Após erro grotesco, árbitro se desculpa e pede mudança no VAR da Bundesliga
Protocolo do Campeonato Alemão é questionado em lance simples no empate entre Wolfsburg e Stuttgart
Quando o jogo estava em 1 a 1, aos 18 minutos do segundo tempo, o capitão do Stuttgart, Atakan Karazor, recebeu o segundo cartão amarelo e, consequentemente, o cartão vermelho.
O problema é que ele sequer fez a falta que resultou na expulsão.
No lance polêmico, o jogador do Wolfsburg, Maximilian Arnold, atingiu o pé de Karazor, mas o árbitro Jablonski interpretou erroneamente que o contrário havia ocorrido.
— Já vi as imagens e preciso reconhecer que Arnold atingiu seu adversário. O cartão amarelo seguido de expulsão foi, portanto, errado. Isso me irrita muito — declarou o árbitro após o jogo.
Além de reconhecer o erro, o árbitro também criticou as limitações do VAR. De acordo com as regras atuais, o árbitro não pode recorrer ao vídeo para revisar lances que envolvem apenas cartões amarelos, mesmo que eles resultem em uma expulsão com o segundo cartão.
— Eu gostaria que, em situações de segundo cartão amarelo, tivéssemos a chance de rever as imagens — completou.
O diretor esportivo do Stuttgart, Fabian Wohlgemuth, classificou a decisão como uma “crassa falha” e também pediu uma revisão das regras: “Se uma decisão tem tanto impacto no jogo, o árbitro deveria poder revê-la”.
Mesmo com o pedido de desculpas de Jablonski e a aceitação da retratação por parte de Karazor, o Stuttgart anunciou que entrará com um protesto formal para evitar a suspensão do jogador. “A dupla penalização não é compatível com o fair play”, argumentou Wohlgemuth.
Mais polêmica com o VAR
Outro lance polêmico ocorreu já aos 29 minutos da etapa final, quando o Wolfsburg vencia por 2 a 1. Mohammed Amoura, do Wolfsburg, foi expulso após uma entrada dura em Jamie Leweling.
No entanto, após revisar o lance com o auxílio do VAR, o árbitro da partida reverteu a decisão e aplicou apenas um cartão amarelo para o camisa 9.
O técnico do Stuttgart, Sebastian Hoeness, discordou da decisão da arbitragem: “Para mim, não foi uma decisão clara. Se ele acerta o adversário, o risco de lesão é muito alto. Para mim, era vermelho“.
Apesar das polêmicas e de jogar com um a menos durante mais de 30 minutos, o Stuttgart buscou o empate nos acréscimos, com um gol de Deniz Undav, e evitou a segunda derrota na Bundesliga 2024/25.