Alemanha

Caminho rumo ao tetra

Já ouvi gente falar que os adversários da Alemanha na primeira fase da Copa do Mundo são fáceis, e que a seleção deverá passar às oitavas sem maiores problemas. Há também quem diga que o verdadeiro “grupo da morte” é justamente o da Nationalelf, com rivais complicados de se enfrentar. Talvez o correto seja o meio-termo entre essas opiniões.

Austrália, Gana e Sérvia estão muito longe de serem candidatas ao título na África do Sul, mas também não são equipes desprezíveis. Digamos que os alemães terão que enfrentar times “notas 6,5” na fase de grupos do Mundial de 2010. Em outras palavras, de regulares para bons.

Se na teoria a caminhada parece não ser tão simples assim, o histórico diante dessas equipes é bastante favorável. A seleção alemã sempre venceu quando jogou contra australianos, ganeses e sérvios.

Na Copa do Mundo realizada em casa, em 1974, a Alemanha fez 3 a 0 na Austrália. Depois, enfrentou a seleção da Oceania mais uma vez, em 2005, pela Copa das Confederações: vitória germânica por 4 a 3. Neste jogo atuaram Friedrich, Mertesacker, Hitzlsperger, Ballack, Schweinsteiger e Podolski, todos com passaportes praticamente carimbados para a África.
A seleção de Gana foi adversária somente uma vez na história. Em amistoso realizado em 1993, a Alemanha goleou por impiedosos 6 a 1, de virada. Klinsmann (2), Effenberg (2), Moller e Kirsten anotaram os gols.

Já a Sérvia – separada de Montenegro – enfrentou a seleção germânica uma vez. No ano de 2008, vitória da Alemanha por 2 a 1 em amistoso realizado na cidade de Gelsenkirchen. O time foi esse: Lehmann, Lahm (Podolski), Mertesacker (Friedrich), Metzelder e Jansen (Westermann); Fritz, Frings (Rolfes), Ballack, Schweinsteiger (Odonkor); Kuranyi (Neuville) e Mario Gomez.

Quando o país sérvio ainda era uma única nação com Montenegro, uma partida foi realizada em 2003, com nova vitória alemã. 1 a 0 no amistoso disputado na cidade Bremen, gol anotado por Kehl.

E, forçando um pouco a barra, podemos analisar também os duelos da Alemanha contra a Iugoslávia, país dissolvido que deu origem à atual Sérvia. Nos 25 jogos disputados no período entre 1939 e 1998, os alemães venceram 14, com quatro empates e apenas sete derrotas.

Caso a Alemanha passe para as oitavas, o que deve acontecer, claro, o cruzamento na primeira fase de mata-mata é com o grupo C, que tem a Inglaterra como cabeça-de-chave, com Estados Unidos, Argélia e Eslovênia compondo a chave. Se a Nationalelf ficar em primeiro, pega o segundo desse grupo; se ficar em segundo, encara o primeiro.

Tudo aponta para mais uma final entre Brasil e Alemanha em uma Copa do Mundo. Para isso, as duas seleções precisam terminar na liderança em seus respectivos grupos. Assim, se enfrentariam somente na decisão do Mundial, como em 2002.

Jogos da Alemanha na primeira fase da Copa do Mundo (com horários de Brasília):

Alemanha x Austrália
Dia 13 de junho de 2010
11h – Estádio de Durban, em Durban

Alemanha x Sérvia
Dia 18 de junho de 2010
8h30 – Estádio Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth

Alemanha x Gana
Dia 23 de junho de 2010
15h30 – Estádio Soccer City, em Joanesburgo

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo