.

Xabi Alonso brinca que os pés pequenos de Grimaldo o ajudam a colocar a bola na gaveta. Ao jornal The Athletic, o ala assumiu que talvez isso ajude, mas o principal mérito está na forma que ele bate na bola, inspirada no brasileiro Juninho Pernambucano, autor de 77 gols de falta ao longo da carreira, e no galês Gareth Bale.

– [O pé pequeno] Talvez ajude um pouco, meu pé é um pouco menor, tamanho 40, mas não acredito que seja esse o motivo. O Juninho [Pernambucano] fazia um chute parecido [de falta], o [Gareth] Bale também acertava de forma parecida. Então não fui eu que inventei, mas tentei melhorá-lo, aperfeiçoá-lo, trabalhando nisso há muitos anos. Muitas horas sozinho apenas com as traves. – contou o espanhol.

Com a camisa do Leverkusen, que o espanhol defende desde o meio do ano passado, já são dois espetaculares gols de falta, o primeiro, contra o Bayern de Munique, na Allianz Arena, que igualou o placar. Também marcou na fácil vitória sobre o Mainz, por 3 a 0.

– Não é fácil explicar [a forma de chutar], mas tem a ver com o movimento da perna e a forma que entra em contacto com a bola, a zona onde o pé faz impacto [na bola]. É muito diferente de como a maioria dos jogadores bate na bola ou até mesmo de como eu acerto um cruzamento. Esse é um golpe totalmente diferente. – detalhou.

Grimaldo conta que telefonema pesou para trocar Benfica pelo Bayer

Ao término da temporada 2022/23, o contrato de Grimaldo com o Benfica chegou ao fim, encerrando uma vitoriosa passagem de sete anos com nove títulos conquistados no Estádio da Luz. Entre o interesse de clubes ingleses, espanhóis e italianos, o lateral preferiu partir para Alemanha, sem nunca ter jogado por lá, principalmente pelo poder de convencimento de Alonso.

– Ficou claro quando Alonso me ligou. Ser treinado por Xabi Alonso é algo especial e temos um projeto muito bom e uma equipe muito forte. Eu sabia que estava pronto para dar um passo em qualquer liga. Sempre tive bons números nos meus gols e assistências. Tomar decisões no terço final do campo é um dos meus pontos fortes. E este ano é verdade que tudo está a correr muito bem, com a ajuda do Xabi, da sua equipa e dos meus companheiros.

Alejandro realmente sempre se destacou por sua valência ofensiva. No Benfica, marcou 27 gols e distribuiu 66 assistências em 303 partidas. No Leverkusen, seus números ficaram ainda mais inflados e ele acredita que não é apenas a linha de três que potencializa sua presença no ataque, e sim a evolução na tomada de decisão. Alonso busca dar liberdade para Grimaldo, que apesar de ser o ala que dá amplitude pelo lado esquerdo, tem liberdade para flutuar para o meio e pisar na área.

– O ano passado, e toda a minha carreira, foi uma defesa de quatro homens. Agora temos uma linha de cinco, mas os números (de gols e assistências) não se resumem a um sistema tático. É mais pela capacidade de tomar decisões no terço final do campo. A cada temporada eu melhorei nisso [flutuar para dentro]. Xabi percebeu que esse é um dos meus pontos fortes, então me deu a liberdade de decidir se devo entrar ou ficar na lateral. Ele sabe que posso ler a jogada e entender onde posso causar danos no adversário.

O espanhol parece empolgado com a possibilidade de conquistar a primeira Bundesliga dos Aspirinas, mas mantém os pés no chão e não destacar o Bayern de Munique, campeão das últimas 11 edições. Agora, o Leverkusen ostenta uma invencibilidade de 33 jogos, algo inédito na Alemanha, e lidera o campeonato com sete pontos de vantagem – e um jogo a menos.

– Estamos apenas nos concentrando na oportunidade que temos agora. É meu primeiro ano aqui e há uma chance de ganhar a Bundesliga e outros troféus. Tudo está fluindo, os jogadores estão cheios de confiança, dá para ver isso em campo. Há momentos de muita pressão e jogos muito difíceis, mas a equipe está passando bem. Sabemos que o Bayern é uma equipe top e vai lutar até ao fim. Temos que continuar assim, jogo a jogo, estar tranquilos, dar o nosso melhor e continuar vencendo. E com certeza tudo correrá bem. Mais tarde veremos o que acontece.

Aos 28 anos no Leverkusen, Grimaldo teve a primeira oportunidade na Seleção da Espanha

Convocado para as seleções de base (sub-16, 17, 18 e 21) da Espanha, o lateral-esquerdo do Leverkusen teve que esperar um bom tempo até ter uma oportunidade defender seu país na equipe principal. Pelo destaque na Alemanha, o técnico Luis de la Fuente o convocou em novembro do ano passado para jogos das Eliminatórias para Eurocopa 2024, e ele já estreou com bonita assistência na vitória 3 a 1 em cima do Chipre.

– Estou muito feliz com o desenvolvimento da minha carreira. Ainda sou jovem e sempre quis continuar melhorando. Este é o melhor momento da minha carreira e chegou a convocação da seleção. Gostei muito e estou trabalhando muito para poder ficar com eles na Euro. Sou muito ambicioso e quero ganhar troféus aqui [no Leverkusen] este ano, depois ir para a Euro e lutar para ganhar isso também. É por isso que trabalho duro.

A Euro será disputada justamente na Alemanha, entre junho e julho desse ano, e Grimaldo deve ser presença confirmada com La Roja. A ver se chegará com o título nacional, além do “plus” da Liga Europa e da Copa da Alemanha.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo