Alemanha

Quem é o talento esquecido por Chelsea e City que brilhou pelo Borussia Dortmund na estreia da Bundesliga

Com dois gols de Jamie Bynoe-Gittens, clube aurinegro bate Frankfurt por 2 a 0, em Dortmund

O Borussia Dortmund iniciou a Bundesliga 2024/25 com o pé direito. Neste sábado (24), a equipe aurinegra suou, mas venceu o Eintracht Frankfurt por 2 a 0, no Signal Iduna Park, em jogo válido pela 1ª rodada do certame.

Para furar a defesa adversária e destravar a partida em Dortmund, o Borussia contou com um herói improvável. Nem Donyell Malen e nem Adeyemi. Quem venceu o jogo para o atual vice-campeão europeu foi o jovem inglês Jamie Bynoe-Gittens.

Lançado pelo técnico Nuri Şahin durante a etapa complementar, Gittens precisou de 10 minutos em campo para tirar o zero do placar. Mais do que isso, o atacante de 20 anos balançou as redes pela segunda vez e assegurou o triunfo para os donos da casa.

Quem é Jamie Bynoe-Gittens?

Nascido em Londres, Jamie Jermaine Bynoe-Gittens jogou no Caversham Trents até os 7 anos de idade, passando também pelas categorias de base de Reading e Chelsea — nesta ordem.

De volta ao Reading em 2013, o jovem atuou até o sub-14 do clube antes de assinar com o Manchester City. Apesar do talento demonstrado desde cedo, Gittens acabou não sendo aproveitado pelos Citizens: foram apenas duas temporadas por lá.

Contratado pelo Borussia Dortmund em 2020, o atacante partia para sua primeira experiência fora do futebol inglês. O início com a camisa aurinegra, entretanto, não foi nada animador. Além de ter chegado à Alemanha em meio à pandemia de Covid-19, Gittens sofreu lesão nos ligamentos do joelho que o afastaram dos gramados por vários meses.

As boas atuações na Liga Jovem da UEFA de 2021/22 renderam a Gittens sua primeira convocação para uma partida da equipe principal do Borussia Dortmund, em abril de 2022. Na ocasião, ele não saiu do banco de reservas durante a vitória por 2 a 0 sobre o Stuttgart.

Naquele mesmo mês, o garoto inglês estreou profissionalmente frente ao Wolfsburg, entrando como substituto de Marius Wolf. Em agosto, saiu o primeiro gol: diante do Freiburg (triunfo por 3 a 1), na Bundesliga.

Jamie Bynoe-Gittens pelo Borussia

  • Estreia profissional: abril de 2022
  • Primeiro gol como profissional: agosto de 2022
  • Estreia na Champions League: fevereiro de 2023
  • 60 jogos
  • 7 gols
  • 6 assistências

Em entrevista concedida no início de agosto, Gittens revelou quais são seus principais objetivos para temporada que se inicia.

— Estar disponível novamente e não ter lesões. Vou para a sala de musculação o mais rápido possível para ter menos lesões. Quero marcar gols, mais gols e mais assistências do que na temporada passada. E espero que ganhemos um título como equipe — disse.

Gittens agradece apoio da torcida do Borussia
Gittens agradece apoio da torcida do Borussia (Foto: IMAGO Images)

Gittens tem contrato até quando com o Borussia Dortmund?

Ciente da valorização de Jamie Gittens no mercado, o Borussia Dortmund se antecipou a possíveis surpresas e renovou o contrato do atacante em outubro do ano passado. O novo vínculo vai até junho de 2028.

Na época, Sebastian Kehl, diretor esportivo do clube aurinegro, não poupou elogios ao garoto prodígio e celebrou a renovação de contrato.

— O Jamie é um jogador para o futuro. Um ponta que tem uma velocidade enorme, está constantemente à procura de situações de um contra um, e que pode resolvê-las com a sua qualidade técnica, criando oportunidades de gol para os companheiros ou finalizando — pontuou Kehl, antes de concluir:

— Estamos convencidos de que o seu desenvolvimento está longe de estar completo. E estamos muito satisfeitos que o Jamie tenha decidido por um futuro de longo prazo no Borussia Dortmund, apesar do grande interesse demonstrado por vários clubes de ponta na Europa.

Próximos jogos do Borussia Dortmund

  • Werder Bremen x Borussia Dortmund — Bundesliga — 31/08
  • Borussia Dortmund x Heidenheim — Bundesliga — 13/09
  • Stuttgart x Borussia Dortmund — Bundesliga — 22/09
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo