Alemanha

Dortmund coloca preço (baixo) por atacante desejado pelo Manchester United

Com intuito de angariar fundos para reconstrução do elenco, Dortmund cogita vender Donyell Malen, destaque dos Aurinegros na temporada

Apesar da temporada decepcionante do Borussia Dortmund, um jogador em especial do elenco aurinegro vem chamando a atenção positivamente. Donyell Malen talvez seja o grande destaque da equipe do técnico Edin Terzic nesta segunda metade de 2023/24. Gols, assistências e boas atuações. O atacante holandês deslanchou de vez na Alemanha, mas pode estar com seus dias contados no clube.

De acordo com o jornal alemão “BILD”, o Dortmund está aberto a liberar Malen na próxima janela de transferências por uma bagatela de 40 a 50 milhões de euros. O objetivo do time aurinegro é angariar fundos para reconstrução de seu elenco. Afinal, como citado, o desempenho até o momento na temporada é bem abaixo do esperado e tem tirado o sono dos diretores do clube.

Além de Malen, Marco Reus e Mats Hummels são os outros nomes que podem deixar o Borussia Dortmund. O contrato de ambos termina no final da temporada e hoje, a tendência é que não renovem. Gio Reyna também corre risco de saída.

Malen está na mira de clubes ingleses

Donyell Malen teve seu nome fortemente ligado ao mercado de transferências de janeiro. O atacante não vivia bom momento com a camisa do Dortmund na época e uma possível saída chegou a ser ventilada em algumas oportunidades. No entanto, para sorte do clube alemão, nada se materializou e o camisa 21 permaneceu no elenco. Desde então, ele teve uma reviravolta impressionante e se tornou peça chave do esquema de Terzic. Já são 12 gols marcados e quatro assistências concedidas para Malen em 2023/24.

Malen atraiu o interesse de vários clubes europeus na virada do ano. Entre eles, estavam o Liverpool e o Manchester United foram os clubes mais associados. Apesar de estar feliz com a boa fase individual no Dortmund, o atacante já chegou a manifestar seu desejo de deixar o clube alemão meses atrás. Desse modo, não é de surpreender que a diretoria aurinegra esteja disposto a deixá-lo partir.

Vale destacar que Malen ainda tem mais de dois anos de contrato com o Borussia Dortmund (expira em junho de 2026). A verdade é que nada relacionado ao futuro do camisa 21 será definido por agora. Os Aurinegros precisam garantir uma vaga na próxima edição da Champions League e o holandês será importantíssimo nesta missão. No final da temporada, com mais tempo e calma, o clube alemão sentará com o jogador e abordará o assunto.

Resta saber qual poderá ser o destino potencial do holandês caso deixe o Borussia Dortmund no verão. A Premier League certamente é um deles. Além do estilo de jogo arrojado e inventivo propício para a liga inglesa, Malen chegou a jogar pelas categorias de base do Arsenal antes de ser contratado pelo PSV. Dito isso, uma mudança para terra do Rei Charles é sim uma possibilidade a ser pensada com carinho pelo atacante de 25 anos.

Próximos jogos do Borussia Dortmund

Com Malen à disposição de Terzic, o Borussia Dortmund volta a campo neste sábado (2), para enfrentar o Union Berlin, fora de casa, em jogo válido pela 24ª rodada da Bundesliga. A bola rola a partir das 16h30 (horário de Brasília), no Estadio An der Alten Försterei.

Ocupando a 4ª colocação do certame, os aurinegros precisam da vitória para afastarem a ameaça do RB Leipzig, atual 5º lugar na tabela. Abaixo, confira os próximos compromissos do Dortmund.

  • Union Berlin x Borussia Dortmund – Bundesliga – 02/03
  • Werder Bremen x Borussia Dortmund – Bundesliga – 09/03
  • Borussia Dortmund x PSV – Champions League – 13/03
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Apaixonado por futebol, uniu o amor pelo esporte mais popular do mundo ao jornalismo. Carioca da gema e grande entusiasta da Premier League, cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na música, vai de Post Malone a Armandinho. Eclético assim como na área técnica. Afinal, Guardiola e Mourinho são suas referências.
Botão Voltar ao topo