Bundesliga

Vitória fora de casa contra o Union Berlin garante Borussia Dortmund na zona da Champions e cargo de Terzic

Mesmo fora de casa, Borussia Dortmund venceu o Union com gols de Adeyemi e Maatsen; Equipe segue na quarta posição da Bundesliga

Após dois tropeços, finalmente os pontos na Bundesliga e um respiro de alívio para Edin Terzic. Neste sábado (2), o Borussia Dortmund do treinador alemão mostrou controle de bola e conseguiu bater por 2 a 0 Union Berlin. Jogando no Estádio An der Alten Försterei, na capital alemã, o time visitante saiu vitorioso com um golaço de Karim Adeyemi e outro de Ian Maatsen.

Com o resultado, o Dortmund manteve a quarta colocação do torneio, chegando aos 44 pontos. O resultado também foi importante para o treinador da equipe. Terzic vinha sofrendo bastante críticas por conta da irregular campanha do time, e corria sério risco de demissão caso o Borussia tropeçasse fora de casa. Já os anfitriões seguem em uma complicada situação. Mesmo a 8 pontos da zona de rebaixamento, o Union está na 14ª colocação, com 25 pontos, e buscará se afastar mais nas próximas 10 rodadas.

Controle de bola demorou para dar resultado

Mesmo controlando a posse de bola desde o início do jogo, o Borussia Dortmund tinha muitas dificuldades para chegar à área dos anfitriões. No contra-ataque, o Union oferecia mais perigo real por ao menos conseguir finalizar. Os primeiros chutes na direção do gol do Dortmund foram só aos 30 minutos, sendo a primeira delas com Schlotterbeck, e a segunda com chute de Maatsen desviado por Brandt. Mas em ambas as ocasiões, Ronnow fez defesas espetaculares

Porém, as finalizações aumentaram a confiança do Dortmund, que abriu o placar aos 42 minutos, e com um golaço. Aberto pelo lado direito, Adeyemi abriu espaço e acertou um chute de mais de 100 km. A bola ainda bateu no travessão antes de tocar nas redes, não dando a menor chance para o camisa 1 dinamarquês. O gol não fez a equipe visitante recuar. Mesmo jogando no estádio do Union, o Borussia terminou a primeira etapa com mais de 70% de posse de bola, e levando uma vantagem mínima para o intervalo.

Dortmund conseguiu segurar pressão e aumentar a vantagem

Apesar maior posse de bola, o Dortmund sofreu um pouco mais, visto que o Union Berlin passou a buscar mais o ataque, por conta do placar adverso em casa. O técnico Nenad Bjelica mexeu no time, fazendo com que os anfitriões passassem a pressionar mais. Porém, Terzic, do outro lado, armou uma defesa mais forte ao colocar o volante Özcan na vaga de Brandt.

Apostando em fechar a casinha e explorar as brechas dadas pelo Union Berlin, o Dortmund teve sucesso do início ao fim em sua estratégia, e a vitória foi assegurada aos 44 minutos. Após roubo de bola, o Borussia Dortmund armou um contra-ataque, e após conduzir a bola livre, Maatsen tirou de Ronnow e marcou o segundo gol dos visitantes. O Union tentou ao menos diminuir o placar, mas a estratégia montada por Terzic teve sucesso nos 90 minutos, e ainda garantiu ao menos mais algumas semanas do treinador no cargo.

Foto de Vanderson Pimentel

Vanderson Pimentel

Jornalista formado em 2013, e apaixonado por futebol desde a infância. Em redações, também passou por Estadão e UOL.
Botão Voltar ao topo