AlemanhaCopa da Alemanha

Copa da Alemanha permitirá quarta substituição a partir da prorrogação

O aumento no número de substituições é uma sugestão recorrente no futebol. E algumas iniciativas começam a repensar a questão. Na Copa São Paulo de 2017, por exemplo, a Federação Paulista de Futebol permitirá seis trocas por time – sendo que, para não atrapalhar o tempo de bola rolando, cada um continuará podendo realizar apenas três paradas. Já a Alemanha dá um passo à frente nas competições adultas. A Copa da Alemanha (tanto no masculino quanto no feminino) introduzirá, a partir das quartas de final, a quarta substituição. Ela estará disponível apenas na prorrogação, diante do desgaste maior das equipes. A medida já tinha sido aprovada para os Jogos Olímpicos e para o Mundial de Clubes, assim como para as fases posteriores às quartas de final na Copa da Inglaterra.

Para concretizar a novidade, a federação alemã precisou consultar a International Board. A entidade ligada à Fifa, que determina as regras do esporte, abriu concessão para a reta final da atual edição do torneio e também para a próxima temporada. Será um teste importante para que a transformação consiga ser mais abrangente nos próximos anos e, quem sabe, até mesmo ratificada pela International Board.

“Estamos felizes que todos os clubes vejam os benefícios atléticos deste esquema e tenhamos entrado em acordo para mudar na competição. A participação no projeto-piloto permite a avaliação da quarta substituição, mas também poderemos avaliar qualquer efeito negativo que isso poderá ter no campeonato”, declarou o vice-presidente da federação alemã, Peter Frymuth.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo