Alemanha

Dortmund quer consolar eliminação na LE com recorde

Como se sabe, o Borussia Dortmund não conseguiu dar prosseguimento à sua boa fase na Liga Europa: na última rodada da fase de grupos da Liga Europa, o time não passou de um empate por 2 a 2 com o Sevilla, e foi eliminado do torneio. No entanto, a equipe navega em céu de brigadeiro no Campeonato Alemão: é líder, com 11 pontos de vantagem sobre o Bayer Leverkusen, novo vice-líder.

E o time de Dortmund terá, contra o Eintracht Frankfurt, no sábado, pela 17ª rodada da Bundesliga, última antes da pausa de inverno, uma chance para conseguir um recorde importante: caso vença a partida, ficará com 46 pontos, conseguindo a maior pontuação de um líder do torneio ao final do turno na história, passando em dois pontos o atual recorde, pertencente ao Bayern, na temporada 2005/06.

A despeito da eliminação na Liga Europa, o otimismo entre os jogadores continuou. Ainda que lamentasse a saída das competições europeias, o atacante Shinji Kagawa disse que a equipe pode tirar coisas boas de sua campanha: “Foi chato, mas, ao mesmo tempo, foi uma boa lição.” Por outro lado, o meio-campista Nuri Sahin mostrou até mais empolgação: “Queremos vencer em Frankfurt a qualquer preço. Daí, poderemos ir para a pausa de inverno relaxados, e deixar o jogo de Sevilha lentamente para trás.”

Já o técnico Jürgen Klopp apontou erros na atuação da equipe na Espanha: “Sofremos com a pressa, e tivemos poucas oportunidades.” Todavia, o técnico também foi otimista: “Esse foi o primeiro impacto do time nas copas europeias sob a minha gestão, e espero que não fique no passado.” E, finalmente, o defensor Mats Hummels disse que a eliminação não merece tristeza: “Não precisamos lamentar. Isso não afetará negativamente o dia-a-dia na Bundesliga.”

Contudo, o Eintracht Frankfurt também vem otimista, após a vitória sobre o Mainz, fora de casa. E o técnico Michael Skibbe diz que, em casa, a equipe não temerá o Dortmund: “No esporte, o medo é o pior conselheiro. O Dortmund é realmente forte. Esta é uma tarefa difícil e interessante, e nós estamos felizes. Também queremos fazer de tudo para que o último jogo do primeiro turno, em casa, seja bem sucedido, com a nossa torcida nos apoiando.”

Para o jogo, a equipe de Frankfurt ainda não sabe se poderá contar com o defensor Georgios Tzavellas, que ainda se recupera de lesão. Sobre a hipótese do grego jogar, ou no caso de um substituto ser necessário, Skibbe falou: “Georgios seria uma alternativa para essa posição. Mas temos de esperar e ver se ele pode treinar na sexta. Assim, Kevin Kraus e Ricardo Clark são dois candidatos para esta posição.”

Novo vice-líder da Bundesliga, o Bayer Leverkusen jogará só no domingo, em casa, recebendo o Freiburg. E o chileno Arturo Vidal acredita que a equipe possa descontar a grande diferença para o Borussia Dortmund: “Não alcançamos nosso maior nível. Só teremos preenchido nosso potencial quando chegarmos ao topo da tabela e vencermos a liga. Evidentemente, ainda é possível. Temos 18 jogos, e não estamos olhando as coisas a longo prazo. Encaramos tudo de um jogo por vez.”

Também fazendo boa campanha – é o quinto colocado -, o Freiburg mostra mais cautela. Capitão da equipe, o defensor Heiko Butscher completará 100 partidas pelo clube no domingo, e falou laconicamente sobre a campanha da equipe: “Chegar à 16ª rodada com 15 pontos não é tão mau. Em Leverkusen, queremos dar o próximo passo. O Bayer é, atualmente, a melhor equipe do campeonato, junto do Dortmund, mas uma vitória ainda não é impossível.”

O Bayern Munique, por sua vez, fecha a rodada contra o Stuttgart num clima de otimismo, pela volta do atacante Arjen Robben aos treinos. O Hannover 96, em terceiro, visita o Nürnberg, no sábado.

Confira os jogos da 17ª rodada do Campeonato Alemão

Sexta-feira, 17/dezembro
Mönchengladbach x Hamburg

Sábado, 18/dezembro
Schalke 04 x Köln
Werder Bremen x Kaiserslautern
Wolfsburg x Hoffenheim
Eintracht Frankfurt x Borussia Dortmund
Nürnberg x Hannover 96
St. Pauli x Mainz

Domingo, 19/dezembro
Bayer Leverkusen x Freiburg
Stuttgart x Bayern Munique

Clique aqui para conferir a tabela e a classificação do Campeonato Alemão

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo