Bundesliga
Tendência

Union Berlim se recusa a desistir do sonho do título e detona o Stuttgart

Sensação da temporada fez grande jogo e pressionou os líderes, que jogam neste sábado

Desde a temporada passada a Bundesliga tem o Union Berlim como grande trabalho, fugindo de qualquer prognóstico e lutando contra os grandes, apesar do orçamento modesto. Neste sábado (1º), com mais da metade da campanha disputada, os berlinenses confirmaram o status e venceram o Stuttgart por 3 a 0, se mantendo na briga pelo título alemão.

É evidente que qualquer equipe que se proponha a conquistar o título precisa ser quase infalível e ainda contar com tropeços do Bayern. Se a disputa desta temporada está empolgante, muito disso se deve à irregularidade dos bávaros, que nas últimas semanas demitiram o técnico Julian Nagelsmann e contrataram Thomas Tuchel, velho sonho da diretoria. E Tuchel teve algum tempo de preparar a estratégia, já que assumiu durante a Data Fifa.

Tentando contrariar as previsões, o Union mantém o bom desempenho e une essa regularidade com bons resultados. Em casa, no estádio An der Alten Försterei, a equipe de Urs Fischer teve alguma dificuldade para se impor diante de um desesperado Stuttgart, que teve a bola e criou muitas chances, mas pecou pela ansiedade. Na segunda etapa, o Union deslanchou e consolidou o placar com gols de Sheraldo Becker, Kevin Behrens e de Genki Haraguchi (contra).

Na lanterna da competição, o Stuttgart finalizou mais durante a partida (18 chutes, 8 no gol) e se frustrou com uma partida impecável do goleiro Lennart Grill, fundamental para o resultado. Ainda que a distância para escapar da zona de rebaixamento não seja grande, a vida do tradicional clube suábio se complica em situações como essa: não raro, equipes muito ineficientes acabam pagando caro ao fim da temporada.

O Union pouco tem a ver com a crise do outro lado. A motivação por mais um placar impositivo, ainda que driblando dificuldades, é o que empurra os berlinenses toda rodada na luta para se manter na zona de Liga dos Campeões. Por ora, disputar a principal competição de clubes pode ser um grande prêmio a quem trabalhou sério partindo de recursos limitados. A recompensa em 2023 pode impulsionar um futuro ainda mais brilhante.

A tabela não mente: Borussia Dortmund e Bayern, que entram em campo neste sábado, somam 53 e 52 pontos, respectivamente. O Union, que não desgarra jamais, tem 51. Com oito jogos restantes para a equipe da capital, sonhar não custa nada.

A realidade do Stuttgart, derrotado nesta rodada, é bem distinta. Campeões nacionais pela última vez em 2007, os suábios precisam acertar a mão nos compromissos finais e ainda torcer contra Schalke, Hertha, Hoffenheim, Bochum e Colônia, adversários mais prováveis na luta contra o descenso. Cair de divisão não é novidade para o Stuttgart, rebaixado em 1975, 2016 e 2019. É um feito que o clube não quer repetir pela quarta vez em sua história.

Foto de Felipe Portes

Felipe Portes

Felipe Portes é zagueiro ocasional, cruyffista irremediável e desenhista em Instagram.com/draw.portes
Botão Voltar ao topo