AlemanhaAmérica do Sul

Como bom centroavante, Füllkrug guardou dois gols, e Alemanha começou novo ciclo vencendo o Peru

A partida em Mainz serviu para o técnico Hansi-Flick observar alguns jogadores - e para o atacante do Werder Bremen brilhar

A Alemanha entrou em campo neste sábado em uma situação curiosamente familiar: tentando deixar para trás uma campanha decepcionante na Copa do Mundo para começar um novo ciclo. Uma das críticas ao técnico Hansi-Flick no Catar foi a baixa utilização de Niclas Füllkrug que, se não é Gerd Müller, sabe fazer gols. Pois bem: ele começou jogando o amistoso contra o Peru e mostrou o que pode aportar à seleção alemã, marcando duas vezes na vitória por 2 a 0 em Mainz.

Füllkrug chegou a cinco gols em cinco jogos pela Alemanha e pode ser bem útil, se for bem utilizado. Marcar na seleção peruana não foi muito difícil. A equipe sul-americana que perdeu para a Austrália na repescagem mundial da Copa do Mundo do Catar encerrou o ótimo ciclo do argentino Ricardo Gareca e contratou o peruano Juan Reynoso, que estava no futebol peruano. Ele fez quatro amistosos em setembro e novembro do ano passado e apresentou pouca resistência neste sábado.

Hansi-Flick prometeu testar novos jogadores nas primeiras partidas após a Copa do Mundo e começou com a estreia de Marius Wolf na lateral direita. Florian Wirtz, promessa do Bayer Leverkusen, foi titular pela primeira vez. A Alemanha não demorou nada apara abrir o placar. Aos 12 minutos, Nico Schlotterbeck lançou da defesa para Havertz, que matou no peito e buscou o chute de perna esquerda. Luis Abram conseguiu a dividida, e Füllkrug emendou a sobra.

A Alemanha foi soberana no primeiro tempo contra a seleção treinada por Juan Maximo Reynoso. Teve 69% de posse de bola, finalizou 13 vezes e não sofreu um chute do Peru, nem no alvo, nem para fora. O placar não foi maior porque Pedro Gallese fez uma defesa dupla contra Wirtz e Timo Werner, aos 19 minutos, e porque Werner perdeu uma chance clara, aos 31.

Dois minutos depois, porém, Wolf subiu com muita liberdade pela direita e cruzou rasteiro, do bico da grande área para a boca do gol. Füllkrug se antecipou à marcação e desviou para as redes. Antes do intervalo, Advíncula ainda precisou fazer um bloqueio quase em cima da linha para evitar a tripleta do atacante do Werder Bremen, após receber de Werner no meio da área.

Como era de se esperar em um amistoso, Flick voltou do intervalo com três alterações: Gnabry, Götze e Goretzka nas vagas de Werner, Wirtz e Emre Can. O Peru pelo menos conseguiu levar algum perigo no começo do segundo tempo e finalizou um par de vezes. Houve uma análise do VAR para possível pênalti aos sul-americanos que foi infrutífera. Mas o monólogo continuou, e Gnabry acertou o travessão com um chute acrobático, aos 15 minutos.

Schlotterbeck invadiu a área do Peru e foi derrubado por Miguel Araújo. A árbitra italiana Maria Sole Caputi não marcou o pênalti, em um primeiro momento, mas o fez após revisão do árbitro de vídeo. Havertz acertou a trave e mandou o rebote para dentro das redes – o que é proibido. O lance foi anulado. O atacante do Chelsea teve outra chance, mas parou em Gallese, em lance anulado por impedimento.

O Peru realmente foi mais soltinho no segundo tempo, mas não chegou nem a um esboço do primeiro gol, e Hansi-Flick aproveitou para observar mais alguns jogadores. Promoveu as estreias de Kevin Schade, emprestado pelo Freiburg ao Brentford, e de Mergim Berisha, do Augsburg.

Alemanha

Alemanha
1
Marc-Andre Ter Stegen
de
5
Nico Schlotterbeck
de
4
Matthias Ginter
de
6
Joshua Kimmich
de
7
Kai Havertz
de
10
Florian Wirtz
de
17
David Raum
de
25
Marius Wolf
de
11
Timo Werner
de
23
Emre Can
de
9
Niclas Fullkrug
de
Substitutos
14
Josha Vagnoman
de
3
Malick Thiaw
de
10
Serge Gnabry
de
8
Leon Goretzka
de
12
Kevin Trapp
de
11
Kevin Schade
de
5
Thilo Kehrer
de
19
Mario Gotze
de
20
Christian Gunter
de
22
Bernd Leno
de
8
Felix Nmecha
de
13
Mergim Berisha
de

Peru

Peru
15
Miguel Araujo
pe
2
Luis Abram
pe
16
Christofer Gonzales
pe
22
Marcos Lopez
pe
13
Renato Tapia
pe
23
Pedro Aquino
pe
15
Raul Ruidiaz
pe
17
Luis Advincula
pe
1
Pedro Gallese
pe
14
Wilder Cartagena
pe
18
Andre Carrillo
pe
Substitutos
11
Jesus Castillo
pe
8
Percy Liza
pe
21
Jose Carvallo
pe
19
Yoshimar Yotun
pe
20
Alex Valera
pe
5
Carlos Zambrano
pe
14
Gianluca Lapadula
pe
20
Edison Flores
pe
7
Andy Polo
pe
10
Sergio Pena
pe
6
Miguel Trauco
pe
4
Anderson Santamaria
pe
12
Carlos Caceda
pe
11
Ray Sandoval
pe
Foto de Bruno Bonsanti

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.
Botão Voltar ao topo