Weghorst foi um corpo estranho no Manchester United, mas parece adequado ao Hoffenheim
Após uma passagem apagada pelo Manchester United, Weghorst vai atuar no Hoffenheim e tentará repetir o sucesso da Bundesliga

O atacante Wout Weghorst tem um novo destino para a temporada. Depois de uma inesperada transferência para o Manchester United em janeiro, depois de seis meses no Besiktas, o atacante tem um novo destino. O Burnley, com quem ainda tem contrato, emprestou o holandês para o Hoffenheim e, assim, ele retorna ao futebol alemão, onde fez sucesso pelo Wolfsburg.
Aos 31 anos, o Hoffenheim será o sétimo clube na carreira de Weghorst. Ele iniciou no Emmen, em 2012, passou pelo AZ, em 2014, Heracles, em 2016, brilhou pelo Wolfsburg em 2018, e de lá foi para o Burnleye, em janeiro de 2022. Foram 20 jogos pelos Clarets, com apenas dois gols marcados.
Como o time foi rebaixado, precisou emprestar o jogador, já que ele custava muito caro para manter na segunda divisão. Foi inicialmente para o Besiktas, em julho de 2022, mas ficou apenas seis meses e, no meio da temporada, foi para o Manchester United, em janeiro de 2023.
Havia dúvida sobre Weghorst ser aproveitado pelo Burnley, que subiu à Premier League, mas o jogador nunca pareceu se encaixar muito nos planos do técnico Vincent Kompany.
Weghorst no Manchester United: foi tão estranho quanto pareceu
Os poucos meses de Besiktas foram de poucos jogos, 18, mas um número até razoável de gols, nove gols, mas sem convencer muito. Assim, sua saída para o Manchester United não foi dificultada.
O time de Erik ten Hag tinha uma necessidade urgente de um novo centroavante após a saída de Cristiano Ronaldo. Weghorst chegou como uma solução temporária, assim ganhando tempo para uma decisão mais definitiva na janela de verão europeu, com mais calma e mais opções.
Pelos mancunianos, Weghorst fez 31 jogos e dois gols. Nada muito impressionante. Realmente, foi uma contratação de desespero do United, que não faria sentido manter. A sua transferência sempre pareceu um pouco como um elefante em uma árvore. Quando você vê, pode não saber como aconteceu, mas parece inevitável que vai cair.
Ótimo desempenho no Wolfsburg
O interesse do Hoffenheim certamente tem muito a ver com o sucesso que Weghorst fez atuando pelo Wolfsburg. Contratado e 2018, o atacante fez ótimas temporadas pelo clube. Nas três temporadas completas pelo clube, melhorou o seu número de gols, ano a ano.
Em 2018/19, foram 36 jogos e 18 gols, contando todas as competições. Em 2019/20, foram 43 jogos e 20 gols. Em 2020/21, foram 41 jogos e 25 gols. Em 2021/22, na metade que fez pelo Wolfsburg, foram 24 jogos e sete gols. No total, foram 144 jogos, 70 gols e 22 assistências.
No Hoffenheim, ele pode fazer parceria com o atacante croata Andrej Kramaric. Ele foi o artilheiro do time na última temporada, com 12 gols em 34 jogos. O clube perdeu Munas Dabbur, atacante israelense que foi o vice-artilheiro do time (oito gols em 24 jogos), que se transferiu para o Shabab Al Ahli, dos Emirados Árabes.
Weghorst é a quinta contratação do Hoffenheim na temporada, depois de Attila Szalai, atacante húngaro de 25 anos que veio do Fenerbahçe, Maius Bülter, ponta de 30 anos do Schalke, Julian Justvan, meia de 25 anos do Paderborn e Florian Grlillitsch, austríaco de 27 anos que vem por empréstimo do Ajax.
O Hoffenheim estreia na Bundesliga no dia 19 de agosto contra o Freiburg, em casa. Antes disso, porém, enfrenta o Lübeck, pela Copa da Alemanha, na próxima segunda-feira (14).