Bundesliga

Visto como sucessor de Keita, Haidara poderá se desenvolver no Leipzig a partir de janeiro

O RB Leipzig fez uma campanha satisfatória no primeiro turno da Bundesliga. Apesar da eliminação precoce na fase de grupos da Liga Europa, o clube da Red Bull ocupa a quarta colocação no Campeonato Alemão e se candidata mais uma vez às vagas na Liga dos Campeões. Ainda assim, a diretoria reforça o elenco de Ralf Rangnick para o primeiro semestre de 2018. A primeira novidade anunciada pelo RasenBallsport foi o volante Tyler Adams, destaque do New York Red Bulls na Major League Soccer. Já neste final de semana, os alemães confirmaram a chegada de Amadou Haidara. O meio-campista vinha sendo um dos destaques do Red Bull Salzburg nas últimas temporadas, visto como potencial substituto de Naby Keita em Leipzig. A promessa de 20 anos chega em janeiro, mas uma lesão ligamentar permitirá que estreie apenas a partir de abril.

A transferência de Haidara demonstra bastante quais as prioridades da Red Bull no futebol – mesmo que atualmente apareça apenas como patrocinadora em Salzburg. Embora o clube austríaco tenha avançado aos mata-matas da Liga Europa, dono da melhor campanha na fase de grupos (com duas vitórias sobre o Leipzig, aliás), a empresa de energéticos concentra os seus esforços na Alemanha. O RasenBallsport é o projeto principal. Com todas as facilidades pelas ligações internas, o guineense assina por €15 milhões. A lesão recente certamente acelerou o processo da mudança. De qualquer forma, sua falta será sentida pelo time de Marco Rose, que enfrentará o Club Brugge nos 16-avos de final da competição continental.

O meio-campista, aliás, teve seu grande momento de destaque na caminhada até as semifinais da Liga Europa 2017/18. Haidara foi um dos melhores jogadores do Salzburg na excelente campanha, contribuindo com sua intensidade física e também pelas aparições no ataque. O volante anotou dois gols e foi titular em todos os 14 jogos da jornada. Além disso, costuma balançar as redes e servir assistências com frequência no Campeonato Austríaco. São cinco tentos e 12 passes decisivos em 43 aparições pela liga nas duas últimas temporadas, número expressivo a alguém de sua posição.

Aos 20 anos, Haidara acumula seis aparições na seleção principal de Guiné. E não é apenas pela nacionalidade ou pela trajetória que as comparações com Naby Keita são constantes. Assim como o compatriota, o camisa 4 do Salzburg atua centralizado como volante ou aberto pela direita. São dois jogadores intensos, que contribuem tanto na defesa quanto no ataque. Ambos possuem uma técnica acima da média para a posição e são agressivos em suas posturas, buscando a pressão. No entanto, enquanto o atleta do Liverpool é melhor nas conduções, o novo reforço do Leipzig trabalha melhor os passes.

Será interessante ver o encaixe de Haidara no Leipzig. Sua chegada aos Touros Vermelhos era esperada já no início da temporada, com a venda de Keita ao Liverpool. Deverá preencher o meio-campo como o antecessor, potencializando a boa e jovem equipe de Ralf Rangnick. Além disso, estará adaptado para trabalhar desde o início da próxima temporada com Julian Nagelsmann. Seu potencial é indiscutível. E a Bundesliga certamente ajudará no desenvolvimento de seu futebol.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo