Bundesliga

Borussia Dortmund leva sua boa fase para viajar e enfrentar um Wolfsburg em crise

Sem perder jogos desde o começo de dezembro, Borussia Dortmund se recuperou e colocará boa fase à prova viajando para duelo duro contra o Wolfsburg

Não são muitas as pessoas que diriam isso alguns meses atrás, mas o Borussia Dortmund vive uma ótima fase na temporada. Sem perder desde dezembro de 2023, o time aurinegro se colocou no grupo de times que se classificam à próxima edição da Champions League pela Bundesliga e, neste sábado (17), terá um desafio chato, mas não impossível de ser superado, ao viajar para enfrentar o Wolfsburg pelo Campeonato Alemão.

O Borussia Dortmund segue invicto em 2024 e ganhou quatro de seus últimos cinco jogos. A boa fase em nada se parece com o time que oscilava muito na Bundesliga no começo da temporada, abandonando a briga pelo título ainda no começo do campeonato e decepcionando fãs ainda mais depois da perda do troféu de maneira traumática para o Bayern de Munique em 2022/23. Agora, no entanto, o Dortmund parece ter finalmente encontrado seu caminho e, ainda que não lute para ser campeão, pode acabar positivamente uma temporada que tinha tudo para ser um fracasso.

Garantir que a fase boa do Borussia Dortmund não perdure muito mais, no entanto, é a missão de um inconstante Wolfsburg, que está estacionado no meio da tabela da Bundesliga, sem fôlego para lutar por vagas em competições europeias — mesmo as secundárias, como Liga Europa e Conference League –, mas que ao mesmo tempo não está afastado do rebaixamento, por mais que não saiba o que é uma vitória desde 16 de dezembro do ano passado.

Como o Borussia Dortmund chega para o jogo contra o Wolfsburg?

O Borussia Dortmund vive, como já dito, sua melhor fase na temporada. Desde que foi derrotado pelo RB Leipzig, em casa, em 9 de dezembro do ano passado, a equipe comandada pelo técnico Edin Terzić não perdeu mais. Conseguiu, inclusive, se classificar em primeiro de seu grupo na Champions League, ficando acima do poderoso PSG e eliminando o tradicional Milan e o riquíssimo Newcastle.

Na Bundesliga, as coisas começaram a melhor mais para esse janeiro, quando a competição voltou de sua parada de inverno. Falando apenas dos jogos que aconteceram em 2024, o Borussia Dortmund disputou cinco partidas, venceu quatro e empatou uma, com muita eficiência ofensiva e defensiva: foram 13 gols anotas e apenas um sofrido. Não a toa, voltou para o G4, aproveitou tropeços do RB Leipzig e, no momento, tem seu lugar garantido na próxima Champions League.

A distância para o quinto colocado do Campeonato Alemão, no entanto, não é das maiores: são três pontos de vantagem para o próprio Leipzig, o que indica que o Borussia Dortmund não pode se dar ao luxo de tropeçar. O bom para o time de Edin Terzić é que sua eficiência fora de casa está entre as melhores da Bundesliga: o Dortmund é o terceiro melhor visitante, com apenas uma derrota em dez partidas disputadas, e quer levar sua fama de forasteiro indigesto para a casa do Wolfsburg, pensando sempre em sua permanência no G4.

Como o Wolfsburg chega para o jogo contra o Borussia Dortmund?

Acostumado a disputar na parte de cima da tabela, o Wolfsburg faz uma temporada extremamente decepcionante na Bundesliga atual, figurando, não a toa, na décima segunda colocação, com 23 pontos. O rebaixamento ainda não é uma questão a ser discutida, muito por conta da vantagem de sete pontos para o Colônia, primeiro time dentro da zona do descenso, mas a má fase que perdura há dois meses, nos quais o time não venceu uma vez sequer, passa a ser preocupante.

A última vitória do Wolfsburg aconteceu em 16 de dezembro, fora de casa, diante do lanterninha Darmstadt, um saco de pancadas da Bundesliga. Mesmo assim foi magra, apenas 1 a 0, o que já deixou os torcedores preocupados. De lá para cá foram disputadas mais seis partidas, com quatro empates e duas derrotas, desempenho que acabou derrubando firme o time na tabela, tirando qualquer chance de disputa pelas vagas em competições europeias.

Para tentar acabar com a boa fase do Borussia Dortmund e começar a se despedir de sua má fase, o Wolfsburg terá de acabar com outro jejum, aquele que sofre atuando como mandante. Nos últimos quatro jogos que fez na Volkswagen Arena, os Wolfs perderam dois e empataram mais dois, vendo sua última vitória diante de sua torcida ficar em um distante 25 de novembro, quando se superou e bateu o forte time do RB Leipzig por 2 a 1. Se quiser escapar da crise, é hora de acabar com a festa do adversário.

Foto de Vanderson Pimentel

Vanderson PimentelRedator de esportes

Jornalista formado em 2013, e apaixonado por futebol desde a infância. Em redações, também passou por Estadão e UOL.
Botão Voltar ao topo