AlemanhaBundesligaCopa da Liga InglesaEuropaFrançaInglaterraItáliaLigue 1PortugalPremier League

Decisão na Inglaterra e clássicos por toda a Europa são os destaques do fim de semana

Este final de semana é daqueles que o fã de futebol usa o esporte como desculpa para não sair de casa de jeito nenhum. Se você não está afim de dar aquela saidinha com os amigos e não tem uma razão convincente para isso, nada melhor que uma série de jogaços e clássicos, não é mesmo? Que amigo não vai entender isso? Na Inglaterra, por exemplo, Chelsea e Tottenham fazem a decisão da Copa da Liga Inglesa, enquanto, pela Premier League, o Arsenal recebe o Everton, e Liverpool e Manchester City fazem o confronto mais esperado da rodada.

Os grandes duelos não se resumem apenas à Inglaterra. Na Alemanha, o clássico do Vale do Ruhr, entre Borussia Dortmund e Schalke 04 é o grande embate da Bundesliga. Já em Portugal, grande parte dos holofotes vai para o encontro entre Porto e Sporting. Tem rivalidade também na Holanda, onde PSV, já com o título bem encaminhado, recebe o Ajax, atual tetracampeão da Eredivisie.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE TV

O jogão

Chelsea x Tottenham
Domingo, 12h50 (ESPN Brasil)

Após seis anos, o Tottenham volta a disputar uma final. Em março de 2009, os Spurs chegaram à Wembley para disputar a mesma Copa da Liga Inglesa e saíram derrotados nos pênaltis para o Manchester United após um empate sem gols. Desta vez, o adversário será um rival local. O Chelsea, que lidera a Premier League, busca garantir seu primeiro título da temporada, mas para isso precisará fazer completamente diferente da última vez em que encontrou o time do norte de Londres.

O confronto acontece exatos dois meses depois daquele show de gols. Em 1º de janeiro, o Tottenham saiu perdendo para os Blues em casa, mas foi buscar a virada e acabou goleando o time de José Mourinho por 5 a 3, com show de Harry Kane. A estrela em ascensão dos Spurs será, aos 21 anos, a principal esperança do clube para voltar a atualizar a sala de troféus, que segue sem alteração desde 2008, quando o time venceu justamente a Copa da Liga Inglesa, contra o Chelsea. Os Blues, por sua vez, contam com o passe de Fàbregas, o físico e a finalização de Diego Costa e a inventividade e habilidade de Hazard, além do pragmatismo do técnico português para evitar outra carnificina na defesa.

O clássico

Borussia Dortmund x Schalke 04
Sábado, 11h25 (ESPN+)

Schalke bateu o Dortmund na Veltins Arena
Schalke bateu o Dortmund na Veltins Arena

A má fase do Borussia Dortmund parecia não ter fim. O time vinha bem na Champions League, mas a desconfiança e o medo do erro pareciam dominar os aurinegros na Bundesliga. Depois de muito tempo na zona de rebaixamento, no entanto, a volta por cima dos comandados de Jürgen Klopp parece ter enfim começado. Coincidentemente ou não, após o retorno de Marco Reus e a volta da boa fase do jogador, o Dortmund não perdeu mais no torneio. Nos últimos três jogos, Reus foi às redes em cada um deles, ajudando nos triunfos sobre Freiburg, Mainz e Stuttgart. Desta vez, o adversário traz um peso de pressão extra. O maior clássico da Alemanha é o teste de fogo para essa revigorada equipe.

A fase do Schalke 04 é apenas razoável desde o retorno do Campeonato Alemão após a pausa de inverno. Em cinco jogos, foram duas vitórias, dois empates e uma derrota, sendo um dos empates contra um Bayern de Munique que ainda batalhava para encontrar sua melhor forma – já recuperada com 14 gols marcados nas últimas duas rodadas. Com o recentemente contratado Roberto Di Matteo no comando técnico, a equipe deverá apostar no esforço defensivo para conseguir um resultado positivo, seja ele um empate ou uma vitória cirúrgica.

Fique de olho

Arsenal x Everton
Domingo, 10h55 (ESPN Brasil)

O Arsenal recebe o Everton no Estádio Emirates com a missão de apagar a atuação um tanto quanto vexatória na derrota por 3 a 1, em casa, para o Monaco, pelo jogo de ida da Champions League. O adversário é tradicional e vem de uma semana de sucesso continental, mas se o retrospecto da temporada contar, os Gunners são mesmo os grandes favoritos. Não só os Toffees fazem um mau Campeonato Inglês, como também é possível observar-se um padrão. Dos sete jogos de Inglesão que disputou logo após alguma partida na Liga Europa, o Everton venceu apenas dois. Nos últimos seis duelos pela Premier League, conseguiu apenas uma vitória e empatou quatro vezes. Já o Arsenal vive momento de crescimento na liga, com cinco vitórias nos últimos seis confrontos de Campeonato Inglês, tendo assumido a terceira colocação na rodada passada, ultrapassando o rival Manchester United.

PSV Eindhoven x Ajax
Domingo, 12h45 (ESPN)

O jovem time do PSV Eindhoven tem feito uma campanha de números impressionantes na Eredivisie, e é difícil achar alguém que duvide do título dos Boeren ao final da temporada. Neste domingo, recebe no Philips Stadion seu maior adversário nos últimos anos. O Ajax venceu as últimas quatro edições do Holandesão, mas perdeu a mão completamente em 2014/15. Em segundo lugar na tabela, os Godenzonen estão a 14 pontos do PSV. Seria interessante vencer o rival para dar uma agitada na campanha e não correr riscos de perder a vice-liderança, embora a vantagem de seis pontos seja confortável para o atual terceiro colocado, Feyenoord. O desafio, no entanto, parece impossível.

O PSV Eindhoven venceu simplesmente todos os 12 jogos que disputou em casa neste Campeonato Holandês. A fase é tão boa que, assegurando a vitória neste domingo e nas duas rodadas seguintes, esse time pode chegar à marca de equipe a conquistar com o maior número de rodadas de antecedência (sete). Emplacando um bom resultado no clássico, por que não acreditar?

Monaco x Paris Saint-Germain
Domingo, 16h55 (ESPN Brasil e Sportv 3)

No primeiro turno, equipes ficaram no 1 a 1 (AP Photo/Thibault Camus)
No primeiro turno, equipes ficaram no 1 a 1 (AP Photo/Thibault Camus)

Quem imaginaria que, ao se encontrarem neste final de semana, Monaco e Paris Saint-Germain estariam na situação em que estão na Champions League? Esperava-se que o time do Principado estivesse muito mais distante da classificação às quartas de final do torneio do que os parisienses, que, apesar de ter um adversário mais forte pela frente, não eram vistos tanto como zebras. Após a realização dos jogos de ida da Champions, o Monaco conseguiu uma vitória fora de casa sobre o Arsenal por 3 a 1, enquanto o PSG não conseguiu aproveitar a vantagem de jogar em casa contra o Chelsea e apenas empatou em 1 a 1.

Na Ligue 1, no entanto, a comparação entre os dois é bem mais distante. O atual bicampeão ainda tem chance de título e, contando com um tropeço do Lyon, pode até assumir a liderança, enquanto o Monaco, apesar da reação recente, ainda está a sete pontos do terceiro colocado. Entretanto, empurrados pelo triunfo sobre os Gunners, os monegascos têm no clássico deste domingo a chance de ganhar força nesta reta final de Campeonato Francês.

Vale uma zapeada

Porto x Sporting
Domingo, 16h10 (Sportv)

Dificilmente o Benfica tropeçará neste fim de semana, permitindo que o Porto se aproxime na tabela, mas ainda assim os Dragões precisam encarar toda rodada como decisão se quiserem diminuir a vantagem que foi conquistada pelos Encarnados quando os dois se encontraram no Estádio do Dragão ainda na 13ª rodada e os visitantes venceram por 2 a 0. O duelo para o Porto nesta 23ª rodada não será simples. Após um início mediano, repleto de empates, o Sporting emplacou uma sequência incrível sem derrotas. Já são 13 rodadas de invencibilidade, nove delas terminadas em vitórias. Cinco pontos separam os dois, e, embora a preocupação maior do Porto seja desbancar o Benfica, a disputa mais realista é mesmo pelo segundo posto. Mesmo fora de casa, os sportinguistas vão querer se aproveitar dessa oportunidade de estreitar a diferença.

O reencontro

Granada x Barcelona
Sábado, 11h45 (ESPN Brasil)

No primeiro turno do Espanhol, o Barcelona recebeu o Granada e goleou com facilidade por 6 a 0 após furar o bloqueio do adversário que resistiu nos 25 minutos iniciais. A partida teve show de Neymar, que marcou naquela ocasião sua primeira – e única até agora – tripleta em La Liga. Ainda melhor estabelecido no Barça, o brasileiro encontra o oponente com essa boa lembrança e, após a partida apagada que teve contra o Manchester City, no meio da semana, tem uma boa chance de retomar as manchetes dos periódicos catalães, em que tanto apareceu em 2014/15.

O craque

Fredy Guarín
Internazionale x Fiorentina
Domingo, 13h55 (Fox Sports)

Fredy Guarín comemora gol pela Inter (AP Photo/Felice Calabro')
Fredy Guarín comemora gol pela Inter (AP Photo/Felice Calabro’)

A chegada de Mancini à Internazionale parece ter significado uma marca de transição na temporada de Guarín. O colombiano já vinha bem, mas explodiu a partir da chegada do comandante, e neste mês tem até monopolizado os gols. Em duas das últimas três rodadas, Guarín participou diretamente de gols dos Nerazzurri. Há três rodadas, fez um gol e deu um passe para outro na vitória sobre o Palermo. Já na rodada seguinte, os números foram ainda melhores: dois gols e duas assistências, no 4 a 1 sobre a Atalanta. Pela Liga Europa, no meio desta semana, fez o golaço da classificação da Inter sobre o Celtic. Especulado em Real Madrid e Chelsea, vive momento fantástico e é uma das principais armas do time italiano para bater a embalada Fiorentina, que não perde na Serie A há sete jogos.

O brasileiro

Philippe Coutinho
Liverpool x Manchester City
Domingo, 8h55 (Fox Sports)

Philippe Coutinho vive seu melhor momento desde que chegou ao Liverpool. O brasileiro varia períodos de sumiço com outros de brilho, e agora vive este último. Empolgados pelas boas atuações recentes e sobretudo pelo golaço na vitória sobre o Southampton na última rodada, por 2 a 0, os Reds têm o camisa 10 como uma de suas esperanças para superar o Manchester City no Anfield. Poupado durante o confronto com o Besiktas, que resultou na eliminação da Liga Europa, Coutinho está descansado e pronto para dar ritmo ao ataque do Liverpool. Com várias dúvidas para escalar o time por problemas físicos, Brendan Rodgers não sabe exatamente com quem poderá contar, mas o brasileiro é um nome certo e perigoso para manter a série de 11 jogos de Premier League sem perder para o time de Manchester em Merseyside.

Passe longe

Toulouse x Saint-Étienne
Sábado, 15h55 (Sportv)

O que acontece quando um time à beira da zona do rebaixamento recebe outro que não sabe o que é vitória há seis rodadas? Nada que valha a pena acompanhar. Esse é o panorama de Tolouse e Saint-Etiénne, pela Ligue 1. O Toulouse está a dois pontos de entrar na zona da degola, enquanto o Saint-Étienne, bem colocado, no quinto lugar, poderia estar bem melhor se não tivesse entrado nesse momento tão ruim.

Mostrar mais

Leo Escudeiro

Apaixonado pela estética em torno do futebol tanto quanto pelo esporte em si. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, com pós-graduação em futebol pela Universidade Trivela (alerta de piada, não temos curso). Respeita o passado do esporte, mas quer é saber do futuro (“interesse eterno pelo futebol moderno!”).

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo