Bundesliga

Duelo de opostos na Bundesliga coloca frente a frente Wolfsburg e Stuttgart

Enquanto Stuttgart faz campanha excelente e deve estar na próxima Champions, Wolfsburg se vê cada vez mais próximo da zona de rebaixamento da Bundesliga

Nos últimos anos da Bundesliga, acostumamos a ver o Stuttgart estar lutando quase sempre na parte de baixo da tabela, muitas vezes ameaçado pelo rebaixado. Por outro lado, O Wolfsburg sempre foi dos times que, ao menos, disputavam para estar em Champions League, Liga Europa ou Conference League. Nesta temporada, no entanto, os papéis se inverteram e os dois times se enfrentam neste sábado (2), pela vigésima quarta rodada do Campeonato Alemão, com objetivos bem diferentes em mente.

O Stuttgart, por méritos próprios graças à excelente campanha que vem fazendo, está cada vez mais perto de se classificar para a próxima edição da Champions League. Vem em uma excelente e longa sequência e ainda conta com maus resultados de rivais diretos como Borussia Dortmund e RB Leipzig, que perderam na última rodada e deixaram o Stuttgart ganhar uma importante folga como terceiro colocado consolidado da Bundesliga.

E se o rival luta por uma vaga na Champions League, o Wolfsburg quem ocupa a posição de lutar na parte de baixo da tabela do Campeonato Alemão. A verdade é que a equipe alviverde não está na briga contra o rebaixamento pelo simples fato de os times do Z3 estarem realmente muito mal de pontuação. Mas, atualmente, os Wolfs tem 25 pontos na tabela, mesma quantia de Union Berlim e Bochum, primeiros times livres do descenso. Dá um pouco de noção do quão trágica é a temporada.

Como o Stuttgart chega para o jogo contra o Wolfsburg

Terceiro colocado isolado da Bundesliga, o Stuttgart faz uma temporada como não fazia há mais de década. São seis pontos de desvantagem para o Bayern de Munique, que está na segunda posição, e mesma distância, mas aí em vantagem, em relação ao quarto colocado Borussia Dortmund. Ou seja, para os Die Roten a estabilidade no terceiro posto é a grande realidade de momento no Campeonato Alemão.

É bem verdade que o último resultado não foi exatamente bom para o Stuttgart, que mesmo jogando em casa apenas empatou contra o Colônia, que disputaria os playoffs contra o terceiro colocado da Bundesliga 2 se o Campeonato Alemão terminasse neste momento. Por isso, voltar a vencer, mesmo que fora de casa, contra outro adversário da parte de baixo, seria quase que uma obrigação para manter a tranquilidade na tabela.

Para isso, o time deve contar com o retorno de Deniz Undav, que perdeu a partida contra o Colônia por estar lesionado. A expectativa é que ele esteja à disposição do técnico Sebastian Hoeneß, mesmo que não para atuar o jogo inteiro. Se começar como titular, deve reaver a posição que ficou com Enzo Millot, autor do gol que garantiu o empate na última rodada.

Como o Wolfsburg chega para encarar o Stuttgart

Penando na parte de baixo da tabela da Bundesliga, o Wolfsburg não sabe o que é vencer um jogo desde 16 de dezembro do ano passado, quando bateu o Darmstadt fora de casa. De lá para cá foram oito jogos, com seis empates e duas derrotas. O baixo número de partidas perdidas, inclusive, é o que faz com que essa fase ruim não seja péssima ao ponto de jogar o Wolfs para perto da zona de rebaixamento.

No entanto, a fase precisa melhorar com urgência se o Wolfsburg não quiser passar os três últimos meses de disputa da Bundesliga em desespero total. Nas duas últimas rodadas, por exemplo, conseguiu segurar empates contra Borussia Dortmund e depois Frankfurt, o que pode ser considerado bom. Mas, ao mesmo tempo, perdeu recentemente para o Union Berlim e não saiu de empates contra Mainz e Colônia.

Para retomar o caminho das vitórias, primeiro o Wolfsburg terá de pensar como parar o bom ataque do Stuttgart com sua inconstante defesa, que já foi vazada em 36 oportunidades nos 23 jogos que fez até aqui. Depois, terá de contar com boa atuação de Jonas Wind, artilheiro do time na Bundesliga com nove gols e um dos poucos atletas que tem se destacado neste momento terrível que a equipe vem passando.

Foto de Vanderson Pimentel

Vanderson PimentelRedator de esportes

Jornalista formado em 2013, e apaixonado por futebol desde a infância. Em redações, também passou por Estadão e UOL.
Botão Voltar ao topo